domingo, 25 de julho de 2010

Espanha campeã do Mundo, e agora?

Confesso que no momento do jogo meu coração pendeu para o lado holandês, pela simpatia a história de craques da laranja mecânica (Cruyff, Van Basten, Gullit, Bergkamp e cia) representados nessa Copa por Sneijder e Robben.


Mas o título espanhol teve todo merecimento, em mais um jogo o futebol conjunto de toque envolveu, dominou o adversário, e o gol demorou (como diria Parreira, "um detalhe"!) mas saiu premiando ainda um dos jogadores que representam esse novo estilo de futebol - com Iniesta. Melhor que ele, apenas Xavi para representa-lo, o maestro da Espanha.

Tomara que Holanda, e principalmente a campeã Espanha, ditem nova moda no futebol mundial. Que caía fora os 3, 4 zaqueiros e os 3, 4 volantes para dar lugar a 11 jogadores que saibam realmente jogar bola! (Sim são 11 mesmo, ou vocês querem que eu tire o goleiro e esqueça que Casillas, alvo de fofocas e bobagens ao longo da Copa, foi quem garantiu o 1º título mundial espanhol?)

Agora vocês notaram que falamos acima em novo estilo de futebol, será novo mesmo? Ou será que ele estava esquecido atrás de volantes e zagueiros brucutus?

Encerrou-se uma Copa onde Alemanha jogou como Brasil, e Brasil jogou não como Alemanha mas como Rússia ou Escócia.

Entramos agora em uma nova era pra 2014, sem brincar de  "inventar" comandante, com um profissional sério e competente - Mano Menezes.

Mano nunca ficou preso a esquemas nem foi refém de jogadores, nem mesmo Ronaldo Fenômeno. Em 2009, quando tinha recursos humanos pra isso, jogou bonito e foi campeão da Copa do Brasil jogando com 3 atacantes (Ronaldo, Jorge Henrique e Dentinho) e um maestro camisa 10 atrás (Douglas). 

Não quer dizer que o Brasil jogará assim a partir de agora, mas que temos na Seleção um profundo conhecer de táticas e jogadores, se a CBF deixar acredito muito nesse trabalho! Quem perde com isso é apenas o Corinthians, de Mano para professor Pardal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário