quinta-feira, 11 de março de 2010

INDEPENDENTE MEDELLÍN - COL 1 X 1 CORINTHIANS - Por Bazílio Amaral

O Corinthians jogou seu 1º jogo fora de casa pela Libertadores do Centenário e conquistou um empate que garante a liderança do grupo, contudo, mesmo tendo o elenco completo a disposição o time ainda não encanta no aspecto individual. Taticamente apresentou um padrão e parece ter assimilado bem a principal característica do modelo de jogo de Mano Menezes, que é o controle do jogo. O jogo deu sono, não encantou, mas deu para perceber que o Corinthians controlou os jogo e não deixou o adversário pressionar. Isto foi feito com muita inteligência, todavia, faltou aparecer o talento individual dos atletas para criar e definir chances de gol. A péssima apresentação de Ronaldo preocupa um pouco a ponto de Souza entrar e segurar mais a bola na frente e Dentinho veio do banco para arriscar uma jogada individual e foi feliz com um golaço.
Pelos números do Scout Online, vemos que o jogo teve muitos passes para as 2 equipes epouquíssimas faltas, apenas 16 no jogo todo. Outro detalhe foi Roberto Carlos, que apesar de Mano pedir seu apoio durante o jogo inteiro, mostrou boa participação na transição e na conclusão das jogadas, mesmo tendo um jogador nas suas costas quase que o jogo inteiro.

INDEPENDENTE CORINTHIANS PASSES CERTOS 354 Restrepo 252 Jorge Henrique

PASSES ERRADOS 33 Restrepo 35 Ronaldo

LANÇAMENTOS CERTOS 4 Restrepo 12 Chicão

LANÇAMENTOS ERRADOS 22 Restrepo 27 Chicão


CRUZAMENTOS CERTOS 3 Valencia 3 Marcelo Mattos


CRUZAMENTOS ERRADOS 4 Arias 7 Jorge Henrique


FINALIZAÇÕES CERTAS 6 Restrepo 2 Roberto carlos


FINALIZAÇÕES ERRADAS 6 Ortiz 6 Roberto carlos

FALTAS COMETIDAS 9 Ortiz 7 Ralf


DESARMES 14 Anselmo 47 Ralf

INTERCEPTAÇÕES 77 Anselmo 56 Chicão

BOLA PERDIDA 41 Barahona 18 Ronaldo

POSSE DE BOLA 54% Valencia 46% Roberto Carlos



INDEPENDENTE MEDELLÍN - COL - EQUIPE PERDE MUITOS GOLS E É CASTIGADO NO FINAL!!!


Até pela postura do Corinthians, o Independente não conseguiu impor uma pressão sobre o adversário. Contudo, quando criou suas chances perdeu gols incríveis e esbarrou também na ótima atuação de Felipe. O treinador Leonel Alvarez escalou o time no 4-2-2-2 com Bobadilla no gol,Calle pela direita, Anselmo e Jiménez centralizados com Valencia ( principal elo de transição pelo lado do campo da equipe) pela esquerda formaram a linha defensiva. Restrepo ( principal organizador mas pouco poder de marcação) e Ortiz como volantes e Arias e Barahona nas meias com Pardo aberto na direita e Giménez centralizado no ataque. Mas o timese fechava sem a posse de bola no 4-2-3-1 com Pardo e Arias fechando o meio campo.

Alvarez mexeu em sua equipe sem alterar o sistema de jogo, mas com atletas mais rápidos conseguiu explorar melhor as deficiências da defesacorintiana. Moreno entrou no lugar de Giménez e passou a revezar Ariasentre o ataque e a meia esquerda. Barahona deu lugar a Valoyes e Pardo saiu para a entrada de Rivas.









CORINTHIANS - APESAR DE CONTROLAR O JOGO E NÃO SOFRER PRESSÃO, EQUIPE PERMITIU MUITAS CHANCES AOS ADVERSÁRIOS!!!!

Sem permitir ao adversário pressionar no campo de ataque, o Corinthianspecou por permitir muitas chances de gol ao adversário. se não fosseFelipe e o excesso de preciosismo de pardo e o Timão teria perdido o jogo com certa facilidade. E Porque isto??? Veja nos lances que o Independentefinalizou, inclusive o gol ( que estava impedido), que Willian falha muito no posicionamento e isto não vem de hoje. Mano armou o time no 4-2-3-1 mas perdeu muito ofensivamente com Ronaldo não segurando a bola no ataque e Danilo sem velocidade para chegar ao ataque, além disso Jorge Henrique permitiu ao lateral Valencia fazer a transição pela esquerda. O goleiro Felipe teve Marcelo Mattos improvisado na direita, Chicão e Willian centralizados e Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Ralf e Jucilei como volantes e Elias solto na armação da equipe, entretanto , creio que ele rende mais quando joga de 2º volante. Danilo aberto na esquerda e Jorge Henrique fazendo uma meia direita completaram o meio campo com Ronaldo no ataque.

Veja no encaixe de marcação que o lado esquerdo do Indeendente teve liberdade para jogar, isto porque Jorge esteve preocupado em auxiliar Elias na marcação dos volantes e acabou não fazendo bem nenhuma das funções. E o Corinthias teve nos apoios de Roberto carlos seu melhor desafogo, mas a lentidão de Danilo no setor travava as jogadas e facilitava a marcação.






Mano sacou Danilo para a entrada de Dentinho, o atacante foi mais vertical e passou a jogar pelo lado direito, segurando Valencia. Aos 28 minutos, Mano sacou Ronaldo para a entrada de Souza e o time melhorou porque a bola ficou mais na frente. Quando o time estava melhorando, o Independente fez seu gol e obrigou Mano a ir para cima.
Adiantando Dentinho e Jorge Henrique, mano sacou Marcelo Mattos para a entrada do meia Moraes, assim Jucilei foi para a lateral direita e o time teve 2 meias.

Veja no encaixe que o Corinthians segurou os laterais colombianos, mas o jogo ficou bem aberto com as 2 equipes em busca do gol, como o Corinthians achou primeiro o time se fechou segurou o empate.










Um Abraço,

Um comentário:

  1. O esquema adotado pelo Mano funcionou bem, como vc disse o Corinthians controlou a partida.

    As chances do time colombiano apareceram de falhas individuais, acho que Mano deveria testar Leandro Castan no lugar do William.

    No mais, o Corinthians conseguiu sair com 1 ponto na altitude e jogar um pouco melhor do que vinha jogando no Paulista!

    ResponderExcluir