quarta-feira, 30 de junho de 2010

BRASIL 3 X 0 CHILE por Bazílio Amaral




FOTO: LANCENET


O Brasil confirmou a escrita e atropelou o Chile pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo, apesar das boas estratégias montadas por El Loco Bielsa, ficou claro que ele não dispõe de atletas para eliminar o Brasil em uma Copa do Mundo. A vida do time de Dunga foi facilitada com o gol de Juan em jogada de bola parada, que é uma virtude desta Seleção. Fora isto, a presença de Ramires como volante deu outra qualidade e velocidade na transição ofensiva, que passou a ter transição pelo corredor central e acaba desafogando a marcação sobre os laterais brasileiros. Pena que Dunga demorou para sacá-lo quando o jogo já estava 3 x 0 e permitiu o 2º cartão amarelo, por isto Ramires está fora do jogo contra a Holanda e fará muita falta.
O Chile errou demais, começou o jogo bem postado, fechando os espaços mas tomou o gol de bola parada, depois foi para cima de forma desordenada e deu o contra ataque, ponto forte do Brasil, para desespero de Bielsa. Segundo dados do Scout Online, o Chile teve 221 passes certos e errou incríveis 43, isto prejudicou a organização ofensiva e deu a posse de bola para o Brasil contra atacar, entenda que a posse de bola do jogo foi maior para o Chile com 51,1 %, mas o Brasil foi mais perigoso e mortal. Foram 19 finalizações brasileiras ( com 8 certas) contra 13 dos chilenos ( apenas 3 certas). Os números mostraram também que o Brasil utilizou bem os lançamentos com 43 no jogo todo ( 17 certos), para comparar veja que o Chile teve 15 ( sendo certas). Isto aconteceu pelo fato de as laterais estarem fechadas e o time conseguiu achar um caminho para atacar por outro setor. Já o Chile explorou as jogadas de cruzamento, mas errou demais, foram 19 ( com apenas 3 certos ) enquanto que o Brasil arriscou 15 (com 7 certas).


BRASIL - ENTRADA DE RAMIRES E TRIO DE ATAQUE DESEQUILIBRAM CONFRONTO!!!


Parece que o clamor de alguns críticos para a entrada de um volante mais técnico tem fundamento. Haja vista o belo desempenho de Ramires e o desenvolvimento tático foi vísivel. O 4-2-3-1 ganhou opção de transição pelo meio e deu uma aliviada na marcação sobre Maicon e Michel Bastos. Daniel Alves no meio campo fez uma partida muito boa, apesar de não aparecer para a torcida. A dupla de zaga lúcio e Juan foi muito bem novamente e faz um casamento perfeito de raça ( lúcio) com técnica ( Juan), para finalizar, neste jogo Robinho e kaká inverteram bastante de lado e até por isto Robinho sumia em alguns momentos do jogo. Quando apareceu bem na partida ele vinha da esquerda, mas por que, existe uma maldição na posição central?? Não é nada disso, é que este setor é muito difícil de se jogar e é necessário que o atleta , vejam exemplos de Sneijder e Özil que atuam na mesma posição, mas possuem a característica de buscar o jogo entre os volantes, o que não é característica de Kaká e Robinho.

Com o placar definido, Dunga demorou para sacar os atletas pendurados Juan, Kaká, Ramires e Luis Fabiano. Após ramires tomar o amarelo e fica fora do jogo contra a Holanda e Kaká quase também receber o 2º amarelo novamente após uma falta que o árbitro poderia ter sido rigoroso e expulsá-lo, Dunga sacou Luis Fabiano para entrada de Nilmar, Kaká saiu para entrada de Kléberson ( talvez fosse um bom substituto para a vaga de Ramirez) e Gilberto entrou no lugar de Robinho ( que vem de uma lesão muscular), com isto Michel foi para o lado esquerdo do meio campo e jogou muito bem, mostrando que pode ser uma boa opção tática para o decorrer do jogo.



CHILE - APÓS O 1º GOL, TIME SE ABRIU E FOI DOMINADO!!!


Marcelo Bielsa iria armar a equipe diferente dos confrontos das Eliminatórias, o técnico argentino optou pelo 4-2-3-1 para evitar que o time ficasse muito atrás e ao mesmo tempo fechasse as laterais brasileiras. O goleiro Bravo teve Jara pela direita, Fuentes e Contreras centralizados e Vidal pela esquerda formaram a linha defensiva com Jara marcando Robinho de forma individual mas se confundindo quando Kaká ia para a esquerda. Isla e Carmona como volantes tinham a função de marcar Kaká, mas como ele foi para a esquerda acabou encontrando espaços. Alexis Sanchez pela direita, Beasejour centralizado e Gonzalez pela esquerda formaram o trio de meias atacantes com Suazo no ataque.



Veja no encaixe de marcação que Ramires teve uma função fundamental para desequilibrar a marcação chilena, ainda mais que apenas Beasejour ficava na marcação dos volantes.
Mesmo com a melhor disposição tática, o Brasil conseguiu abrir o placar em jogada de bola parad diante dos baixos chilenos. No intervalo, Bielsa fez 2 alterações e colocou o time para cima com a entrada de Valdívia e Tello nos lugares de Gonzalez e Contreras. Bielsa armou o 4-3-3 com Isla na direita, Jara e Fuentes centralizados e Tello na esquerda saindo bem para o apoio. Vidal e Carmona como volantes e Valdívia solto para armar os ataques para 3 atacantes. Beasejour aberto na esquerda, Suazo centralizado e Alex Sanchez pela direita.


Veja noencaixe que a linha de marcação brasileira estava bem e os 5 atletas de meio campo fecharam bem os espaços e forçaram os erros chilenos. Com o contra ataque a disposição cresceu o futebol do trio maravilha Luis Fabiano, Kaká e Robinho e a vitória brasileira ficou fácil.
Bielsa ainda sacou Isla , Vidal foi para lateral direita, para entrada do meia Millar para aumentar o poder de criação da equipe, mas os erros continuaram e o jogo foi dominado.


Veja os melhores momentos do jogo:



Um Abraço,

Um comentário:

  1. Pedia a entrada do Ramires desde o início da Copa, a saíde de bola com ele é outra.

    Agora sem Ramires, Elano, e talvez até Felipe Melo... esse jogo contra a Holanda começa a ficar mais perigoso ainda!

    ResponderExcluir