quarta-feira, 16 de junho de 2010

BRASIL 2 X 1 CORÉIA DO NORTE por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET


E o Brasil estreou. Nada além do que outras seleções, com exceção da Alemanha, Argentina e Holanda tem feito neste Mundial, mas o Brasil teve um agravante, pegou uma das seleções mais fracas da competição e fez um 1º tempo sofrível. Contudo, o grande e já anunciado problema é tático, a Seleção de Dunga é formatada para o contra ataque e tem força nas bolas paradas, com isto terá muitas dificuldades diante de adversários com um sistema defensivo bem compactado. O time melhorou no 2º tempo quando adiantou os laterais para apoiarem ao mesmo tempo e trabalhar com inversões de lado no campo de ataque, principalmente da esquerda par a direita. Além disso, Kaká começou a se movimentar mais e Robinho fez uma grande partida junto com Maicon. Ressalto também a grande atuação da dupla de zaga que foi importante na primeira etapa quando o time se desfazia da bola muito facilmente e dava o contra ataque.
Mas me preocupa o jogo de domingo conta a Costa do Marfim que virá fechada em seu campo mas possui um contra ataque pelos lados muito rápido, além disso, este artifício de utilizar os laterais não será tão fácil de ser utilizado como foi contra os ingênuos coreanos. E qual outra alternativa tem Dunga?? Além disso, dar o contra ataque para os Hing, Hun e Song ( rsrsr) é uma coisa, mas fazer o mesmo com Drogba, Gevinho ( este é perigoso) e cia é muito arriscado. Basta ver que no gol da Coréia do Norte o que aconteceu foi que Maicon estava muito longe de Lúcio, deixando a linha defensiva vulnerável. Isto aconteceu porque ele estava voltando de um apoio ao ataque e faltou uma compactação da linha para o lado direito.


BRASIL - AVANÇO DOS LATERAIS SIMULTÃNEAMENTE DESMONTOU RETRANCA COREANA!!!


O time de Dunga é conhecido por todos pois o treinador teve o mérito de manter uma base, mas ontem mostrou muita lentidão e dificuldade para penetrar no ferrolho coreano. O goleiro Julio César, pouco acionado no jogo, teve Maicon pela direita, Lúcio e Juan centralizados e Michel bastos pela esquerda formando a linha defensiva. Os laterais saiam alternadamente e o espaço para armar jogadas estava nos volantes Felipe Mello e Gilberto Silva , que sabemos , não possuem qualidade para tanto, Elano pela direita, Kaká centralizado, Robinho pela esquerda e Luis Fabiano no ataque estavam muito estáticos, facilitando a marcação adversária.



Na volta do intervalo a Seleção mostrou outra postura, méritos para Dunga. Sem alterar a equipe o treinador liberou os 2 laterais para apoiarem ao mesmo tempo e resguardou a defesa com um quadrado formado pelos zagueiros e volantes, foi perfeito porque a Coréia do Norte não trazia grandes preocupações defesnivas, principalmente nas costas dos laterais. Além disso, a movimentação de Robinho e Kaká confundiram a marcação e as inversões de lado foram o toque final para as chances serem criadas. No gol de Maicon, os mais críticos vão falar que foi graças a falha do goleiro, mas a jogada de ultrapassagem feita pelo lado foi muito bem feita, assim como a atuação de Michel Bastos. Além disso, maicon costuma fazer este tipo de chute e foi muito consciente, se o goleiro estivesse bem postado ele cruzaria.

Com o placar de 2 x 0, Dunga mexeu na equipe mas não mexeu no 4-2-3-1. Daniel Alves entrou no lugar de Elano, Nilmar entrou no lugar de kaká e foi para esquerda, com isto Robinho foi centralizado e fez bem a funçao e Ramirezs entrou no lugar de Felipe Mello. porém o go gol no final pode foi chato e estragou a festa de fim de jogo.









CORÉIA DO NORTE - SE NÃO BATER UM TIME FRACO LOGO ELE SE ACHA FORTE!!!


O fraco time da Coréia saiu do jogo dizendo que faltou sorte, culpa do Brasil. Quem trabalha com futebol, quantas vezes não se viu em uma situação parecida, onde um adversário mais fraco cresce por que sua equipe não "mata" o jogo. Vou me abster de escrever novamente os complicados nomes dos atletas e Kim Jong Hun, mas o 4-2-3-1 defensivo armado pelo treinador tinha uma jogada forte, lançamento para o rápido Jong Tae Sé ( chamado de Rooney da Ásia).






Veja no encaixe do 1º tempo como que a formação brasileira se encaixou na marcação coreana e não conseguiu criara nada. Além disso, vemos que os volantes tinham mais liberdade para criar jogadas, mas não aconteceu nada.
Veja a diferença na segunda etapa quando os laterais forma liberados e houve mais movimentação no ataque, além disso o Jong Tae Sé foi absorvido pelo quadrado defensivo do Brasil.





Veja os gols do jogo:


Um Abraço,

Um comentário:

  1. Essa formação que Dunga entrou é muito previsível... ainda mais com Kaká e Luis Fabiano na fase ques estão!

    No mínimo, teríamos que ter Ramirez titular para dar mais dinâmica e saíde de bola no meio.

    Abs parceiro!

    ResponderExcluir