segunda-feira, 31 de maio de 2010

CORINTHIANS 4 X 2 SANTOS por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET



Com grande atuação do sistema defensivo, de Bruno César e de Mano Menezes o Corinthians teve um resultado incontestável sobre os apagados " Meninos da Vila" no Estádio do Pacaembú. Mesmo com o erro da arbitragem ao anular um gol legítimo quando o jogo estava 1 x 0 para o Timão, a vitória foi Maiúscula. Mano conseguiu armar uma equipe que fechou as principais peças do Peixe, deixando o jogo desconfortável, e conseguiu explorar os vários "buracos " que o time de Dorival deixa na sua defesa. Claro que quando o ataque funciona ninguém percebe, mas quando Neymar ( que não saiu da ponta esquerda e foi anulado por Jucilei e Chicão) e Ganso não conseguem se destacar fica difícil a defesa segurar a bomba lá atrás.


CORINTHIANS - MEIO CAMPO GANHA UMA FORMAÇÃO INTERESSANTE!!!!


Mano armou um time sob encomenda para o Santos, o 4-2-2-2 teve um posicionamento encaixado nas principais peças santistas. O goleiro Felipe teve Jucilei na direita formando uma linha de marcação com Chicão e Willian para segurar Neymar. Deu certo. Faltou ao santista mudar de lado para ver como iria se comportar o sistema de defesa, já que Roberto carlos jogava mais avançado, parecido como o modo que André Santos jogava em 2008. Ralf e Elias forma os volantes com Ralf caindo mais pela esquerda, assim como Cristian em 2008, e Elias jogando da maneira que rende melhor, vindo de trás. Danilo e Bruno César fizeram uma partida extraordinária ao jogar em cima de Wesley e Arouca, outras grandes armas santistas. Jorge Henrique e DEntinho não jogaram abertos, mas caiam em diagonal nas costas dos laterais do Peixe que costumam jogar de forma muito ofensiva e deixaram os zagueiros do Peixe sem uma referência para marcar.


Mano demorou para mexer na equipe e quando o fez foi para evitar que o Santos causasse um desequilíbrio em sua defesa. Iarley entrou no lugar de Jorge Henrique cansado, e Paulinho entrou no lugar de Bruno César. Com isto a plataforma de jogo foi alterada para o 4-4-2 losangal. Roberto carlos passou a compor a linha defensiva e Ralf, Paulinho e Elias formaram um tripé de volantes que saiam para o ataque com muita força.







SANTOS - EQUIPE PARECE TER PERDIDO A MÃO DEPOIS DO CASO DE INDISCIPLINA!!!


O Santos foi para o jogo na mesma formação do jogo contra o Guarani, onde digamos de passagem, o resultado de vitória foi enganoso. Contudo, encontrou um Corinthians armado de forma mais inteligente, assim o 4-2-2-2 ofensivo de Dorival não encontrou espaços e sofreu uma derrota significativa. O goleiro Felipe teve Pará e Léo nas laterais e Edu Dracena com Durval centralizados. Arouca e Wesley foram os volantes com Marquinhos e Paulo Henrique Ganso como meias. André e Neymar ( que falou que daria outro chapéu em Chicão com a bola parada) forma anulados pela defesa corintiana.




Veja no encaixe de marcação como o Corinthians marcou e saiu para o jogo com muita eficiência. Pela forma que o Santos joga, Elias encontrou espao para chegar ao ataque sem ser incomodado já que não era acompanhado nem por Ganso ou Marquinhos. Roberto carlos foi um armador pela esquerda e Léo e Pará tinham sempre Dentinho e Jorge Henrique caindo nas suas costas.







Durante a segunda etapa, Dorival sacou Neymar e Pará para entradas de Mádson e Marcel formando um 4-3-3. Talvez a idéia fosse explorar a ligação direita como foi contra o Bugre, mas desta vez teve o contra veneno de Mano que armou uma linha defensiva fechada por 3 volantes para disputar a segunda bola e puxar contra ataques perigosos.






Dorival foi para o tudo ou nada e sacou o zagueiro Edu Dracena para a entrada do meia Zezinho, com isto Arouca foi recuado para a zaga e Marquinhos passou a ser volante, mas estas alterações apenas abriram mais espaços para o Timão nos contra ataques.








Veja os melhores momentos do clássico:



Um Abraço,

2 comentários:

  1. Gosto de ler os posts desse blog. Tenho aprendido muito e quando assisto a um jogo fico mais atenta aos lances. Mas o bom mesmo, prá mim, é comemorar quatro vezes: gol! gol! gol! gol! No final, não é isso que importa de verdade?
    pra mim é!!! Abç.

    ResponderExcluir
  2. Bazilio sugiro que altere a questão do erro de arbitragem... todos os tira-temas mostraram Marquinhos impedido... na realidade a posição da câmera de TV que estava ruim para enxergar o lance!

    Jornalistas decentes já pediram desculpas, como Mauro Beting... os outros mediocres esperam o povo esquecer seus comentários errados!

    ResponderExcluir