quinta-feira, 2 de julho de 2009

Corinthians (tri) campeão do Brasil!!!

* Reirado do blog jogo aberto - Lédio Carmona

Não há o que discutir. O Corinthians entrou em campo para ser tricampeão da Copa do Brasil. Já o Internacional, ansioso, mal armado e com os nervos em frangalhos, foi para o gramado em busca de um milagre, na expectativa de que só na vontade e no grito poderia reverter a vantagem corintiana. Foi engolido. Não só pelos adversários, mas pela própria pressão arquitetada pela diretoria, mas que, como eu previa, abalou muito mais os donos da casa do que os visitantes. Terceiro título do Corinthians em sete meses: Série B, Estadual e Copa do Brasil.

Em apenas 28 minutos, o Corinthians já vencia por 2 a 0, gols de Jorge Henrique, de cabeça, e de André Santos, explorando a Avenida Bolívar, esquina com Travessa Índio. Ali era o caminho mais fácil. E o Corinthians poderia ter aumentado ainda mais, não fosse um certo desleixo de Ronaldo ao chutar a bola em cima de Lauro. No primeiro tempo, o Inter só foi notado pela bagunça tática, pelos erros de marcação e pelo destempero de D´Alessandro, absolutamente fora de controle e doido para ser expulso.

No segundo tempo, o Corinthians só administrou. Naturalmente, o Internacional foi para o ataque, aos trancos e barrancos, e um pouco mais arrumado. Em cinco minutos, na base do abafa, Alecssandro empatou. Faltavam 16 minutos e o Internacional teria que fazer mais três gols (e não levar mais nenhum). Mas aí D´Alessandro conseguiu o seu intento e foi expulso após uma patética tentativa de agredir William, que, sorriso no rosto, debochava a valer do talentoso, porém mau perdedor argentino. No pacote, Tite e Mano Menezes também levaram cartão vermelho. Elias, idem.

Mas, enfim, naquela hora o jogo já havia acabado. A impressão que fica é que o Corinthians resolveu do jeito que imaginou essa decisão. Chegou com a vantagem, soube usá-la e não tomou conhecimento do Inter, absolutamente mal preparado para o desafio. Da tática aos nervos.

O Corinthians é o justo tricampeão da Copa do Brasil. Tem um excelente time, banco de reservas e um treinador impecável. Campanha de time grande, que soube entender e jogar com o regulamento. O Corinthians fez 16 gols na Copa do Brasil, 11 deles fora de casa e apenas 5 no Pacamebu. Ou seja, sempre pôs seus adversários para correr. Sabia como fazer a vantagem e como administrá-la. Foi assim na noite preto-e-branco do Beira-Rio.


Agora, resta ao Corinthians pensar na Taça Libertadores do ano que vem, no ano do seu centenário, mas espero que não vire a cara para o Brasileirão. Por que não tentar fechar o pacote: Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão? Por que não investir na Tríplice Coroa, ao invés de dar de ombros para o principal evento do calendário nacional?

O Internacional agora terá que se refazer rapidamente. Creio que será difícil Tite permanecer, mesmo com o time dividindo a liderança do Campeonato Brasileiro, com o Atlético Mineiro. Mas o fantasma de Muricy Ramalho é forte e a tendência é que em algum momento se materialize. A dúvida é: o excelente time Colorado padecerá por muito tempo do trauma da Copa do Brasil? Será essa ressaca longa ao ponto de matar a campanha do time no Brasileirão? Tomara que não. Cabe agora à comissão técnica (qual?) e à diretoria sacudir a equipe e não deixar que a depressão se instale.

Enfim, o Corinthians oficializou seu tricampeonato numa final na qual, definitivamente, na qual ele foi muito superior ao seu rival colorado.

Parabéns à Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário