sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRASIL 0 X 0 PORTUGAL por Bazílio Amaral




FOTO: LANCENET


O Brasil entrou em campo já classificado diante de seu adversário melhor arrumado defensivamente e com um contra ataque muito perigoso puxado por Cristiano Ronaldo. Desfalcado de Elano, Kaká e Robinho, o time de Dunga não conseguiu transpor o 4-1-4-1 de Carlos Queiroz e se viu sem opções talentosas no grupo para mudar a estória do jogo. Deu para perceber que nossa Seleção terá muitas dificuldades contra um time que joga fechado, ainda mais se sair perdendo em um mata a mata. Não adianta eu falar aqui, fica repetitivo, mas é nítido que Dunga não tem nenhum plano B, C... ou Z para modificar taticamente o jogo. Será que Nilmar é a melhor opção para jogar no lado esquerdo do meio campo??? Ramires joga onde na cabeça de Dunga??? Por que se adotou o tradicional 4-2-2-2 ou o 4-3-1-2 ou o 4-4-2 com 2 meias abertos, sistemas que não seriam tão transgressores a filosofia de marcação de Dunga e poderia desequilibrar o ferrolho de Queiroz. Só nos resta torcer.
A Partida de hoje a tarde foi didática para mostrar que posse de bola não é tão importante se não houverem aproximações, ultrapassagens e toques rápidos. Segundo dados do Scout Online o Brasil teve 64,5% contra 35,5% dos portugueses., forma 494 passes certos e 33 errados contra 172 certos e 31 errados dos lusitanos. Para furar o bloqueio, Dunga explorou muito o lado direito com Maicon e Daniel Alves enquanto teve espaço, foram 28 cruzamentos ( sendo 23 errados), enquanto que a opção de Portugal foram os lançamentos, foram 29 ( sendo 22 errados. Portugal desarmou muito mais que o Brasil ( 34 a 16) que perdeu muitas bolas ( 37 a 19). O Brasil finalizou em boa quantidade na frieza dos números, foram 19 ao todo ( sendo apenas 6 no gol), enquanto que Portugal finalizou 14 ( com apenas 3 certas), contudo, a chance melhor do jogo foi a que Julio Cesar impediu o gol de Raul Meirelles, apesar de ter sido muito parecida com o lance de Nilmar que bateu na trave após defesa do goleiro.


BRASIL - SEM MOVIMENTAÇÃO E TALENTO, TIME FOI FACILMENTE MARCADO!!!


Como foi o discurso da maioria dos atletas pós jogo, valeu pela classificação em 1º lugar. E só. O Brasil mostrou novamente dificuldade contra sistemas defensivos compactos, principalmente desfalcado de Kaká e Robinho. Além do mais, mostrou que as opções de Dunga na convocação foram muito mais no quesito grupo do que de ordem técnica e tática. Mas será que a presença de Ronaldinho Gaúcho ou Paulo Henrique Ganso neste jogo não seriam mais úteis do que Julio Batista ou Kléberson?? O 4-2-3-1 teve Julio Cesar no gol, Maicon pela direita, Lúcio e Juan ( com muitas dificuldades no embate contra Cristiano Ronaldo) e Michel Bastos ( novamente apagado) na esquerda formando a linha defensiva que foi desajustada com o avanço dos laterais para marcar os meias laterais de portugal, isto deu espaço para que Cristiano Ronaldo rodasse pelo campo de ataque e tivesse espaço para puxar contra ataques. Daniel Alves pela direita, Julio Batista centralizado e Nilmar pela esquerda formaram a linha de meio campo que foi o ponto fraco da equipe por causa da falta de movimentação. Com isso Luis Fabiano ficou isolado no ataque e teve poucas chances. Os volantes merecem um destaque especial, Gilberto Silva foi bem pelo 2º jogo seguido, mas Felipe Mello parecia que estava jogando o campeonato Amador de Hortolândia por um time que não tem mais aspiração na competição, ou seja, deu porrada e só não foi expulso por complacência da arbitragem. Desta vez Dunga agiu rápido e o tirou antes do fim do 1º tempo ( depois disse que o tirou por causa de dores na perna, tá bom).
O problema é que Dunga, talvez sem pensar muito direito por estar nervoso, colocou Josué em seu lugar ao invés de Ramires, ora, não precisa entender muito de futebo para perceber que o time ficou com 2 volantes de área em um setor que clamava por um Hernanes por causa do espaço dado pelo adversário. Com esta alteração o time caiu muito na 2º etapa e apesar da posse de bola, não conseguia fazer a bola circular rapidamente abolapara liberar Maicon para o apoio, ou seja, apenas 1 finalização no 2º tempo.


