segunda-feira, 1 de março de 2010

SANTOS 2 X 1 CORINTHIANS por Bazílio Amaral

Os Meninos da Vila mostraram ser bem experientes durante o clássico deste domingo na Vila Belmiro contra o Corinthians, haja vista a entrada de Paulo Henrique sobre Ronaldo no 1º lance do jogo. E por isso, entre outros fatores , venceram o jogo e já estão praticamente na fase final doPaulistão. Antes de analisar a parte tática e técnica, vale ressaltar a péssima arbitragem de José Henrique Carvalho que foi muito teve um critério para os corintianos e outro para os santistas, aliás, não é de hoje que imprensa e árbitros protegem o time da Baixada e seus Meninos. Será que a entrada de Paulo Henrique com 2 segundos de jogo não merecia o amarelo?? Ou Neymarnão merecia a expulsão na entrada violenta que deu no 2º tempo??? Por que a justa expulsão deMoacir foi tão demorada para ser efetuada, teve influência externa??? perguntas que deixaram o clássico polêmico. Só sei a fase final do Paulista vai pegar fogo se São Paulo ou Corinthianscruzarem com o Santos novamente.
Mas falando da partida, o Santos está jogando muito bem e a movimentação e toques de primeira dos homens de frente tem deixado as defesas em polvorosa. Dorival optou elo jogo pelo meio e para isto segurou os laterais, com isto ganhou o meio campo e o jogo. Para quem dá treinos é lindo ver um gol como o 2º gol santista, onde a movimentação constante de ultrapassagens com passes no ponto futuro desarticulou a linha defensiva do Corinthians.
Já Mano Menezes fez uma escolha equivocada ao optar pelo 4-2-3-1, porque com apenas 3 homens no meio deu espaço para Paulo Henrique desequilibrar pelo meio, além disso a opção deDorival por 2 volantes móveis otimizou a vantagem numérica que o Peixe teve no setor. Com isso , Dentinho e Jorge Henrique não tiveram muita função, já que os laterais santistas não apoiaram, e Ronaldo foi pouco acionado.
Pelos números do Scout Online, vemos que os times foram muito parecidos em quase todos os fundamentos. As diferenças ficaram na tentativa de transição ofensiva, enquanto o Santostenatava mas os passes pelo meio, o Corinthians abusou dos Cruzamentos e Lançamentos longos, por isto o alto número de interceptações santistas. Como todo mundo se fala nos dribles dos Meninos da Vila, peguei o número de dribles certos e errados de cada equipe e , pasmém, oCorinthians teve 18 certos contra 5 errados, enquanfto que o Santos teve apenas 10 certos com 1 errado.

SANTOS CORINTHIANS PASSES CERTOS 283 224

PASSES ERRADOS 32 24

LANÇAMENTOS CERTOS

8 15 LANÇAMENTOS ERRADOS

9 15 CRUZAMENTOS CERTOS

2 3 CRUZAMENTOS ERRADOS

7 12 FINALIZAÇÕES CERTAS

8 5 FINALIZAÇÕES ERRADAS

4 8 FALTAS COMETIDAS

18 24 DESARMES

19 19 INTERCEPTAÇÕES

62 44 BOLA PERDIDA

20 22 DRIBLES CERTOS

10% 18% DRIBLES ERRADOS 1 5



SANTOS - TRANSIÇÃO PELO MEIO PEGOU ZAGA DE FRENTE E TALENTO DECIDIU!!!

Dorival vem se mostrando um técnico diferenciado no comando do Santos. novamente modificou o modelo de jogo da equipe de acordo com seu adversário e conseguiu explorar a deficiência maior do 4-2-3-1 que é a falta de jogadores no meio campo. Armado no 4-2-2-2 mas com os 2 laterais guardando o setor defensivo, o Santos teve Felipe no gol com Roberto Brum na dreita, Edua Dracena e Durval centralizados e jogando muito bem com Pará na esquerda formando a linha defensiva. Arouca eWesley formaram os volante móveis, ou seja, que saiam bem para o jogo.marquinhos e Paulo Henrique faziam a articulação com os atacantes e pressionavam a saída de bola corintiana com Neymar e André no ataque. O time criou algumas chances no começo do jogo e perdeu um penalty, mas conseguiu converter o seu gole ratificar o domínio.

