domingo, 7 de fevereiro de 2010

CORINTHIANS 4 X 0 SERTÃOZINHO - por BAZÍLIO AMARAL.


FOTO: UOL


Com a base do time que vai estrear na Libertadores o Corinthians goleou o frágil Sertãozinho no Estádio do Pacaembu. O Timão jogou para o gasto e conseguiu construir o placar com outra boa atuação de Jorge Henrique. Iarley errou muito e o time demonstrou novamente falta de poder de penetração. Roberto Carlos jogou melhor e Alessandro apoiou mais durante a partida, criando mais uma opção contra defesas retraídas, contudo, a defesa conviveu com uma zona vulnerável em seu lado direito, já que Alessandro e Elias subiam e Chicão ficava sobrecarregado para cobrir o setor, existe a necessidade de haver uma compensação defensiva para aumentar a cobertura da defesa.

O Sertãozinho estreou o técnico Paulo Comelli ( ex Oeste) e mostrou como um time que não tem um consistente sistema defensivo deve se comportar contra um grande fora de casa. O time tentou se defender com um punhado de volantes e apenas com a opção de ligação direta com os atacantes. por causa da deficiência do lado direito do Corinthians, Léo Mineiro teve duas chances de fazer o gol e foi só!!! Mesmo com a tentativa de liberar os laterais e atacar pelos lados fracassaram pela falta de armação pelo meio, consequentemente o Corinthians dominou o jogo e acabou goleando para a festa da Fiel.

CORINTHIANS - CUIDADO PARA NÃO SE ENGANAR COM A FRAGILIDADE DO ADVERSÁRIO!!!

Mano Menezes armou sua equipe poupando apenas Ronaldo em relação ao provável time titular. Talvez paire dúvidas sobre o aproveitamento de Danilo e Ralf. A proposta tática foi de um sistema híbrido entre o 4-4-2 com 2 meias abertos e o já conhecido 4-2-3-1, tudo dependia da movimentação deTcheco e Iarley/ Dentinho. O goleiro Felipe teve Alessandro (desta vez apoiando) na direita, Chicão eWillian centralizados com Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Marcelo Mattos como volante cobrindo Roberto e Elias como 2º volante saindo para o jogo, mas sem fazer a cobertura de Alessandro. Tcheco e Jorge Henrique completando o meio com Iarley e Dentinho no ataque.

Com o jogo controlado, o que não aconteceu na segunda etapa contra a Ponte, Mano fez as 3 alterações e definiu o 4-2-3-1 como sistema principal. Edno, que finalmente fez seu gol, no lugar de Dentinho, Moraes no de Iarley e Jucilei no de Tcheco configuraram a nova formação da equipe.








SERTÃOZINHO - JOGOU PARA SE DEFENDER E ACABOU GOLEADO!!!!

Na estréia de Paulo Comelli, o Sertãozinho não aproveitou as 2 chances que teve e foi goleado pelo Corinthians. A estratégia excessivamente defensiva dificultou a transição para o ataque, que se baseava na ligaçãodireta para a dupla de ataque. o goleiro Luiz Henrique teve Ricardo Lopes na direita, Erivélton e Pablo compondo o miolo de zaga com João Paulo na esquerda formando a linha defensiva. Éverton, magal e Marcus Vinicius, típicos volantes "brigadores", formaram o trio de marcação, porém não auxiliavam no apoio ao ataque. Harison com único meia não conseguia receber a bola e acabou não participando do jogo. léo Mineiro e Mendes no ataque viveram de lançamentos longos e quase Léo faz o gol doSertãozinho.

Ainda no 1º tempo, Comelli sacou Harison e colocou mais 1 volante.Adorinan foi o escolhido e a equipe passou a jogar no 3-5-2 com Marcus Vinicius indo para a direita da zaga. A idéia era liberar os las para atacar pelas laterais, contudo, o setor de criação no meio sumiu e os alas foram forçados pelo Corinthians a recuar, ou seja , o time jogou na prática no 5-3-2. Comelli sacou no meio do segundo tempo a dupla de ataque para a entrada de Waldir e Washington.





Um Abraço,

2 comentários:

  1. Bazilio,

    mais uma vez parabéns pela visão da tático do jogo que vc tem!

    Queria te perguntar se concorda comigo sobre o Iarley, tive duas percepções dele ontem...

    a primeira foi a do excesso de erros que vc já comentou, já a segunda (mesmo errando) ele supera nessa função de pivô Souza e Bill de longe... as opções que Mano tinha ontem.

    Acho que o gol do Jorge Henrique exemplifica bem o que estou dizendo, ele deu um toquinho de calcanhar rápido para o Alessandro sair muito bem na cara do gol.

    O que vc acha?

    Outra pergunta, vc não acha que o Mano pode testar mais o Edno de atacante como entrou ontem? Antes, na maioria das oportunidades que ele tinha tido jogou mais atrás como meia...

    Grande abraço parceiro!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você sobre o iarley, acho que ele é o melhor companheiro para Ronaldo que o time terá, pois é inteligente. Por isso acho que o 4-4-2 com 2 meias abertos será mais utilizado. Quanto ao Edno, eu particularmente gosto muito dele e creio que ele tem potencial para fazer bem esta função, contudo, deve-se ter paciência com ele até pela formação futebolística do atleta. O Edno foi formado em clubes pequenos e chegou com certa idade até clubes grandes. Mas, sinto uma certa má vontade de Mano para com ele ( rusgas antigas) e isto dificulta a relação um pouco, por isso o gol foi tão importante.


    Um Abraço,

    ResponderExcluir