domingo, 4 de julho de 2010

Tragédias anunciadas! (quartas de finais da Copa)

Há mais coisa em comum entre Brasil e Argentina do que os amigos imaginam!

Como diria Muricy Ramalho, "a bola pune"! E no caso dessas seleções, foram punidas na mesma fase - quartas de finais da Copa.

Por que a punição? Esse blogueiro está muito a vontade, pois sempre foi um crítico de Dunga, aliás antes disso, crítico da CBF por sua escolha. 

Brasil e Argentina brincaram com a maior competição de futebol do mundo, adotaram nomes populistas para comandar a preparação, formação, convocação e gestão de um time em uma Copa do Mundo. Até certo ponto, dá pra esconder a incompetência, o fato de não serem profissionais, mas só até certo ponto!

Continuamos com as semelhas, duas convocações ridículas, a de Dunga abrindo mão do talento e dos jovens (ao contrário do profissional técnico da Alemanha que levou muitos jovens e muito talento!), na primeira vez que se encontrou em dificuldades o pequeno anão olhou para o banco e pensou... que merda que eu fiz, quem vai entrar... tem mais! Ele conseguiu, na lateral esquerda (onde a Holanda com Robben e Snejeider destruíram o Brasil) convocar um ponta direita e um meia em final de carreira.

O Brasil, que ainda ficou atrás da Argentina, em sexto (posição inferior ao time de Parreira de 2006), foi imagem e semelhança de seu "comandante", tanto que, ao tomar um gol acidental ,depois de fazer ótimo 1º tempo, seus jogadores se descontrolaram, todo o time não tinha nenhum controle emocional, aí aconteceu o que ninguém esperava né... Felipe Melo expulso! (Até um asno já sabia disso)

Já a convocação de Maradona, foi repleta de atacantes craques... e defensores e volantes não tinha, a ponto de Zanetti e Cambiasso ficarem de fora!

O jogo Alemanha e Argentina foi uma humilhante aula tática, de estudo do time adversário, Joaquim Loew esperou a Argentina, bloqueou Tevez e Messi, e saiu com 4, 5 jogadores em contra-ataque pelas laterais do time de Maradona... que como disse antes, não tinha marcadores pelas laterais, principalmente na direita com os fraquíssimos Otamendi e Gutierrez... lembram das semelhanças? É a avenida deles correspondente à nossa de nome Michel Bastos/Gilberto!

Qual dos 4 finalistas da Copa do Mundo possuem aventureiros travestidos de técnico de futebol? Holanda  (no segundo tempo) e Alemanha deram aula para os aprendizes de nome... Dunga e Maradona - a bola pune amigos!

*********
O coração sul-americano, da raça e amor ao futebol, mantenve-se na Copa depois da batalha épica do Uruguai contra Gana.
A mão de Luizito Soares no último minuto da prorogação é o símbolo da garra uruguaia! Gyan perdeu o penalti, e com a moral que o Uruguai chegou nos penaltis não perderiam nunca!

Resta saber se contra a Holanda serão capazes de outro milagre, de qualquer forma a história da Celeste nessa Copa já é linda!

*********
A Espanha com o mesmo futebol frio (é verdade, o frio dessa Copa não é a Alemanha e sim a Espanha), mas bonito e de muito toque de bola, teve muito dificuldade contra o Paraguai.

Ao contrário das mentiras brasileiras e argentinas descritas acima, o técnico do paraguai montou seu time especialmente para pegar a Fúria, e por muito pouco não teve sucesso mesmo com um time muito inferior tecnicamente.

Os paraguaios perderam um penalti quando o jogo estava zero a zero. Aliás, o momento mais bonito e comovente da Copa até aqui foi o desespero de Cardozo (que pedeu o penalti após a partida). Veja:


Por essa frieza a Espanha pode endurecer o jogo contra a Alemanha, mas até o momento é levada nas costas por Davi Villa e Iniesta.
********
A Copa em suas semi-finais premiou o mérito, os melhores tática e tecnicamente (Alemanha e Holanda), o futebol bonito (Espanha), e o futebol coração / raça (Uruguai).

De qualquer forma, o melhor vencerá!

2 comentários:

  1. Boas análises Thiago. Sua leitura condizem com o acontecido, e mais, foram alertadas ante. Agora é fácil para os " entendidos" meteram a boca, mas são tão culpados quanto por se iludirem com as conquistas anteriores em competições de menor expressão.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Bazilio, muito gente se submeteu a arrogância do aprendiz de treineiro, nunca me conformei com sua escolha... e como disse no post... a bola pune!

    ResponderExcluir