quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PONTE PRETA 2 X 1 CORINTHIANS - Prancheta do Técnico por Bazílio Amaral

FOTO: LANCENET

A Ponte Fez um excelente jogo ontem à noite contra o Corinthians em Campinas, onde se superou na marcação na primeira etapa e saiu para o jogo na etapa final desequilibrando o padrão de jogo corintiano. Destaques para Vicente, que fez uma excelente jogo, e Finazzi que parece esperar grandes jogos para aparecer. depois de entrar na segunda etapa o atacante "quase não pegou na bola", mas foi o atacante de área que a Ponte precisava para explorar a deficiência de Willian na zaga corintiana. Finazzi sofreu penalty de Escudero, após furada de Willian e fez o gol da vitória nas costas do quarto zagueiro corintiano.

Já pelo lado do Corinthians, deu para ver que Mano Menezes tentou administrar o jogo, mas errou ao não ter opções ofensivas no banco de reservas. As mudanças de Sérgio Guedes fizeram o Corinthians perder o controle da partida, conceito tão importante no trabalho do técnico gaúcho. Com a correria da segunda etapa o Timão se desorganizou e cedeu espaços para o lateral Vicente fazer duas assistências para os gols pontepretanos. Agora o corintiano se pergunte: Será que Willian dá conta de enfrentar os atacantes de área que estarão na Libertadores??

PONTE PRETA - EQUILÍBRIO NA SEGUNDA ETAPA GARANTE VIRADA!!!!

Sem poder contar com Otacílio Netto, emprestado pelo Corinthians, Sérgio Guedes optou por fechar o time e adotou o 4-3-2-1. Com isso a equipe correu riscos ao chamar o Corinthians para seu campo e não ter uma saída de bola rápida. Leandrinho, Gadelha e Tinga estavam encaixados na marcação corintiana e os volantes não consegiam armar de trás. Os laterais também estiveram presos e não conseguiram fazer a transição ofensiva. Contudo o time levou perigo quando Tinga e Gadelha conseguiram escapar e criaram a melhor chance da equipe na primeira etapa. Eduardo Martini teve Edilson na direita e Vicente na esquerda com Jean e Léo Oliveira ( este joga muito) formaram a linha defensiva. Deda ( que não consegue fazer a transição ofensiva), Guilherme e Manteiga ( muito marcado por Boquita) formaram o trio de volantes. Tinga e Gadelha nas meias com Leandrinho no ataque completaram a equipe.

A Ponte apresentou uma variação que não conseguiu se firmar devido a forte marcação adversária. O 4-2-3-1 se formava quando Manteiga se posicionava entre os meias, porém como a Ponte não conseguia segurar a bola o time não saia de trás.








No intervalo Sérgio Guedes começou a ganhar o jogo ao sacar Deda para a entrada de Danilo Portugal, aparentemente pode parecer 6 por meia dúzia, mas na realidade a mudança foi muito grande. Guilherme ficou centralizado na marcação, sendo mais rápido e mais técnico que Deda. Danilo pela direita e Manteiga pelos lados passaram a fazer a transição ofensiva pelo meio, esta situação preocupou o sistema defensivo corintiano e com isso Vicente e Edilson passaram a ter mais liberdade. Não sei se a intenção era realmente promover tudo isto ( de repente Deda se lesionou), mas deu para perceber que o meio da Ponte fica mais versátil sem o capitão.



Mesmo com a melhora da equipe a Ponte foi castigada com um gol contra após jogada individua de Jucilei, Sérgio sacou Tinga para a entrada do iluminado Finazzi, desta maneira Vicente passou a ter a referência para seus cruzamentos.
Após conseguir a virada, Guedes sacou Leandrinho, já exaurido, para a entrada de Galiardo. O volante passou a marcar os volantes adversários e a Ponte a sua torcida seguraram o placar. Destaque para Eduardo Martini, que após falhar no gol do Corinthians, salvou a Ponte com pelo menos 2 intervenções no fim do jogo.


CORINTHIANS - QUANDO PRECISOU ATACAR... CADÊ O BANCO?? LIÇÕES PARA A LIBERTADORES!!!

Na estréia de seu terceiro uniforme o Corinthians perdeu a sua invencibilidade de 28 jogos no Campeonato Paulista mas pode tirar lições importantes para a tão almejada Libertadores. Eu sinceramente temo por um desempenho menor do que o esperado no torneio continental deste ano se não houver alguns cuidados. Mano Menezes armou a equipe em um 4-2-2-2 com uma variação para o 4-3-1-2, dependia do posicionamento de Boquita. Felepe teve Alessandro ( sem apoiar) na direita, Chicão e Willian no miolo de zaga com Escudero pela esquerda apoiando de forma desajeitada mas com bons cruzamentos. Edu e Jucilei como volantes e Danilo e Boquita nas meias. Dentinho caindo pelos lados e Iarley fazendo o atacante por dentro mas errando demais.

Veja que no encaixe de marcação que a Ponte bloqueou a sua entrada da área e o Corinthians passou a depender do apoio dos laterais, que não tinha, e de melhor desempenho individual do seu ataque. Por outro lado a Ponte não conseguia sair pelas laterais e Manteiga, seu melhor volante para transição, estava bem marcado. Com isto a Macaca dependia de Deda que tinha liberdade, já que tinga , gadelha e Leandrinho tiveram muitas dificuldades para segurar a bola dinte da defesa bem postada. Neste momento do jogo o zagueiro Willian jogou confortavelmente pois não havia 1 atacante de ofício, lembrando que Leandrinho é um segundo atacante.


Veja no encaixe quando a Ponte fazia o 4-2-3-1 que os 6 atletas de marcação postados pelo Corinthians recuperavam rapidamente a bola e por isto a estratégia não deu certo.










Na volta do intervalo o encaixe foi alterado por causa das alterações de Sérgio Guedes, o trio de volantes passaram a fazer a transição pelo meio com mais qualidade, com isso os laterais pontepretanos tiveram a liberdade que não havia até então.
E quando Finazzi entrou no jogo a dupla de zaga do Corinthians passou a ser mais exigida e Wilian falhou muito. Vicente cresceu e o Corinthians perdeu o controle do jogo que tanto busca em seus jogos.


Para dar mais ofensividade, porém sem muitas opções, Mano sacou Iarley para a entrada de Edno, que não é nem sombra do jogador que conheci na Portuguesa. Além disso Danilo deu lugar a Moraes e com esta alteração o poder de marcação sobre os volantes adversários caiu.

No desespero, Mano sacou Escudero para a entrada de Tcheco, com isto Edu vai para a lateral, Jucilei e Boquita como volantes e Edno aberto na esquerda e Moraes abrindo na direita.

Um Abraço,

2 comentários:

  1. Acho que a escalação inicial mexeu demais no time que teve aquela vitória suada com o Palmeiras... na minha opinião teria que ter mantido o maior número de jogadores possível daquele time.

    Escudero - perdi a paciência, Dodô deveria ser o reserva imediato do Roberto Carlos.

    Edno - tinha muita esperança nele, mas não sei o que está acontecendo. Achei até que ele poderia assumir a vaga de reserva do Ronaldo jogando no ataqque.

    William - gosto muito do futebol dele, mas tem tanta gente com medo dele na Libertadores que estou começando a suar frio... e lembrar de Guinei, Alexandre Lopes e cia... será?

    Voltando ao Mano, tá na hora dele diminuir o número de alterações por partida, começar a repetir escalações e dar entrosamento ao time da Libertadores.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. O time do Corinthians de amanhã é bem melhor do que aquele que enfrentou a Ponte:

    Felipe, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Marcelo Mattos, Elias, Tcheco e Jorge Henrique; Dentinho e Iarley.

    ResponderExcluir