No fim do jogo, Dunga fez suas outras 2 alterações e sacou Luis Fabiano e Julio Batista ( que jogou mal demais e nitidamente o time melhorou com sua saída) para entradas de Grafite e Ramires ( que jogou na posição centralizada na meia de armação, não é a dele).










PORTUGAL - EQUIPE SURPREENDE COM ESTRATÉGIA DEFENSIVA E QUASE VENCE!!!


Carlos Queiroztomou do mesmo veneno que Marcelo Bielsa ao atacar o Brasil no amistoso em Brasília onde perdeu por 6x 2. Por isto, assim como deve fazer o técnico chileno, armou uma senhora retranca postada no 4-1-4-1 e conseguiu fechar os lados e congestionar o meio. Como este Brasil não possui aquele talento de anos atrás, a estratégia deu certo e o time ainda quase vence se aproveitasse os contra ataques. O goleiro Eduardo teve Ricardo Costa pela direita, Ricardo Carvalho e Bruno Alves centralizados com Fábio Coentrão pela esquerda formando a linha defensiva. pepe entre as 2 linhas com Danny e Duda nas extremidades, Raúl Meirelles e Tiago centralizados formaram a 2º linha com Cristiano Ronaldo muito vivo no ataque.


Veja o encaixe de marcação e como Carlos Queiroz montou conhecer a equipe brasileira muito bem,por isto insisto que se deve ter altenativas táticas. Destaque para a escalação de Ricardo Costa na direita, ele que é zagueiro e nas subidas perigosas de Coentrão após inversão de bola da direita. Além disso, o desenho proporcionou muito espaço para que Crsitiano Ronaldo explorasse nos contra ataques, foi um risco que o Brasil não precisava correr se sua linha ficasse melhor posicionada como linha.






Apesar de não precisar da vitória para classificar e se perdesse ainda estaria classificada por causa do resultado de Costa do Marfim x Coréia do Norte, Carlos Queiroz mexeu na equipe no 2º tempo com a entrada de Simão no lugar de Duda, isto deixou o time com um gatilho mais rápido para o contra ataque que não se encaixou mais. Pepe , já amarelado, deu lugar a Pedro Mendes e Miguel Veloso entrou no final no lugar de Raúl Meirelles.







Veja os melhores momentos:




Um Abraço,

2 comentários:

  1. Nunca imaginei que fosse ver em uma Copa do Mundo um meio de campo de Seleção Brasileira com: Josué, Gilberto Silva, Daniel Alves e Julio Batista.

    Agora, Dunga mostrou hoje a burrice que fez! Preferiu levar sua patota, do que pensar em jogadores que lhe dariam mais opções táticas e técnicas... também será que o professor sabe o que é isso???

    Vamos torcer pra sorte ajudar!

    ResponderExcluir
  2. Achei tb que Maicon e LF estavam com muita preguiça...eles nao correram, e quando o faziam correr, nao corriam... dava pra ver o sono na cara deles... o Dunga até hoje nao sabe jogar com o Ramirez, mas essa foi a melhor partida dele com o Dunga (mesmo jogando poucos minutos), mas verdade seja dita, tecnicamente ele é muito abaixo dos outros, mas aposto nele como saida a essa preguiça desse time... e que falta fez o Gordo nesses jogos huahuahuahua

    abraço

    ResponderExcluir