sábado, 6 de março de 2010

O atual momento (de sono) dos estaduais

Os campeonatos regionais vem perdendo força a cada ano que passa, e sua desvalorização ainda é ajudada pelas fórmulas rídiculas de disputa.

Na verdade, os estuaduais estão se tornando torneios preparatórios para Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. Aliás é um absurdo no calendário nacional os clubes envolvidos na Libertadores não disputarem a Libertadores (mas essa é outra discussão).

Os exemplos se repetem todo ano, empolgação nos estaduais e decepção no Nacional.

Vide em 2009, Botafogo - campeão da Taça Rio e quase rebaixado; e Palmeiras - de sensação no meio do estadual, com Keirrison e cia, caiu fora nas semi-finais do estadual e depois de liderar 18 rodadas não ficou nem entre os 4 primeiros do Brasileirão.

Portanto, não se iluda o torcedor que tiver com seu time liderando seu estadual hoje, e nem é motivo para desespero aqueles torcedores que ainda não viram seu time engrenar.

GERAL PELOS PRINCIPAIS ESTADUAIS DO PAÍS

Confirmando o que dissemos acima, temos a seguinte situação nos campeonatos: RS, MG, RJ, e SP.

O Campeonato Gaúcho tem o Inter disputando com o time reserva, enquanto seu time principal disputa a Libertadores. Como o Grêmio ficou fora da principal disputa continental fez sua obrigação, ganhou o primeiro turno.

Agora, o Inter deve por seu time titular em 1 ou 2 jogos para ganhar o segundo turno, e "surpreendentemente" fazer a final com o Grêmio.

O Campeonato Mineiro deveria oferecer junto com o ingresso dos jogos duas orelhas de burro para os torcedores que vão aos estádios. Com a fórmula que tem, só assim para ir aos estádios... 12 times, sendo 8 fraquíssimos, jogando em pontos corridos para no final classicar sabe quantos? 8.

O Cruzeiro corre o risco de perder 6 pontos por ter escalado Welington Paulista na primeira rodada, sabe o que isso vai mudar para o time celeste? Nada. Alguém dúvida que Cruzeiro e Atlético devem fazer as finais?

O Campeonato Carioca tem a fórmula mais inteligente de disputa, que valoriza muito seus dois turnos. Aliás, valoriza até demais. Esse ano os times do interior estão tão fracos que estamos vendo jogos de Vasco, Botafogo e Flu com menos de mil pessoas nos estádios, estão todos esperando os clássicos e os jogos finais que é o que interessa.

Depois do Botafogo de Joel Santana vencer a Taça Guanabara, todos estão entediados, ninguém consegue tirar 1 ponto sequer dos grandes, paira uma única dúvida, quem vai jogar com quem entre os 4 grandes: Botafogo, Flu, Fla e Vasco.

O Campeonato Paulista conta com times melhores, mas mesmo assim exagera no número de participantes, 20. O que acaba incluíndo times fracos somados a uma fórmula sonolenta de pontos corridos em estadual (19 jogos), para se chegar nas semi-finais e finais.

O Corinthians estava jogando com time reseva até a duas rodadas atrás, pois está focando a preparação para a Libertadores, daí vem sofrendo dificuldades. São Paulo também prioriza a competição continental e patina no Paulistão. O Palmeiras vem perdendo e empatando com os times do interior e só com um milagre classificará para as semi-finais. A exceção é o Santos, que vem jogando muito bem com um time leve e de rápido toque de bola, mesmo assim temos que esperar como esse time jovem irá encarar a fase decisiva da competição.

Mesmo o Paulista contando com times mais fortes do interior, 16 times já seria suficiente para fazer um bom campeonato e deixar datas para preparação e treinamento dos times em início de temporada.

Enfim, o que as federações estaduais não percebem é que justamente para voltarem a ter campeonatos valorizados, elas precisam promover torneios enchutos, dinâmicos e objetivos. Assim, os times poderão se preparar melhor, e apresentar um melhor espetáculo para seus torcedores, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário