segunda-feira, 22 de março de 2010

GRÊMIO PRUDENTE 2 X 0 CORINTHIANS por Bazílio Amaral

O Corinthians foi até Presidente Prudente enfrentar o Grêmio Prudente e não deixou de fazer uma partida dentro do que esperava Mano Menezes. Com um time bem modificado e de características lentas, o time controlou o jogo em grande parte da partida até tomar o gol sem que Julio Cesar fosse ameaçado de forma perigosa. Porém, como o time estava muito lento em sua transição e centralizando bastante suas ações, mesmo com os volantes apenas jogando na marcação, o Gr~emio Prudente teve a meta ameaçada principalmente pelas bolas venenosas de Roberto Carlos que encontraram um goleiro Márcio atento e inspirado para segurar o placar. Quando o Mano começava a dar mais velocidade para o time com a entrada de Dentinho, a adoção do 4-2-3-1 e a posterior entrada de Elias, o Prudente chegou ao gol em uma bola alçada sem pretensão na área e que Leandro Castán falhou, ou sofreu falta, ou os dois. percebe-se o problema criado quando Mano grita do banco " o que que você fez???" . Ou seja, o Corinthians passou a jogar contra o tempo e fugiu da sua característica de controle do jogo, consequentemente tomou o 2º gol em falha de Julio César e se complica no Paulistão.



GRÊMIO PRUDENTE - EQUIPE "ACHA " O GOL E PASSA SE DEFENDER!!!


Toninho Cecílio saiu da direção do futebol do Palmeiras e assumiu o Grêmio Prudente, contudo não fez grandes alterações táticas na equipe de Vinicius Eutrópio, que vinha reagindo com o antigo treinador após adotar o sistema 4-3-2-1. Cecílio apenas adiantou um pouco mais Flavinho para segundo atacante, além de promover outros atletas do elenco para a titularidade. O goleiro Márcio ( que teve trabalho com Roberto Carlos) teve Paulo César na direita, Paulão e Leonardo centralizados e Diego pela esquerda formando a linha defensiva, que tinha em Paulo César seu ponto vulnerável sob a ótica defensiva. Dênis, João Vitor e Marcos Assunção formaram o trio de volantes com Wesley como meia atacante. Flavinho fazendo dupla função como meia e atacante nas costas de Roberto completou o ataque com Tadeu. Apesar da vitória o Prudente basicamente se limitou a marcar o lento Corinthians e quando poderia ter um pouco mais de trabalho, fez o 1º gol em lance inesperado.

Toninho Cecílio manteve a plataforma tática, ainda mais porque o Corinthians, mesmo com todas as modificações de Mano, não conseguia desequilibrar o sistema defensivo de sua equipe. Assim sendo as substituições foram a entrada de Róbson ( autor de 2 gols) no lugar de Wesley, Henrique Dias no lugar de Flavinho e o volante Sasha no lugar de Paulo César, com isto João Vitor foi para a lateral reforçar a marcação, já que Dentinho caia pelos lados.






CORINTHIANS - LANCE INESPERADO FAZ EQUIPE TER QUE CORRER ATRÁS!!!


Mano Menezes não veio com o time titular provavelmente porque existe desgaste muscular acusado pelo Departamento de Fisiologia do clube. Querendo não correr riscos de perder atletas importantes na reta final da Libertadores, que é o que interessa, o treinador teve que fazer escolhas. Para ilustrar cito o exemplo da lesão de Richarlyson, que deverá ficar de fora por 3 semanas da equipe e que jogou quase todos os jogos até agora. Mano armou o time no 4-2-2-2 e com jogadores mais lentos, porém que sabem controlar o jogo mantendo e cadenciando a posse de bola, impedindo uma possível pressão do Prudente. Deu certo. O adversário pouco criou, mas o Corinthians se limitou à algumas bolas de Roberto Carlos, ou seja , foi um 1º tempo muito chato. O goleiro Julio Cesar teve Moacir pela direita ( apóia mais do que Alessandro, mas marca menos), Paulo André e Leandro Cástan centralizados e Roberto Carlos ( que parece estar se adaptando melhor ao futebol brasileiro) formando a linha defensiva. Edu e Ralf formaram a dupla de volantes que se limitaram a marcar enquanto Tcheco e Danilo tentavam ligar o ataque junto com os laterais, mas a lentidão da transição e a falta de mobilidade para cair pelos lados do campo prejudicaram o setor ofensivo. Souza e Jorge Henrique tiveram poucas chances, mas em uma delas, Souza quase faz um gol de pla ao acertar uma linda meia - bicicleta.

Veja no encaixe de marcação que o Prudente se limitou a fazer a marcação sobre o Corinthians e explorar a boa fase de Flavinho e as bolas paradas de Marcos Assunção. Já o Corinthians tinha espaço pelas laterais quando fazia a inversão de jogo ( assim Roberto Carlos arrematou várias bolas), mas a falta de apoio de pelo menos 1 volante prejudicou muito a transição pelo meio. Também achei que Jorge Henrique poderia ter atuado mais em cima de Paulo César, que não possui bom poder de marcação.






Tudo caminhava de acordo com o planejamento traçado por Mano para a partida e no intervalo o treinador colocou Dentinho no lugar de Danilo. Assim a plataforma de jogo voltou a ser o 4-2-3-1 com Dentinho e Jorge Henrique abertos e Tcheco centralizado. Com isto a equipe passaria a explorar mais os lados do campo e o toque final seria a entrada de Elias no lugar de 1 volante ou de Tcheco, conforme estivesse a partida. Porém, o gol do Grêmio Prudente não estava nos planos, ainda mais da forma como foi. por isto mano pergunta para Cástan :"o que você fez??", mas vale lembrar que Willian faz algumas destas quase todo jogo, mas conta com Chicão e Felipe para salvar o gol adversário.


Veja no encaixe de marcação que, na teoria, o Corinthians levaria vantagem com a entrada em diagonal de Dentinho e as subidas de Elias, além da presença de Jorge em cima de Paulo César.









Mano partiu para o ataque ao adotar o 4-3-3, com isso Edu saiu para a entrada de Elias e Jorge deu lugar a Iarley. Com isso os laterais avançaram, Elias fazia a transição pelo meio e Iarley e Souza centralizaram na área com Dentinho caindo pelos 2 lados, o problema foi que o atacante ficou longe do gol e como ele tem sido o artilheiro da equipe no ano, talvez devesse ser mais explorado.






Um abraço,

Um comentário:

  1. Esse jogo foi definido por falhas individuais, já a derrota para o Paulista o Corinthians jogou mal demais!!!

    ResponderExcluir