quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tropa de Elite!


Aproveitando o clima de decisão de hoje do primeiro jogo da semi-final brasileira entre Cruzeiro e Grêmio lanço uma questão para debate. Serão os quatro clubes envolvidos na Libertadores e na final da Copa do Brasil os melhores do Brasil hoje?

Cruzeiro, Grêmio, Corinthians e Internacional formam a tropa de elite do futebol nacional?

Interessante que o perfil desses quatro times parecem ser bem diferentes.


O Cruzeiro vem se consolidando com um estilo de bom toque de bola (não fugindo as suas tradições), vem amadurecendo junto com seu treinador Adilson Batista (principalmente em como se postar fora do Mineirão), e tem um elenco com maior poder de decisão do que os de anos anteriores. Esse poder de fogo se exemplifica na chegada do atacante Kleber e nas arrancadas supresas para o ataque do volante Ramirez, outros importantes destaques do time hoje: Fábio, Johnatan, Marquinhos Paraná e Wagner.

O Grêmio de hoje também não se distancia de sua tradição do futebol gaúcho. Um time que explora esse aspecto, assim como, as bolas altas com o perigoso argentino Maxi Lopes. O time gaúcho ainda tem uma herança defensiva deixada por Celso Roth, e enfrenta uma decisão de Libertadores em momento delicado quando o novo técnico Paulo Autori está fazendo uma transição, até mesmo de esquema tático passando agora para o 4-4-2. De qualquer forma em uma Copa como é a Libertadores o futebol-força nunca pode ser subestimado, destaques do elenco gremista: Rever, Souza, Tcheco e o próprio Maxi Lopes.

Veremos hoje qual dessas duas forças saírão na frente para a conquista da vaga na final!

O Corinthians vem se fortalecendo desde o ano passado, chegou a final da Copa do Brasil e mesmo na série B passou tranquilo pelo calvário dos grandes times do futebol. A primeira explicação para a força do Corinthians de hoje chama-se Mano Menezes, seu trabalho é muito valioso não só taticamente na armação do time mas também com a seriedade e firmeza com que trata a organização do clube e a relação com os jogadores. O time hoje tem jogado de uma forma muito interessante, que guardada as devidas proporções, parece com o jeito de jogar da seleção espanhola. Digo isso por não ter dois brucutus na frente da zaga, Cristian e Elias são quase meias que sabem armar contra-ataque, tocar e segurar a bola; no ataque Mano redescobriu o Jorge Henrique que ataca como ponta e marca como lateral, o Dentinho joga aberto do outro lado para que o meio fique a disposição das investidas do Ronaldo Fenômeno. Fora isso, a primeira coisa que o Mano fez foi montar uma boa defesa, e hoje é difícil passar por Chicão, William, Alessandro, André Santos e Felipe. Destaques do elenco: Felipe, Chicão, André Santos, Cristian, Elias, Douglas e Ronaldo.


O Internacional chegou em 2009 como a sensação do futebol brasileiro depois de ter vencido a Copa Sul-Americana no final de 2008. Tite tem em suas mãos um forte elenco e o time ganhou força com o jogo rápido, principalmente com o trio D´Alessandro (que é o municiador), Taison e Nilmar (que são os velocistas). Em cima desses três jogadores o Inter joga com quatro defensores em linha, mais Guiñazu e Magrão na marcação, dessa forma aguardam os adversários chegarem em seu campo para terem espaço nos contra-ataques (também guardadas as devidas proporções lembra a seleção brasileira depois da entrada de Ramirez, Maicon e André Santos). Lembra muito a aranha que tece sua teia e aguarda para que os insetos cheguem até ela. Destaques do elenco colorado: Lauro, Índio, Guiñazu, D´Alessandro, Taison e Nilmar.

O que vocês acham, esses quatro formam a tropa de elite do futebol brasileiro hoje???

Um comentário:

  1. Rídiculo o que esse babaca do F(dp)Carvalho está fazendo... mas não vou dar ibope pra esse diretorzinho de time pequeno... segue link inteligente:

    http://blogdocitadini.blog.uol.com.br/arch2009-06-28_2009-07-04.html#2009_06-29_11_51_25-11885099-0

    ResponderExcluir