sábado, 16 de janeiro de 2010

Estaduais: tradição x banalização

Hoje terá início a temporada 2010 da elite do futebol nacional. Os estaduais começam hoje e vão no máximo até início de maio.

Os estaduais já dividiram o calendário do futebol tupiniquim no meio, metade do ano - paulista, carioca, mineiro, etc, e na outra metade - competição nacional. Hoje perderam espaço e muitos analistas afirmam que não passam de pré-temporada para competições como: Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.

No entanto, essa teoria resiste até o primeiro clássico, o torcedor não quer saber em que competição está, mas em ganhar sempre! Ainda mais nas competições locais, que só não foram extintas justamente devido as paixões regionais.

O torcedor brasileiro não aceita o fim dos estaduais, por mais que possa parecer até o mais racional a ser feito, vide o que ocorre todo ano: o time vai bem no estadual, se ilude, e cai na real só quando está disputando rebaixamento (não é Fogão?)

Agora que existem fórmulas mais inteligentes e outras mais burras, ah isso existe!

O mais forte deles, o Paulistão, dá exemplo de como não deveria ser um estadual: 20 clubes (mesmo sendo mais forte economicamente não justifica 20 times em nenhum estadual do país) jogando todos contra todos, depois ida e volta nas semi e finais.

O exemplo contrário é o carioca, times fracos (exceção dos grandes) com uma fórmula muito mais charmosa e interessante, ainda consegue valorizar a competição com a Taça Guanabara e Taça Rio, não tendo aquelas 19 rodadas enfadonhas do Paulista.

Por fim, o estadual ideal não seria: os clubes paulistas disputando a fórmula carioca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário