domingo, 4 de julho de 2010

BRASIL 1 X 2 HOLANDA por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET


E não deu. Gostaria de não ter razão, mas os fatos anunciavam o desfecho da participação brasileira nesta Copa. Dunga colheu os frutos das suas escolhas equivocadas que forma encobertas por resultados incontestáveis, mas Copa é Copa e os melhores devem jogar. Mesmo quando ganhou sem brilho, como em 1994, o Brasil levou os melhores atletas e eles é que decidiram o jogo para nós. Sair para enfrentar os europeus com base apenas no preparo tático e físico é enfrentar o adversário com as armas que eles estão habituados. Vale ressaltar que isto é histórico, como os sul americanos, principalmente brasileiros, sempre demonstraram jogadores com alta capacidade técnica de definição, os europeus evoluíram muito no aspecto físico primeiramente e depois no tático. Infelizmente para nós, ainda carecemos de uma maior evolução na metodologia de treino, concepções táticas de jogo para fazer frente sem depender do talento de um Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso por exemplo. No aspecto físico estamos bem e nossa preparação é uma das melhores do mundo,mas deu para ver que nossa seleção já não é mais a melhor do mundo e nem a segunda, e talvez nem a 3º.
É preciso decidir o que se quer fazer para 2014, se apoiar na técnica ( tem que ver se há talentos para isto, não acho que tenham tantos assim), ou se nos apoiamos em um trabalho sério para daqui a 4 anos. Vale lembrar que a Alemanha virá forte, este time é para até 2018 por causa da sua pouca idade. Andei vendo alguns jogos do Brasil de 98 e de 2002, alvo de grandes críticas por parte da imprensa esportiva daépoca, mas o jogo é outro, principalmente no aspecto técnico. Se na parte tática existia várias zonas vulneráveis como laterais apoiando ao mesmo tempo, pouca marcação na saída de bola, se tinha jogadores como Bebeto, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Leonardo, Roberto Carlos e Cafú, entre outros, que sabiam o que fazer com a bola nos pés. E as bem armadas equipes européias acabavam sucumbindo diante do talento brasileiro, e hoje, quem pode faze isto?? Ronaldinho Gaúcho já não é o mesmo, Kaká ainda não mostrou ser o cara, muito menos Robinho. Neymar, Ganso,Philippe Coutinho, entre outros são promessas que podem ou não vingar. E aí, você está vendo este tipo de discussão na mídia???
Com relação ao jogo, o Brasil fez uma partida tranquila no 1º tempo mas não conseguiu definir o jogo, mas o que explica esta discrepãncia em relação ao 2º tempo. Simplesmente a Holanda não jogou no 1º e voltou bem melhor na etapa final. Com um adversário de verdade na 2º etapa o que se viu foi um domínio total das ações do jogo pela Holanda e o Brasil parando com faltas e escanteios, apesar de a falta do 1º ser duvidosa. Com 2 lances de treinamento, a Holanda virou o jogo ( não dá para falar que foi por acaso né Galvão) e deu a impressão que viraria de qualquer maneira diante de um adversário que se tornou a cara de seu técnico, descontrolado emocionalmente, perdido em campo e sem poder de reação. Se Dunga estivesse em campo seria mais útil do que no banco, foi horrível e vergonhoso para a classe de técnicos do Brasil.
Mas por que tanto nervosismo por parte dos brasileiros?? vamos por parte:

- Tod0s sabiam que Robben jogaria na ponta direita cortando para dentro e que ele não usa a direita nem para subir no ônibus, ora, então por que a marcação de Michel Bastos não se limitou a encostar no holandês e dar o fundo do campo para ele, quem joga bola sabe do que estou falando. Não. Michel deve ter sido orientado a"chegar junto" com pontapés no tornozelo para intimida-lo, ledo engano, Robben enfeitava suas quedas e o árbitro japonês caiu na dele enervando o time brasileiro.

- O Brasil voltou para o 2º tempo sem encontrar os holandeses na marcação, por causa da movimentação dos atletas na 2º etapa, isto deixou a equipe intranquila, além de não conseguir fica com a bola. Neste momento faltou um jogador como Ronaldinho, Ganso ou Neymar para segurar a bola, dar uns dribles e transmitir confiança. Ainda cito um que deveria estar na lista e jogaria fácil neste meio campo que é Hernanes, que muito se assemelha ao estilo Schweinsteinger de jogar. Mas nós tínhamos Felipe Melo, Josué e Kléberson... na hora que a corda apertou por que Dunga não colocou em campo???

- Em um time que fica cerca de 50 dias trancados, excessivamente focados e pertencentes a um grupo, na hora em que a vaca está indo para o brejo o que se espera é o que aconteceu. Desespero. Sou a favor da utilização de atividades que melhorem o nível de integração, comprometimento e concentração no futebol, mas Dunga errou na dose e colheu os frutos amargos. Nem o excesso de 2006 é bom, nem o de agora, é preciso achar o equilíbrio.


BRASIL - TIME ESCOLHIDO POR DUNGA NÃO É PARA GANHAR COPA DO MUNDO!!!


