sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fim da 3ª rodada da Copa, e os classificados são...

Como era de se esperar a última rodada foi emocionante! Os jogos valendo as duas vagas de cada grupo aqueceram a disputa. Vamos fazer um raio-x daqueles que continuam vivos, agora nas oitavas de finais:

- Grupo A: 
para Uruguai e México bastava o empate, mas a Celeste jogou pra valer e com um belo gol de Luiz Suarez venceu venceu o jogo, a derrota por apenas um gol de diferença também classificou a equipe mexicana.

A África do Sul venceu a França, mas precisava de um saldo maior... ao contrário de muitos, não considero a campanha dos bafana bafana um fiasco, conseguimos ver o bom trabalho de Parreira em campo, o time teve organização mas falta qualidade, recursos humanos para chegarem a um nível de fase final de Copa.

Fiasco, vexame, que deu nessa Copa foi os prepotentes franceses, dentro e fora de campo, entre baixarias fora e futebol sofrível no campo. Antes Henry não levasse a mão naquela bola e deixasse a Irlanda participar da Copa, com certeza fariam campanha mais honrosa.

- Grupo B:
A Argentina, com time reserva, venceu a Grécia e chegou a 100% de aproveitamento (apenas a Holanda também alcançou o total de pontos da 1ª fase). Os argentinos apresentaram o futebol mais bonito e ofensivo da Copa, o porém, é que ainda duvido de sua defesa que ainda não foi devidamente testada.


A Coreia do Sul, com um empate em 2 a 2 com a Nigéria, foi a segunda equipe a avançar no grupo. Essa vaga era esperada pela africana Nigéria, mas essa apresentou uma equipe muito fraca, sobrando espaço então para o futebol de correria (e nada mais) da Coreia.

- Grupo C:
Esse grupo proporcionou um dos momentos mais importantes da Copa do Mundo até aqui, a Inglaterra segurou a Eslovênia como pode até o fim do jogo, e venceu por 1 a 0. Esse resultado ainda dava para o time esloveno, mas no último minuto de desconto do outro jogo, Donovan marcou para os EUA, gol que valeu o 1º lugar da chave. 

A Inglaterra que conseguiu jogar um pouco melhor na terceira partida avançou em segundo, o que levou a um confronto de campeões mundiais com a Alemanha na próxima fase.

- Grupo D:
Alemanha 1 a 0 em Gana, como esperado (ficou em 1º), a surpresa foi a Sérvia que tinha batido os favoritos da chave perder de 2 a 1 para a Austrália. Essa zebra proporcionou a única equipe africana nas oitavas, Gana.

- Grupo E:
Holanda confirmou sua campanha 100% vencendo Camarões por 2 a 1. 

O outro jogo é que mostrou um atropelamento japonês sobre o time da Dinamarca, 3 a 1 e classificação com autoridade e com Japão mostrando sua evolução no futebol, que permite até sonhar passar pelo Paraguai e chegar em uma quartas de finais de Copa do Mundo.

- Grupo F:
Paraguai administrou um 0 a 0, e passou líder para as oitavas.


Já a Itália conseguiu perder para Eslováquia, e mais ainda, conseguiu de campeã do mundo de 2006 ficar na lanterna do grupo, atrás da seleção da Nova Zelândia, como diria Milton Leite: "Meus Deus!"

- Grupo G:
Outro 0 a 0 calculado, entre Brasil e Portugal levou nessa ordem os dois times para as oitavas de finais. 

Sobre o Brasil, ficou provado que Dunga errou, e não pode confiar em seus reservas em uma Copa. Chegamos a ter Josué, Daniel Alves, Julio Batista e Gilberto Silva em um meio de campo de seleção brasileira (fora o nulo Michel Bastos), não aceito esse meio no meu Corinthians! Tomara que o orgulho do Dunga de deixar de fora: Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Ganso não seja cobrado com juros e correção na fase de mata e volta pra casa!


Vale ressaltar, o que poucos comentaram, Julio Cesar garantiu com dois milagres essa 1ª colocação, deve se consagrar o melhor goleiro da Copa!

Costa do Marfim bateu o saco de pancadas da Copa, Coreia do Norte, por 3 a 0.

- Grupo H:
A Espanha retomou a ponto do grupo batendo bem o Chile por 2 a 1, mas uma grande partida de Davi Villa, aliás parece ser o dono do time, até aqui o carregou nas costas.


O Chile também passou, pois a Suíça tem um grande problema no futebol, não sabe fazer gol e ficou no zero com a fraca Honduras.

*******

Para terminar, atenção FIFA para seu critério de vagas, compare as vagas por continente e o número de classificados:

- de  13 vagas da Europa, passaram 6;
- de 5 vagas para a Amárica do Sul (última em repescagem c/ a CONCACAF), passaram os 5;
- de 3 vagas para as América do Norte e Central; passaram 2;
- de 5 vagas para a África, mais uma para o país-sede, passou 1;
- de 4 vagas da Ásia, passaram 2;
- de 1 vaga (conseguida em repescagem com a Ásia), passou 0.


Estaríamos sofrendo uma injustiça na América Latina? Com apenas 4 vagas, e mais uma em repescagem?

******
Oitavas de Finas - Copa do Mundo 2010

Uruguai x Coreia do Sul
EUA x Gana
Argentina x México
Alemanha x Inglaterra
Holanda x Eslováquia
Brasil x Chile
Paraguai x Japão
Espanha x Portugal

A partir de amanhã, seleção que perder dá adeus pra África, emoção à vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário