segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CORINTHIANS 1 X 0 PALMEIRAS - Prancheta do Técnico por BAZILIO AMARAL


FOTO: LANCENET

Na comemoração dos 70 anos do estádio do Pacaembú, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 x 0 com gol de cabeça do baixinho Jorge Henrique. Aliás, eu não vi nenhum comentário dos nossos "especialistas" sobre a qualidade do cruzamento de Tcheco, e ainda mais, o " toque" dado por Mano Menezes para o meia antes do cruzamento. Mano disse que Jorge estava nas costas do zagueiro e Tcheco mandou nas costas de Edinho.

Logo depois Roberto Carlos foi expulso justamente após falta violenta sobre João Arthur, o palmeirense respirou, o corintiano se preocupou, mas o ajuste tático feito por Mano e rapidamente absorvido pelos atletas foi determinante para dominar a partida.

O Palmeiras tentou, tentou, Muricy mexeu duas vezes na 1º etapa e colocou 3 atacantes abertos, mas faltou iniciativa dos homens de frente para furar o bloqueio alvinegro. Foi como se o Corinthians tivesse feito com maestria o ensinado pela escola européia e ao palmeiras faltou a molecagem brasileira que está sobrando no Santos.

Chama a atenção nos números doScoutOnline que o campeão de desarmes do Corinthians foi Danilo e fez mais do que Pierre, o campeão palmeirense. Mesmo com 61,3% de posse de bola o Palmeiras não conseguiu chegar ao ataque com força o suficiente para chegar ao empate e quando o fez encontrou Felipe inspirado. O Alviverde tentou pelos lados do campo, foram 50 cruzamentos no jogo com 39 errados, finalizou de longe e teve 17 remates ao gol, sendo 8 certas. Mas faltou a jogada individual necessária para furar um bloqueio tão denso como o Corinthians fez.

CORINTHIANS - FOI UMA BOA EXPERIÊNCIA PARA A LIBERTADORES!!!!


Sem Ronaldo, Mano deu uma idéia ontem de quem está na frente na corrida para ser titular do Corinthians para a estréia na Libertadores. Armado no 4-2-3-1 com um lado direito mais cadenciado e com um lado esquerdo mais veloz, o time teve Felipe no gol, Alessandro na direita,Chicão e Willian centralizados e Roberto Carlos na esquerda. Ralf como volante teve companhia de Elias, que saia para o ataque, Tcheco pela direita, Danilo centralizado e Jorge Henrique pela esquerda completaram o setor com Iarley isolado no ataque. Mas nem deu para avaliar este sistema, com o gol de bola parada e logo depois a expulsão de Roberto Carlos, o Corinthians modificou a sua maneira de jogar.


Com atletas versáteis Mano não precisou fazer alterações para fechar a equipe. Com 2 linhas de 4, mas sem abdicar do contra ataque, oCorinthians dominou seu campo de defesa com propriedade e desfez a vantagem numérica do Verdão. Depois de tentar Danilo, Mano posicionouRalf pelo lado esquerdo para compor as duas linhas de marcação, o voluntarioso Jorge Henrique compunha a 2º linha quando o Palmeiras atacava por ali e posicionava como atacante/meia se a bola estava do lado direito da defesa ou com o Corinthians. Danilo como volante fez uma partida sensacional.



Na segunda etapa mano fez as alterações para oxigenar a equipe, que estava correndo muito. assim saíram Iarley para a entrada de Dentinho, Jorge Henrique deu lugar a Edu e Tcheco saiu para a entrada de Jucilei. Com isto foram formadas 2 linhas de 4 fixas e a vitória acabou merecida, mas em um lance bobo de linha de impedimento ( não se faz linha naquela altura do jogo), quase que o Palmeiras empata na hora derradeira.







PALMEIRAS - TATICAMENTE MURICY TENTOU DE TUDO, MAS FALTOU QUALIDADE!!!


O Palmeiras foi surpreendido pelo gol de bola parada e não conseguiu fazer valer seu jogador a mais em campo, mesmo com Muricy modificando a estrutura tática para o 4-3-3 ainda no 1º tempo, liberando os laterais, fazendo inversão de lado, faltou a qualidade técnica para aproveitar as escassas chances criadas ou romper as 2 linhas de 4 alvinegras. o goleiroMarcos teve Figueroa na direita, Gualberto e Danilo centralizados com o nervoso Armero formando a linha defensiva. Edinho centralizado, Pierre pela direita e Márcio Araújo pela esquerda formaram um trio de volantes com Clayton Xavier e João Arthur como meias abertos. Robert centralizado no ataque ainda perde muitos gols em momentos decisivos.


Veja no encaixe de marcação qual era a proposta de jogo dos treinadores, creio que com exceção da bola parada para ambas os times, as opções de desequilíbrio do adversário eram escassas. O Corinthians talvez levaria vantagem em seu lado esquerdo com Jorge, Roberto e Danilo em cima deFigueroa e Pierre, enquanto pelo lado do Palmeiras sem Diego Souza, não via algo a ser destacado.






Após a expulsão de Roberto Carlos e vendo que 3 volantes eram inúteis para furar as 2 linhas de 4,Muricy sacou Gualberto ainda no 1º tempo para a entrada de Daniel aberto na direita, assim o 4-3-3 com 2 pontas antigos foi adotado. Na eminência de perder Armero por expulsão, o treinador o sacou para a entrada de Wendell, e ai poderia ter sido um pouco mais ousado.

Veja como Wendell bateu com Tcheco ( que não rápido) e não conseguiu progredir por este lado. Além disso a linha defensiva corintiana deu conta dos 3 atacantes palmeirenses. No meio da segunda etapa Willian entrou no lugar de João Arthur, que perdeu muitas bolas. No final Clayton Xavier foi expulso e Willian passou a jogar na armação das jogadas.


Um Abraço,

2 comentários:

  1. Bem lembrado a interferência do Mano no lance do gol, e a execução perfeita do Tcheco. (Não entendo como parte da imprensa e da torcida ainda não valoriza o Mano como ele merece)

    A dedicação tática do Danilo também me surpreendeu demais... ele e JH são o sonho de todo técnico.

    Os 10 foram guerreiros demais, mas como fiz no meu post, Felipe tem que ter um destaque especial: quando a bola passou ele fechou o gol! (E muitas vezes pegam demais no pé dele)

    Apenas uma discordância, na Europa seria brincadeira de criança, mas mesmo no confuso critério brasileiro a expulsão do Roberto Carlos foi injusta! Lembro a todos que no último clássico o Danilo (Palmeiras) fez muito pior, continuou na partida e ainda marcou o gol de empate...

    Ficou claro que esse lance RC6 estava acostumado a fazer sem problema lá... mas aqui no Brasil terá muito juiz estrelinha querendo aparecer em cima de jogadores como ele!

    ResponderExcluir
  2. Bazilio, o Mano já vai para a sexta formação... como ele monta esse time de hoje?

    Felipe, Alessandro, Chicão, William e Escudero; Marcelo Matos, Elias, Tcheco e Danilo; Dentinho e Iarley.

    Abs!

    ResponderExcluir