quinta-feira, 16 de abril de 2009

Inglaterra: a meca do futebol!


Amigos blogueiros, chegamos a mais uma semi-final de UEFA Champions League e por mais um ano os clubes ingleses dominam a competição. Entre os quatro maiores da Europa, três são da terra dos Beatles - Manchester United, Chelsea e Arsenal; o estranho nesse ninho é o Barcelona.


Ainda temos que fazer uma menção honrosa a raça do time do Liverpool (que foi campeão a pouco tempo) e saiu para outro inglês (Chelsea - agora de alma nova com Hiddink).


Além dos grandes investimentos, parece que a Inglaterra, assim como tinha os ingredientes necessários para o alavancamento do capitalismo na Revolução Industrial, também parece ter o molho necessário para se manter por um longo período como o maior centro do futebol de clubes do mundo!


A Espanha, primeira seleção no ranking da FIFA hoje, perdeu muito o brilho de sua liga de clubes, caindo na recorrente crítica de uma liga onde vemos quem vence: Real Madrid ou Barcelona?


A Itália também possui uma liga de clubes fortes, mas prefere privilegiar um futebol de força, muita defesa e aplicação tática. No entanto, não chegou a hora de seus clubes reverem essa postura? Nenhum clube da bota chegou as finais da Champions League (talvez, possamos excluir a Inter de Milão do excelente Mourinho que foi eliminado pelo fortíssimo Manchester United).


Enfim, fica a constatação que, hoje, acompanhar os clubes ingleses é obrigação dos amantes do futebol!



Dados Wikipédia (Clubes por nações na Champions League):


Inglaterra: 11 vitórias (73,3% de aproveitamento)

Espanha: 11 vitórias (55,0% de aproveitamento)

Itália: 11 vitórias (44,0% de aproveitamento)

Alemanha: 6 vitórias (46,1% de aproveitamento)

Um comentário: