sábado, 10 de julho de 2010

Futebol Cerebral e Futebol de toque (e posse) de bola saem vencedores nas semi-finais!

O cérebro venceu o coração. Assim podemos definir a vitória holandesa sobre o Uruguai.

A Holanda chega a final com um time muito bem armado, e mais que isso, com craques que fazem diferença, como Sneijder e Robben - cada um fez um gol na vitória de 3 a 2 sobre a Celeste.

Caso Sneijder jogue na final o que vem jogando nessa Copa as chances holandesas aumentam demais, o camisa 10 laranja é o melhor jogador do Mundial independente de ser campeão ou não.
O time uruguaio mostrou porque foi o único sul-americano nas finais, nenhum time de nosso continente jogou essa Copa da África com tanta raça, com tanto coração. E é bom lembrar, que mesmo jogando menos que a Holanda, os uruguaios foram prejudicados pela arbitragem em um gol holândes (o segundo) que estava impedido.

Ficando em terceiro ou quarto lugar, a campanha da Celeste Olímpica foi muito bonita, e os jogadores serão recebidos em Montevideo como heróis nacionais.

**********

Um time paciente, com excelente toque e controlador da posse de bola, esse foi o time que bateu o futebol mais bonito da Copa de 2010.

A Alemanha não conseguiu encaixar seu jogo de contra-ataques fatais em um time que tem as qualidades elencadas acima. 

As fragilidades da Argentina e da Inglaterra foram exploradas cirurgicamente pelo time de Joaquim Loew, mas dessa vez ele enfrentou um time de conjunto superior ao dele (sem contar a ausência da revelação da Copa - Thomas Muller). Mesmo assim, essa Alemanha deverá vir muito forte em 2014.

A realidade é que a Espanha dominou as ações durante toda a partida, e venceu de apenas 1 a 0 porque esse é o fraco da Fúria - a falta de objetividade e os poucos gols. Já a força desse finalista é evidente, com a base do Barcelona, o time joga junto há muito tempo, e apesar dos excelentes jogadores como Xavi, Iniesta e Villa, sua força está no conjunto - que permite fazer esse jogo de domínio e toque de bola.

Enfim, a Copa da África chega a uma final inédita e imprevisível. 

Futebol Cerebral (que precisa de suas individualidades) X Futebol Conjunto (que precisa ter a bola o tempo todo). Façam suas apostas!

2 comentários:

  1. Ainda bem que o conjunto venceu, pois assim é o futebol (um esporte coletivo)!
    Parabéns pelo seu Blog, estou seguindo-o!
    Futebol – Paixão e Profissão
    Abraços!
    Treinador Braccini

    ResponderExcluir
  2. Realmente o conjunto venceu, e é impressionante como a Espanha sabe jogar esse futebol coletivo.

    Mesmo assim, confesso que o coração estava do lado dos craques, diferenciados, que não conseguiram brilhar tanto na final - Sneijder e Robben.

    Abraço e seja bem vindo!

    ResponderExcluir