quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cruzeiro mais perto da decisão!


Cruzeiro volta a fazer boa partida pela Copa Libertadores e vence Grêmio por 3 a 1, em jogo muito disputado com oportunidades para os dois lados.



O time celeste entrou em campo com vários desfalques, alguns de ultima hora como os casos de Leo Fortunato e Gerson Magrão, e surpreendeu com a escalação de Fabinho entre os titulares, já no Grêmio a novidade foi a substituição de Ruy por Thiego, por opção do Paulo Autuori. No primeiro tempo com Marquinhos Paraná improvisado pela esquerda possibilitou ao time do Grêmio a criação de boas oportunidades de gols em contra ataques por aquele setor. Ate que no final do primeiro tempo com bela jogada de Kleber, Wellington Paulista fez o que se espera dele, antecipou ao zagueiro e colocou de cabeça o Cruzeiro na frente. No segundo tempo Adilson corrigiu a marcação pelo setor esquerdo, invertendo Elicarlos com Marquinhos Paraná, e o Cruzeiro passou a dominar completamente a partida, chegando a fazer 3 a 0 com Wagner de fora da área e o estreante Fabinho de cabeça. Tudo caminhava para uma goleada celeste, com o tricolor gaucho completamente perdido em campo apelando varias vezes para violência quando o Grêmio recebeu um presente da sorte. Em uma cena rara no futebol o arbitro sente um estiramento na coxa e é substituído, a pausa de 5 minutos foi suficiente para o time gaucho voltar a se organizar e achar um gol de falta com Souza, para deixar o Grêmio vivo nas semi finais.


Sempre muito criticado por parte dos torcedores e da imprensa, o treinador Adilson Batista fez um trabalho impecável esta noite, como vem fazendo em toda Libertadores. Mesmo com um numero altíssimo de contusões, para se ter uma idéia o time celeste entrou em campo nesta Quarta sem seus 4 laterais esquerdos de oficio (Fernandinho, Sorin, Athirson e Gerson Magrão), com os dois zagueiros titulares no sacrifício (Leonardo Silva com Febre e Thiago Heleno com problemas no tornozelo) já que seus substituto também estão no departamento medico (Leo Fortunato e Gustavo), no meio Fabrício machucado e Ramirez na seleção e no ataque os dois preferidos pelo treinador para serem companheiros de Kleber (Soares e Tiago Ribeiro) também fora. Mesmo assim ele conseguiu colocar uma equipe organizada em campo e apresentar um bom futebol. O fato é que o Adilson esta amadurecendo junto com o elenco do Cruzeiro, que já esta ficando com cara de campeão.

A nota triste deste belo jogo foi o provável gesto de racismo do argentino Maxi López que teria chamado o volante cruzeirense de macaco, digo provável que revendo as imagens fica clara a indignação de Elicarlos e Wagner que abandonam a jogada em andamento para tirar satisfações com o argentino. Pior ainda é que, o sempre com posse de correto, Paulo Autuori declarou após o acontecido. “Temos que nos preocupar com coisas mais serias”, nem a própria classificação para a final da Libertadores é mais seria que a acusação feita entre os jogadores. Para se ter uma idéia de como uma atitude ridícula como esta, pode proliferar entre as pessoas de cabeça fraca, é só acessar as comunidades de sites de relacionamentos relacionadas ao Grêmio e ver a quantidade de exaltação ao racismo feita por torcedores que acompanham seus jogadores sem pensar em certo ou errado. Pessoas públicas tem responsabilidades sobre as bobagens que fazem, responsabilidades muito maiores que se podem imaginar, só que neste caso vai ficar tudo por isso mesmo, só para variar.

3 comentários:

  1. Belo post! Sobre o Adilson tinha falado isso no post anterior tá fazendo um grande trabalho!

    Sou fã do Autuori vi a coletiva dele e não vi ele falando isso... se falou foi ridículo, mas ridículo mesmo foi a atitude ignorante do Maxi Lopes que deveria se preocupar em jogar bola porque perdeu um gol feito! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. a fonte sobre a declaração do Paulo Autuori é do site da ESPN.

    ResponderExcluir
  3. Rídiculo o que a maioria dos jornalistas esportistas da mídia nativa fizeram ao relativizar a manifestação racista de Maxi Lopes!!!

    Felizmente sobram alguns como Garambone, Casagrande e Mauro Bething (que escreveu um texto sobre isso perfeito em seu blog)... mas que é triste ver esses pseudo-jornalistas da República das Bananas isso é!

    ResponderExcluir