domingo, 25 de julho de 2010

ATLÉTICO - GO 3 X 1 CORINTHIANS por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET


Era um jogo do Líder contra o Lanterna, mas isto não quer dizer muito quando se trata de Campeonato Brasileiro. O Corinthians fez o que costuma fazer, tocou a bola, não corria riscos na defesa, tinha uma linha defensiva bem postada e mantinha o controle do jogo diante de um adversário montado de forma ofensiva. Porém, os erros de Chicãoe Danilo na saída de bola prejudicou o resultado da partida. Para piorar o time perdeu um penalty no momento crucial do jogo e após ficar atrás do placar se perdeu em campo. Sem organização, o time perdeu o poder de chegada no ataque e Mano mostrou mais uma vez que se sente desconfortável quando precisa fazer alguma "loucura tática". Precisará melhorar isto se quiser ter sucesso na Seleção Brasileira, onde não se tem tempo para treinar, mas se pode contar com os melhores de cada posição.



ATLÉTICO GO - ESVAZIAMENTO DO MEIO CAMPO FOI O ERRO TÁTICO, MAS OFENSIVIDADE FOI PREMIADA COM VITÓRIA!!!!


Sempre achei um retrocesso a chegada de Geninho ao competitivo time de Goiânia, com a lanterna na mão o clube contratou o técnico Roberto Fernandes, que é jovem e acostumado com a Série B, mas que tem sua chance na 1º divisão do Brasileirão. Na disputa contra o até então líder Corinthians, Fernandes surpreendeu e escalou o Atlético no 4-3-3 a moda antiga, ou seja, sem os atacantes ficarem voltando para recompor o meio campo. Isto quase foi fatal pois deixou o meio campo muito esvaziado, por outro lado, deu condições de explorar as dimensões exarcebadas do Estádio Serra Dourada. O goleiro Márcio, que defendeu um penalty crucial para o resultado do jogo, teve Dida pela direita e Chiquinho na esquerda alternando apoio pelas laterais e cobertura dos zagueiros Jairo ( que saiu depois para entrada de Daniel Marques) e Welton Felipe centralizados. Pituca como volante teve o apoio de Róbston e Willian que faziam dupla função de marcação e armação de jogadas. O ataque composto por 2 velocistas Pedro Paulo e Rodrigo Tiuí ( centralizado e forçando o erro da dupla de zaga corintiana) com Marcão fazendo bom jogo rondando a área.


Quando passou a frente do placar na segunda etapa, Fernandes fechou o meio campo com a entrada de Agenor no lugar de Rodrigo Tiuí, além disso , o bom Juninho entrou no final no lugar de Marcão e o Dragão mostrou que poderá reagir nesta árdua luta para fugir do rebaixamento e recuperar o atraso por confiar em um ultrapassado Geninho.









CORINTHIANS - EQUIPE FUGIU AO MODELO DE JOGO PROPOSTO POR MANO E COLHE DERROTA INESPERADA!!!!


O Corinthians jogou mal para perder?? Não. A equipe jogou omo vem jogando, sustemntado seu jogo na cartilha de seu treinador, ou seja, buscando manter o controle do jogo. E assim o time vem conquistando pontos mesmo sem encantar, mas sendo extremamente competitivo. Contudo, neste jogo o Corinthians cometeu 2 erros graves de saída de bola e sofreu 2 gols, ainda perdeu 1 penalty que mudaria o resultado do jogo com certeza. O 4-2-2-2 teve o goleiro Julio Cesar com Alessandro pela direita, Chicão e Paulo André centralizados e Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva que jogou sobre pressão com a presença de 3 atacantes enfiados. Ralf e Elias como volantes com a dupla de meias Bruno César ( que esta jogando muito) e Danilo ( apresenta queda de rendimento) compeltando o quadrado de meio campo. O ataque não teve o homem de referência e teve Iarley e Dentinho se movimentando muito por todo o campo de ataque.

O encaixe tático do jogo foi didático para entender o porquê que o 4-3-3 foi abolido do futebol a partir do fim dos anos 80. Com 3 atacantes que não voltavam para marcar, o Atlético teve dificuldade para ganhar o meio campo, já que o adversário tinha 4 atletas no setor. Porém , o jogo corintiano não foi tão objetivo como poderia ter sido e deu espaço para Pituca e Róbston mostrarem superioridade. Quando os laterais corintianos, principalmente Roberto Carlos, começou a apoiar, os espaos se amplificaram a favor do Timão, mas neste momento o time tomoui os gols que não poderia.




Com o placar adverso, o time se perdeu em campo e tentou chegar ao gol de forma desorganizada. Mano então sacou Roberto carlos para entrada de Defederico e sacou Dentinho para entrada de Souza. Com isto Bruno César foi improvisado na esquerda mas achei muito pouco. Por isto creio que Mano precisa ter mais alternativas táticas para momentos em que, por erros individuais, a coisa não caminhar como o planejado. Veja no encaixe de marcação como o Atlético se fechou com 2 linhas a frente da área e segurou o resultado.



Veja os melhores momentos do jogo:



Um Abraço,

Um comentário:

  1. O jogo tava controlado mas o Danilo fez uma besteira monstro! Iarley caído no chão chuta a bola pra fora... e não nas costas do juiz e dá o gol pro adversário.

    Sobre o Mano acho que foi a melhor escolha, aliás considero ele melhor até que o Muricy.

    ResponderExcluir