Com as expulsões de Moacir e Roberto carlos e com o placar em 2 x 1 a favor, o Santos passou a dominar o jogo. Dorival modificou a plataforma de jogo para o 4-3-3 com os 2 laterais avançados, para isto Mádson entrou no lugar de Roberto Brum e Wesley foi para a ala direita, Germano entrou no lugar de Pará, lesionado, e Breitner substituiu Marquinhos. Porém os Meninos da Vila não perceberam que diante deles estava um time com a tradição do Corinthians e a falata de seriedade para marcar diante de um adversário que não recuou apesar de ter 2 atletas a menos. Como castigo,Tcheco quase fez o gol de empate ao perder o gol embaixo da trave. É preciso Dorival alertar quanto isto porque nos momentos decisivos isto poderá fazer falta.


CORINTHIANS - APESAR DO ERRO TÁTICO DO 1º TEMPO, VALEU PELA POSTURA NA SEGUNDA ETAPA, MAS CUIDADO COM CONTROLE EMOCIONAL!!!

O experiente time do Corinthians, montado para a disputa da Libertadores, parecia um time de meninos no sentido negativo da palavra. Claro que o árbitro estava mal no jogo, mas os atletas corintianos se preocuparam em reclamar com ele ao invés de jogar futebol. Mano Menezes também contribuiu ao optar pela formação errada e foi surpreendido por Dorival, isto porque tentou fechar as laterais do Santos e o time veio por dentro. Faltou uma espionagem melhor do pré jogo para não ser surpreendido. Felipe teve Alessandro na direita com Chicão e Willian centralizados e Roberto carlos na esquerda (expulso injustamente, mas o árbitro já estava de saco cheio de suas reclamações). Ralf como 1º volante e Elias saindo de trás com Tcheco centralizado como meia. Dentinho aberto na direita e Jorge henrique pela esquerda com Ronaldo centralizado no ataque completaram a equipe.

Veja no encaixe de marcação como que o Santos ganhou numéricamente o meio campo e Dentinho e Jorge Henrique foram inoperantes taticamente. A partida de Arouca e Wesley foram muito boas e as trocas de Wesley com Brum para apoiar pela direita foi uma boa opção que nem foi muito utilizada.







Na volta do intervalo, Mano sacou Ralf e Alessandro para as entradas de Moacir e Jucilei. Assim tentou dar maior poder ofensivo pelo lado direito com a subida de Jucilei e Moacir, porém o time diminuiu ainda mais o poder de marcação.
Contudo, Moacir e logo depois de Roberto Carlos fizeram o Corinthians jogar com 2 a menos, mesmo assim o time não recuou graças a poivalência de seus atletas que jogaram com muita raça a partir daí. Jucilei foi para a lateral direita, Jorge Henrique fez todo o corredor esquerdo, Elias e Tcheco se desdobraram no meio e Dentinho e Ronaldo tentavam dar um pouco de profundidade ao time.

O problema foi a mudança de Dorival para o 4-3-3 que deixou o Santos com muito espaço, conforme se vê ao lado. mas a falta de seriedade apara definir o jogo quase custa caro se o Corinthians consegue o empate que seria heróico.









Um Abraço,

Um comentário:

  1. Palavras do capitão Chicão sobre o jogo:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Paulista/0,,MUL1511413-9839,00-BRAVO+COM+CHAPEU+NO+CLASSICO+CHICAO+DETONA+NEYMAR+PIPOQUEIRO+E+MIMADO.html

    Pensar Bazilio, que mesmo jogando muito pior no primeiro tempo as gracinhas dos molequinhos da Vila quase os levaram a perder os 3 pontos... se Tcheco sem goleiro não me cabeceia uma bola de olho fechado, hein!

    O Santos é o melhor time do Paulista nesse momento, mas se esses moleques não tiverem orientação profissional não vão longe não!

    Abs!

    ResponderExcluir