segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Robinho voltando? A verdade é essa!

* Mauro Cezar Pereira pôs o dedo na ferida sobre o assunto Robinho!

Vamos parar de Ufanismo... Robinho deve ir a Copa por gratidão e camaradagem do Dunga, mas fracassou sim na Inglaterra onde foi totalmente ofuscado por Tevez e Adebayor.

Veja abaixo reprodução do excelente post do Mauro em seu blog na ESPN:

Pelo Santos, Robinho foi destaque do campeonato brasileiro de 2004. Tevez foi o astro da edição seguinte com a camisa do Corinthians. Os dois saíram campeões. O garoto de São Vicente vai deixando de ser menino, completará 26 primaveras nesta segunda-feira, 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo. Já o argentino do Forte Apache terá a mesma idade no próximo dia 5.

Em decisões, estiveram frente a frente pela Libertadores 2003, quando o ex-Boca Juniors foi protagonista da conquista xeneize em pleno Morumbi. Se reencontraram dois anos mais tarde, na final da Copa das Confederações. Deu Brasil sobre a Argentina, como na finalíssima da Copa América 2007. Já no clássico de Manchester da temporada passada, Carlitos levou o United à vitória.

Houve ainda duelos em amistosos dos dois selecionados e confrontos Corinthians x Santos. Há pouco mais de seis meses, passaram a defender as mesmas cores, e embora tenha chegado ao Manchester City depois, o argentino comprova que é muito mais maduro como jogador do que o malabarista brasileiro. Sim, Robinho já provou que pode ser decisivo, mas estagnou, está devendo futebol.

Tevez mostra a entrega de sempre e em quaisquer circunstâncias. Livrou (sim, Carlitos safou o time) o West Ham do rebaixamento ao desembarcar no futebol inglês para vestir a camisa de um clube tradicional com time ruim. Jamais foi preciso o argumento de que fizera "opção equivocada", desculpa tantas vezes utilizada pelos defensores de Robinho para justificar sua má fase.

Robinho ainda não convenceu, seja lá com que técnico for. E sempre a história de que pode deixar os Citizens, como nos tempos de Real Madrid. Barcelona e até uma volta ao Santos foram destinos especulados. O retorno às origens pode se concretizar. E o desafio de jogar bola de verdade no emergente City de Roberto Mancini? Reagir, mostrar que tem valor? Não, esse não é o objetivo.

O brasileiro foi defendido das fases ruins com boatos sobre transferências, não só do clube com de responsabilidades. É como se estivesse jogando mal por causa do time, dos colegas, do frio, do ritmo acelerado de jogo da Inglaterra. Talvez ele não atue bem porque lá chove muito. Ou pelo fato de as pessoas falarem... inglês. Sim, há quem acredite que jogue mal por culpa dos outros, menos dele.

Hábil, Robinho pode ser um jogador muito mais útil, claro. Ao completar 26 anos, ficará mais próximo dos 30 do que dos 20. Quando irá amadurecer? Irá amadurecer? Ou sofreria o talento da Baixada da "Síndrome de Denílson"? Ao contrário do seu colega de time, Tevez jamais teve o nome lançado como futuro "melhor do mundo". Talvez nunca se torne, mas já é superior a Robinho.

Claro que a Copa do Mundo pode mudar tudo. É evidente que Robinho ainda tem tempo para virar esse jogo. Mas ninguém pode afirmar que será capaz. E isso talvez não dependa apenas de sua "vontade". Sim, a questão hoje é: Robinho tem mesmo bola (não confundir com habilidade, algo que uma foca pode apresentar diante da pelota) para ser "o cara"? Por que hoje "o cara" é Carlos Tevez!
Fonte: http://www.espn.com.br/maurocezarpereira

2 comentários:

  1. Quero Carlito Tevez de volta! Esse sim, é o cara!
    rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Como diz Chico Lang:

    Vooooooootaaaaaa Teeevezzzzzz!!!

    Seria um sonho: Ronalto e Carlitos no ataque!

    ResponderExcluir