segunda-feira, 21 de junho de 2010

BRASIL 3 X 1 COSTA DO MARFIM por Bazílio Amaral


FOTO: LANCENET


O Brasil fez uma excelente partida e obteve avitória sobrea Costa do Marfim e consequente classificação antecipada na chave. Esta é a manchete da maior parte da imprensa esportiva e dos analistas do País. O resultismo desta fatia da mídia, impede que seja feita uma análise mais criteriosa da partida. Se contra a Coréia o time não jogou bem e não era motivo para pessimismo, agora não é hora de exarcebar demais no positivismo. Vamos tentar fazer uma análise que transcende a esfera tática e tentar dar condições para que cada um forme a sua opinião sobre a nossa Seleção na Copa.

1 - O jogo era importante para a Seleção, uma derrota para um adversário de qualidade como a Costa do Marfim poderia custar a classificação. Por isto a atitude e postura concentrada dos atletas desde o aquecimento até a bola rolar, e é assim que tem que ser. Contra a Coréia a equipe ficou devendo, mesmo sendo estréia, e a goleada de 7x0 de Portugal sobre eles está ai para comprovar. Contudo, apenas atitude não ganha jogo e o Brasil esbarrou em um sério e crônico problema tático, as laterais estavam fechadas e apenas os volantes Gilberto Silva e Felipe Mello tinham liberdade para sair jogando. Após um momento de inércia, Gilberto começou a tentar e se sair bem em lançamentos para a ultrapassagem dos laterais, daria certo se houvesse domínio,mas Gilberto acertou. Felipe Mello também fez boa partida e foi um dos melhores em campo, apesar de muitos ( me incluo nesta) quererem sua saída do time. Uma jogada começou a sair com Elano se aproximando dos volantes e fazendo uma parede lateral para a subida de Maicon, mas tudo isto estava sendo neutralizado ela Costa do Marfim.


2. Apesar de torcer para o Brasil,apostei no bolão uma derrota ou empate da Seleção, isto porque entendia que estas dificuldades iriam acontecer e, taticamente, o Brasil não encontraria uma saída. Se não saísse uma jogada de bola parada ( um ponto forte) ou um lance individual ( pouco acontece no time de Dunga),o jogo permaneceria amarrado e perigoso para o Brasil. Mas aconteceu aquilo que faz a diferença nas Seleções do Brasil e Argentina nesta Copa, quando tudo estava taticamente quase perfeito, já explico o quase, a Costa do Marfim foi surpreendida por um drible fantástico de Kaká que pôs Luis Fabiano na cara do gol. 1 x0 Brasil. O quase éporque Sven Goran Eriksson cometeu 2 erros na partida, o primeiro foi deixar Gervinho de fora e o segundo foi tentar marcar o Brasil no campo de ataque.
Isto deu espaço para a maior arma do Brasil da nova Era Dunga, o contra ataque e isto acontece quando, de acordo com a leitura correta de Paulo Vinicius Coelho da ESPN, o Brasil joga agrupado no ataque, no caso Robinho , Luis Fabiano e Kaká. Quando este trio está perto um do outro as jogadas acontecem, se estão afastados, e isto tem acontecido nos jogos, o Brasil éde muito a bola e é pressionado ou fica sem posse.

3. Após fazer seu gol o Brasil teve mais espaços para tocar a bola e fez isto muito bem, impressionante a facilidade com que o time time fazia o trabalho de 2 toques em um jogo. Com a Costa do Marfim saindo mais para o jogo, o contra ataque surgiu novamente e o Brasil fez 2 x 0 onde o talento e malandragem do brasileiro aflorou em Luis Fabiano. Isto mostra que diferente de anos atrás, méritos para Dunga, o Brasil gosta de ser atacado. lembra quando todos falavam que o segredo para vencer nossa equipe era nos atacar?? Bielsa disse que errou ao não se atualizar e foi goleado em Santiago do Chile pela Eliminatórias e se enfrentar o Brasil novamente jogará diferente.