O Brasil mal convocado ficou ainda mais fraco com os desfalques de Elano e Ramires no meio campo. O 4-2-3-1 se encaixou bem diante da previsível e estática Holanda e fez 1 x 0 com belo lançamento rasteiro de Felipe Melo após uma jogada nitidamente trabalhada ( méritos para Dunga) onde Luis Fabiano abriu para um lado, Kaká para outro e Robinho entrou em diagonal. Na volta do intervalo, onde o Brasil poderia aproveitar seu ponto mais forte, o time não conseguiu desarmar pois chegava atrasado na marcação, as faltas foram acontecendo e o nervosismo subindo. Em lance ensaiado a Holanda fez o 1º gol e falha conjunta de Julio César e Felipe Melo e no 2º, Luis Fabiano permitiu que Kuyt se adiantasse no 1º pau e raspasse a bola para trás, esta jogada ´pe mortal e difícil de marcar depois, mas o marcador de Sneijder no lance era ... Felipe Melo.

Nesta fase do jogo o time saiu do seu desenho e Daniel Alves começou a centralizar para ajudar na marcação. isto apenas facilitou a virada de jogo holandesa e a dificuldade do Brasil pegar a bola. Para piorar a situação Felipe Melo fez o favor de ser expulso ( como todos já previam) e a situação brasileira ficou dramática. Para recompor , Daniel Alves virou volante de vez e o time tinha 5 atletas de marcação perdendo por 2 x 1 precisando arriscar. O jogo clamava pela ação do técnico, mas ...
O treinador (??) fez2 alterações, sacou Michel Bastos para entrada de Gilberto e Luis Fabiano ( ??) para entra de Nilmar. No desepero Lúcio virou centroavante e o time de forma desorganizada viu que Deus não foi brasileiro para operar um milagre.

Para criticar é fácil, eis aqui minha sugestão para tentar alguma coisa após a expulsão de Felipe Melo. Eu não tiraria Michel Bastos, pelo contrário, liberaria ele e Maicon para atacar alternadamente. Lúcio permaneceria na zaga com Daniel Alves ( por causa da velocidade e bola paradas) a frente dos zagueiros. Kaká teria a cia de Robinho na criação de jogadas, mas pensaria também em colocar Gilberto na lateral e adiantar Michel no meio, por causa do seu chute. Ou colocaria Grafite mais no final para alçar bolas na área. O ataque teria Nilmar pelos lados e Luis Fabiano ( não se tira o artilheiro nestas horas Dunga!!). Não sei se daria certo, mas pelo menos tentaria.




HOLANDA - CHAMADA NO INTERVALO GEROU OUTRO TIME NO 2º TEMPO!!!


Mudando o foco do nosso olhar, o que aconteceu com a Holanda no intervalo?? Creio eu que uma bela de uma chamada, senão nos gritos, de apelo emocional. O 4-2-3-1 permaneceu no jogo todo, mas o comportamento estático dos atletas no 1º tempo faz -me pensar se houve excesso de respeito, medo ou até preguiça por parte dos atletas. Bert Van Marwijk escalou o time com Stekelenburg no gol ( que defesa no chute de Kaká) com Van der Wield ( não fez a troca por dentro no gol do Brasil) pela direita, Heitinga e Ooijer centralkizados e lentos com Van Brockhorst pela esquerda formando a linha defensiva. Van Bommel e Nigel de Jong como volantes com Robben pela direita, Sneijder centralizado e Kuyt pela esquerda formando o trio de meias atacantes com Van Pierse n comando de ataque. A Holanda parecia estes botões ao lado no 1º tempo, estática, cada um no seu setor , facilitando a vida do Brasil.


Perceba no encaixe de marcação que a Holanda concentrou seu ataque pela direita em cima de Robben e só. Sem movimentação a Holanda permitia ao Brasil sair para o contra ataque e assim saiu o gol e algumas chances.
Ao lado está minha proposta para encaixar esta marcação em Robben, ele não volta muito para marcar e seria interessante liberar Bastos nas suas costas, para isto Juan, Lúcio e Maicon fechariam uma linha defensiva com Daniel Alves cuidando de Kuyt. Acho que o Brasil dominaria o jogo se assim o fizesse.

No 2º tempo a Holanda voltou com outra postura, atitude e movimentação. envolveu o Brasil com toque de bola e viradas de jogo que configuraram um verdadeiro baile onde o Brasil não conseguiu acionar o seu tão perigoso contra ataque.
Van Merwijk fez as alterações na segundas etapa apenas para oxigenar a equipe, mas mostrou ter feito algo no sentido emocional com seus atletas que voltaram mais confiantes. Huntelaar entrou no lugar de Van Pierse e só.






Um Abraço,



Um comentário:

  1. Concordo com vc Bazilio!

    Vamos ver agora se o coronel da CBF Ricardo Teixeira entrega essa seleção para um técnico de verdade, gostaria muito de ver uma Copa com uma seleção treinada pelo Luxemburgo!

    Teríamos um time de bom jogadores, bem organizados taticamente, e com craques... sem dúvida!

    Abs!

    ResponderExcluir