quinta-feira, 18 de junho de 2009

Corinthians mostra sua força na primeira partida da final da Copa do Brasil!


As finais da Copa do Brasil começaram com um jogaço!

O time do Corinthians entrou pressionando desde o início, e o Inter de forma surpreendente pra quem viu seus jogos fora contra Flamengo e Coritiba, também buscou atacar - o problema foi que todos os ataques que chegaram no gol foram barrados pelo goleiro Felipe em outra grande exibição. Impressionante como ele sempre vem defendendo a bola (ou as bolas) do jogo; na minha opinião: depois do Julio César os melhores goleiros brasileiros hoje são Felipe e Fábio (Cruzeiro).

Acredito que o fato de não ter entrado em campo favorito fez muito bem a equipe corinthiana, no ano passado contra o Sport esse peso era contrário, já nas finais desse ano só se falava na "seleção" que era o time do Internacional.

Além daquilo que já tinha falado anteriormente nesse blog sobre os treinadores, a forma que o Mano vem armando seu time e mostrando domínio sobre ele fez diferença mais uma vez. Aliás o Mano vem fazendo até jogadores que eram normais em seus times anteriores atuarem muito bem hoje, como o Jorge Henrique (que fez o primeiro gol) que tem uma entrega incrível e taticamente é o jogador mais importante do Corinthians hoje; e o próprio Marcelo Oliveira que voltou agora.

No entanto, faltou observar o seguinte... se pararmos para pensar no elenco do Corinthians também chegaremos a conclusão que ele é muito bom. Analisando apenas os titulares ontem, temos:

- Goleiro / Felipe
- Laterais / Alessandro e Marcelo Oliveira
- Zagueiros / Chicão e William
- Volantes / Cristian e Elias
- Meia / Douglas
- Atacantes / Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo


Falou-se muito do elenco do Inter e muito no Ronaldo (que como sempre na hora da decisão corresponde, como ontem no segundo gol). Mas faltou talvez dar valor ao trabalho do Alessandro, a segurança de Chicão (tão rápido na recuperação de bola e antecipação que vem me lembrando o Gamarra) e William; Cristian e Elias não podem nem ser chamandos de volantes, são meias modernos que sabem desarmar e armar o contra-ataque para o time; Douglas quando está aceso e bem fisicamente tem uma habilidade rara dos tradicionais meias; e o ataque aberto com Dentinho e Jorge Henrique atuando como pontas e marcando muito na volta para liberar um dos maiores definidores da história do futebol - Ronaldo Fenômeno.

Esse time não seria engolido pelo Internacional como muitos pensavam, o time gaúcho ainda pode ser campeão mas será uma verdadeira façanha. Por quê? O Mano no Corinthians em mais de 110 jogos nunca perdeu com diferença de três gols, a defesa corinthiana é muito difícil de ser vazada e o ataque raramente passa um jogo em branco, na Copa do Brasil fez gol fora em todos os jogos - o que obrigaria o Inter a fazer 4 gols.

Por isso considero difícil a tarefa colorada, que pode ser conquistada sim, devido ao grande elenco que possuem, mas agora parece que todos estão sabendo que essa é uma decisão de dois grandes elencos!!!

Um comentário:

  1. Referências interessantes ao jogão de ontem:

    http://pranchetadotecnico.blogspot.com/2009/06/corinthians-2-x-0-internacional-em-jogo.html

    http://espnbrasil.terra.com.br/pauloviniciuscoelho/post/56636_COM+MANO+MENEZES+O+FUTEBOL+TEM+LOGICA

    http://bloguedotimao.wordpress.com/2009/06/18/post-65-corinthianos/

    http://chutaquiehmacumba.blogspot.com/2009/06/belissima-noite-corinthiana.html

    ResponderExcluir