4. Outro ponto a ser ressaltado foi o comportamento dos brasileiros diante da violência que os atletas marfinenses trataram o jogo após o 3 x 0. Não houve revide e para quem conhece Luis Fabiano e ver ele levar 2 pancadas e não partir para a briga é sinal de quem está muito focado. Creio ser esta a grande virtude deste grupo que poderá sim trazer o Hexa, mas terá que jogar o seu melhor em todas as partidas, como ontem.

5. Como nem tudo são Rosas, vale ressaltar a fragilidade que o Brasil apresentou nos 2 jogos quando deu o contra ataque para o adversário. Foram 2 situações e 2 gols. É necessário trabalhar isto. mas isto é um trabalho para o treinador e Dunga deixa cada vez mais evidente que não está preparado para sê-lo. Os avanços táticos que o Brasil fez parece estar vindo de outra cabeça, talvez Jorginho, já que para quem não sabe, na única vez que comandou uma equipe, Jorginho fez uma campanha excelente com o fraco América - RJ. Dunga falhou ao não perceber que Kaká seria expulso, falhou porque não estava " frio" o suficiente para fazer a leitura do momento. Mas o pior estava por vir quando na entrevista coletiva abordou de forma agressiva o repórter Alex Escobar da Tv Globo que balançava a cabeça negativamente após uma declaração dele. Após isto, e sem perceber que o microfone ambiente estava ligado, ele xingou com palavrões o profissional enquanto outros formulavam a pergunta. Lamentável e de uma tremenda falta de educação, que exemplo para os atletas. E como um cara deste conseguirá ser treinador de um clube?? Será que está preparado?? Brigas com a imprensa sempre teve, mas não de tão baixo nível.

Para quem não viu, ai está a entrevista legendada:



BRASIL - GOLS DE CRIAS DA PONTE E GUARANI DÃO VITÓRIA E CLASSIFICAÇÃO!!!


Para quem é de Campinas ou radicado nesta cidade de São Paulo, foi um prazer ver 2 crias dos clubes da cidade fazerem os gols no jogo de ontem. tanto Luis Fabiano, oriundo da Ponte e Elano do Guarani são batalhadores e vencedores no mundo do futebol, mas para quem conhece suas trajetórias sabe que nada foi fácil, inclusive nos clubes que surgiram. O Brasil atuou no já conhecido 4-2-3-1 com Julio Cesar no gol, Maicon na direita, Lúcio e Juan ( que partida destes 2) centralizados e Michel Bastos na esquerda apagado neste jogo formando a linha defensiva. Felipe Mello e Gilberto Silva foram os volantes com Elano pela direita, Kaká centralizado e Robinho pela esquerda formando o trio de meias atacantes com Luis Fabiano no ataque. lembrando que Elano faz um trabalho de compensação defensiva pela direita e isto não acontece do outro lado , pois Robinho não ajuda muito Michel Bastos na marcação. Com as laterais fechada na saída de bola, apenas os volantes tinham espaços para sair, contudo, o gol saiu de um contra ataque puxado pelo trio de frente quando estavam agrupados.

Quando saiu o gol, o Brasil pasou a ter mais espaços para tocar a bola e a saída para o ataque passou a ser melhor trabalhada. Kaká teve uma atuação muito interessante e conseguiu achar espaço para jogar pelos espaços laterais dos volantes adversários e assim saiu o 3º gol.
Dunga sacou Elano, lesionado após entrada criminosa de um adversário, e Daniel Alves entrou no meio campo. mas Kaká ficou em campo tempo demais e acabou expulso, o que pode ser prejudicial para ele continuar a sua evolução técnica.



COSTA DO MARFIM- GOL BRASILEIRO DESMONTOU EQUIPE QUE FOI MAL ARMADA!!!


