quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PRANCHETA DO TÉCNICO por Bazílio Amaral


FOTO: LANCENET

Na estréia de Danilo e mantendo o rodízio proposto pela Comissão Técnica, o Corinthians cedeu o empate ao Mirassol e não teve velocidade para romper o ferrolho imposto por Pintado no Pacaembú. Mano Menezes optou por fazer experiências táticas e optou por um time mais cadenciado, que tinha a proposta de fazer a boa correr. Creio que o treinador pretende utilizar o forte elenco corintiano de acordo com o adversário, ou seja, quando precisar de velocidade joga x, se precisar de força, joga y e assim por diante. É o modelo europeu chegando com força ao nosso país, porém isto deve ser bem feito e a Comissão Técnica deverá ter muita competência para adotar este procedimento.

De outro modo, ontem foi um bom exemplo de uma escolha equivocada diante de um determinado tipo de adversário. O Corinthians trocou muitos passes, teve em Danilo e em Tcheco bons passadores, mas o time esteve desequilibrado no quesito velocidade. Apenas Elias e Dentinho eram jogadores de velocidade, além disso os laterais quase não apoiaram. todavia, este mesmo time ontem com Jorge Henrique e Roberto carlos teria vencido o jogo.

Já o Mirassol perdeu Evando, grande destaque do time neste Paulistão, que não passou no teste de vestíario, para substituí-lo Pintado optou por mais um defensr e adotou o 3-6-1. Matou o time ofensivamente, Felipe quase não foi exigido no 1º tempo. Está obsessão do treinador pelo sistema defensivo quase fez o Mirassol perder a partida, apenas quando estava perdendo e passou a adotar o 3-5-2 , o time passou a levar vantagem sobre o sistema defensivo alvinegro chegando ao empate.

CORINTHIANS - MANO CONTINUA SUAS EXPERIÊNCIAS PARA A LIBERTADORES!!!

Mano Menezes montou um sistema híbrido para este jogo. A variação entre 4-1-3-2 e 4-2-3-1 foi constante durante o jogo e por iso foi um bom treino. felipe teve Alesandro na direita, Paulo André e Willian centralizados com Escudero na esquerda formando a linha defensiva. Porém como o Mirassol tinha apenas 1 atacante, os laterais poderiam ter apoiado mais e isto não aconteceu. Marcelo Mattos fez uma excelente partida como volante e Elias fez dupla função de volante e meia com Tcheco centralizdo a frente. Danilo aberto na esquerda e caindo por dentro também fizeram a bola girar com velocidade, porém não contaram com grande movimentação dos atacantes Dentinho e Ronaldo.

Escudero deu lugar a Balbuena ainda no 1º tempo e este mostrou mais ofensividade do que o argentino. Na segunda etapa Mano sacou Tcheco para a entrada de Moraes e Ronaldo, lesionado, deu lugar ao atacante Bill.
Porém o Corinthians não conseguiu pressionar o gol de Renê para conquistar os 3 pontos.







MIRASSOL - SISTEMA DEFENSIVO MARCOU BEM O LENTO CORINTHIANS, MAS FALTOU EQUILÍBRIO NO 1º TEMPO!!!

O Mirasol respeitou demais o Corinthians no pacaembú. Com jogadores leves no meio campo o time poderia ter jogado mais um pouco no setor ofensivo, mas a opção de Pintado foi trancar a equipe com um 3-6-1 sendo que o único atacante, Lins, não possiui a característica de segurar a bola, ou seja, a bola batia e voltava e deu ao Corinthians o domínio do jogo que ele precisava. O goleiro Renê teve Amarildo, Perrone e Dininho formando o trio defensivo. Anderson Luiz e Anderson paim formaam as alas, porém, mesmo sendo fortes no apoio guardaram posição e ficaram na marcação. Diogo Orlando, Alex Silva, Éder e Gérson até levaram vantagem sobre o meio campo corintiano por serem mais leves, contudo, como a bola não parava no ataque a posse de bola era alvinegra. Lins no ataque sofreu muito por ter que jogar fora de suas características.

Veja no encaixe de marcação que os laterais corintianos tinham espaço para jogar, principalmente quando a bola virava de lado. fora isto o Corinthians teve a posse de bola e criou chances através da qualidade de passe do seu meio campo e ataque. Já o Mirassol se preocupou apenas em se defender.





Na volta do intervalo, Pintado decidiu se arriscar um pouco para buscar o empate, sacou Anderson Paim para a entrada de Vinicius na ala esquerda. Éder deu lugar ao atacante Ferreira, que deveria ter entrado jogando, e o sistema de jogo mudou para o 3-5-2. Com o avanço dos alas e com 2 atacantes, o Mirassol passou a explorar melhor a defesa corintiana e seu principal ponto fraco: Willian. O zagueiro e capitão da equipe não está no melhor da sua forma já faz algum tempo e pode causar problemas na Libertadores.

Para fechar a equipe e tentar segurar o empate, pintado sacou seu único meia e colocou o volante Kiko, isto chamou novamente o Corinthians para cima e as faltas voltarm a ser arma do Mirassol, com isto Amarildo foi expulso e o Mirassol jogou com 1 a menos nos últimos minutos.
Para manter o time fechado, Anderson Luiz passou a ser zagueiro pela direita e Lins passou a ser ala, com isto até Ferreira virou volante.



Um Abraço,

4 comentários:

  1. Bazílio,

    primeiro gostaria de te dar boas vindas! Tenho certeza que sua seção enriquece demais nosso blog!

    Desde o ano passado sou admirador de suas análise táticas em seu excelente blog (Prancheta do Técnico - link ao lado)!

    Sobre o jogo, foi interessante o teste para o Mano você não acha? Na Libertadores em casa vai ter muito time jogando fechado contra o Corinthians...

    Pelo menos teremos Roberto Carlos na lateral, porque Escudero ninguém merece!

    Abraço parceiro!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Thiago,

    Eu é que agradeço o convite e espero que os leitores deixem comentários e com suas opiniões.

    Um Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Bazilio, como vc acha que o Mano entra no domingo?

    Mesmo esquema e Iarley no lugar de Ronaldo, ou com a saída do Fenômeno obrigatoriamente o esquema tático muda?

    ResponderExcluir
  4. Dificil prever a cabeça de Mano agora, mas aposto no 4-4-2 com 2 meias abertos, como contra o Bragantino, com Roberto Carlos, Jorge Henrique e Iarley. Se Ronaldo não jogar ele vai de Souza.


    Mas vamos ver até lá.

    ResponderExcluir