sábado, 6 de fevereiro de 2010

Diário Corinthiano (7): a preparação!

Perdemos a série invicta de 28 jogos contra a Ponte, mas isso não é o fim do mundo. Temos metas muito mais importantes a conquistar esse ano.

Abaixo, para exemplificar isso, temos o post, do Álvaro, do excelente blog "Não para de Lutar!"

A IMPORTÂNCIA DO RODÍZIO

by Álvaro de Campos

Saiba como foi a pré-temporada dos clubes brasileiros

Aqui a gente não nada com a maré. Se todo mundo está se manifestando contra o rodízio, os bêbados habilidosos daqui ficam a favor.

Pois o boteco mantém o que disse lá atrás: fica rodízio!

Dói. É um porre. A gente perde jogo que não precisava perder. Só que Real Madrid teve 49 dias antes do primeiro jogo oficial. Timão teve 14 e em 30 já era derby.

Por conta do rodízio, dentro de duas semanas teremos um time equilibrado fisicamente e muito superior, sempre no aspecto físico, aos outros times brasileiros.

Pelo gráfico do UOL: quem treinou menos, optou por trabalho com bola visando o jogo da semana. Quem treinou mais, trabalhou a parte física, deixou jogador com a perna “pesada” e com dificuldade para correr (principalmente no 2o tempo) – coisa que temos visto nas diversas partidas deste ano.

Quem está no primeiro grupo vai ter que correr atrás do aprimoramento físico o ano inteiro, vai ter mais contusão, vai ter (naqueles atletas com propensão) um time mais pesado. Quem está no segundo grupo vai poder realizar mais trabalhos táticos, ter menos contusões e, no caso da contusão, ter uma recuperação mais rápida ao longo do ano.

Ah, e time de ponta que ainda faz “coletivo” está na idade da pedra. Hoje tem até software que ajuda a construir trabalho tático específico.

Corinthians projeta auge físico em mata-mata e se adapta à parada da Copa

Mas tem algo importante que eu já queria ter colocado por aqui: esse é o time do Mano. Os jogadores foram escolhidos segundo um esquema de jogo que está na cabeça dele. Por mais que concordemos que foram boas contratações, ninguém foi contratado por “oportunidade”, mas porque era peça do quebra-cabeças do treinador.

E esse cara mostrou competência na montagem de boas equipes em duas oportunidades. Agora é a terceira tentativa.

Portanto, devemos dar esse crédito ao treinador. Se tudo der errado lá na frente, aí, toda a responsa será, obviamente, do Comandante.

Um comentário:

  1. Pois é àlvaro. Foi o que aconteceu com o Botafogo de estevam ( perna pesada) contra o Vasco de mancini, que se preparou para o clássico.

    ResponderExcluir