Sven Göran Eriksson armou sua equipe no 4-2-3-1, assim como contra Portugal, mas a postura em campo foi outra. primeiro a ausência de Gervinho foi uma opção que não deu certo. Eriksson quis marcar Maicon com Kalou na esquerda, mas Gervinho não poderia sair. Talvez Dindane tivesse sido melhor opção. Além disso, a marcação na saída de bola brasileira feita em alguns momentos no campo de ataque, abriu muito espaço no meio campo. O goleiro Barry teve Demel pela direita, Kolou Touré e Zokora centralizados e Tiené pela esquerda formando a linha defensiva. Demel teve muito espaço para jogar e fazia 2 x 1 em Michel Bastos, isto porque Robinho não acompanhava a marcação e Felipe Mello estava muito distante. Eboué e Yaya Touré se revezavam na marcação de Kaká, mas tiveram dificuldades quando ele passou a abrir pelos lados da
intermediária. Dindané pela direita, Kalou pela esquerda e Tioté centralizado formaram o trio e meias atacantes com Drogba no ataque isolado pela dupla de zaga brasileira.
Veja tudo o que foi dito acima ilustrado ao lado.








No 2º tempo, Eriksson sacou Dindané para entrada de Gervinho, Kadar Keitá entrou no lugar de Kalou e Romaric substituiu Eboué, mas a Costa do marfim não conseguiu fazer uma pressão no Brasil apesar do susto do gol no final.









Veja os melhores momentos da partida:


Um Abraço,

4 comentários:

  1. o Dunga ta certo tem que mandar todo mundo tomar banho na soda...e a resposta do fantastico, sport tv, e globo new foram pateticas !!! todas com o mesmo texto e muito mal feita !!! é o sujo falando do mal lavado...e pelo video nem da pra ver q ele ta xingando...a legenda ajuda, mas se estivesse escrito " vc quer sabao" huahuaha a gente ia entender isso... alguem tem q botar limite na "grobo" e o dunga teve culhao, parabens pra ele... ta certo q xingar no campo é uma coisa, e na coletiva é outra... mas o importante é q ele fez a alegria da naçao duas vezes : ganhou o jogo e botou a globo no seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  2. Discordo em parte de você Carlos, Acho que a questão não é Dunga x Globo, mas a arrogância do treinador perante as situações limites. Apenas acho que faltou educação e foi uma situaão que não caberia ali. Quantos aos xingamentos, eu assisti a entrevista ao vivo e notei os xingamentos, de forma espantada, sem nenhuma legenda.
    Mas respeito sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Um jornalista que trabalha para Globo é um funcionário, ser humano como qualquer outro trabalhador...

    Não concordo em estigmatizar Escobar por isso, aliás dito até por seus mais ferrenhos concorrentes, de outros canais, como um cara muito gente boa! No caso, ele estava conversando com outra pessoa (no celular) e não respondeu diretamente ao Todo Poderoso Dunga!

    Esse cara, na minha opinião, já passou de todos os limites... Dunga trata a Seleção como algo de sua propriedade, aliás ele mesmo já disse: "A Seleção é minha"!

    E por fim, ele tem tanta certeza que é propriedade dele mesmo, que o Todo Poderoso não está seguindo nem as regras da FIFA (que todos treinadores das outras 31 estão seguindo), e ainda se acha no direito de em uma coletiva para todo o mundo se comportar como deve fazer na cozinha de sua casa xingando sua mulher...

    não vou nem falar aqui na burrice de dentro de campo, mas as atitudes desse sujeito são deploráveis... e continuarão sendo ganhando a Copa ou não!

    ResponderExcluir
  4. Ah Bazilio,

    sobre o jogo, concordo que nossa maior força hoje é o agrupamento, o jogo perto, de Kaká, Robinho e Luís Fabiano.

    Já nossa defesa, considerada a melhor do mundo (tirando Michel Bastos na esquerda), tomou dois gols muito bobos... em uma fase de mata-mata pode ser fatal!

    Abs!

    ResponderExcluir