sexta-feira, 7 de maio de 2010

CORINTHIANS 2 X 1 FLAMENGO por Bazílio Amaral



FOTO: PORTAL TERRA


E o sonho corintiano acabou na noite de Quarta no Pacaembú, entretanto, o jogo de ida no Maracanã mostrou um peso maior na classificação final. O Corinthians se absteve de atacar no jogo de ida, ainda mais com aquele temporal, não se adaptou ao jogo e não fez o tão importante gol fora de casa. No jogo da volta o Timão fez uma blitz no 1º tempo e conseguiu abrir 2 x 0 que daria a vaga e se aproveitou do erro de Rogério Lourenço ao escalar Vinicius Pacheco para compor a segunda linha de 4, mas o treinador flamenguista mexeu bem no intervalo e o Flamengo conseguiu o gol salavador com Vagner Love. A partir daí o Corinthians se perdeu e faltou a organização ofensiva para furar o bloqueio carioca, mesmo assim criou algumas chances na base do sufoco mas a trave e o goleiro Bruno salvaram o Flamengo.
Incompreensível o modo como Mano Menezes se perdeu na 2º etapa, a saída de Elias foi sintomática. O meia fez uma boa partida na parte tática e parecia não ir tão a frente como de costume porque tinha que fazer a compensação defensiva, se liberado iria. Não era o caso de abrir mão de um jogador tão importante em um momento tão espcial, além disso a falta de apoio pelo lado direito foi decisivo pois permitiu ao Flamengo encaixar a marcação do lado de Roberto carlos.
Os números cedidos pelo Scout Online mostraram um domínio de posse de bola pelo Corinthians, mas o Flamengo foi muito eficiente em seu sistema defensivo superando o Timão nos desarmes e interceptações em um jogo de poucas faltas. Nas finalizações o Timão mostrou poder de fogo tendo 21 oportunidades contra 11 do Flamengo, mas o aproveitamento é que foi notório com 8 pelo Corinthians ( sendo 5 de Ronaldo que jogou bem neste jogo), enquanto que o Flamengo teve apenas 2 acertos, mas fez 1 gol.


CORINTHIANS - BLITZ NO 1º TEMPO E DESORGANIZAÇÃO NO 2º CULMINAM NA TRISTE ELIMINAÇÃO!!!


Mano Menezes, que renovou seu contrato até 2011 após colocar seu cargo a disposição, armou uma blitz para cima do Flamengo e o objetivo foi adiantar a marcação da saída de bola, ter segurança na sua linha defensiva, principalmente no trio Alessandro - Chicão e Willian, e fazer a bola chegar até Ronaldo. O goleiro Felipe teve Alessandro na direita, Chicão e Willian centralizados e Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Ralf como único volante teve Elias fazendo dupla função mas mais preocupado em ajudar o companheiro nas coberturas defensivas e Danilo na meia esquerda e que pregou na 2º etapa. Dentinho aberto na esquerda e Jorge Henrique na direita tentaram surpreender os alas flamenguistas, mas as 2 linhas de 4 do adversário funcionou bem na marcação dos 2 rápidos atacantes. Ronaldo centralizado estava afim de jogo e mostrou muita qualidade em diversos lances, acho que por este jogo ninguém pode falar muita coisa não.

O time foi para o intervalo classificado e quando voltou encontrou um Flamengo diferente. Assustado com o gol do Flamengo, mano começou a fazer alteraões e sacou Elias para a entrada de Jucilei e Jorge Henrique para a entrada de Iarley. Ora, se Danilo já não estava rendendo porque não tirá-lo para a entrada de Jucilei e liberar Elias, ou porque não tirar de cara Alessandro e deslocar Jorge Henrique para o setor, deixando o time com 2 centroavantes. Mas a opção foi esta e Jucilei com Danilo não conseguiram organizar o jogo como o time fazia na 1º etapa. Como Alessandro não tinha poder ofensivo, a marcação sobre Roberto Carlos ficava concentrada e a equipe perdeu suas 2 laterais.


Para reativar o poder ofensivo, Mano sacou Alessandro e colocou o bom Paulinho ( ex Bragantino) para fazer a função que Elias faria bem com mais experiência, com isto Jucilei foi para a lateral direita e Roberto começou a ter um pouco mais de espaço, mas neste momento era difícil um time como o Flamengo se entregar pois se dedicava muito na marcação. O gol só sairia em bola parada ( Chicão) ou em chuveirinho para a área ( Ronaldo de cabeça na trave) e ele não aconteceu.







FLAMENGO - TIME SE REORGANIZA NO INTERVALO E LIDERADOS POR KLÉBERSON CONQUISTA VAGA!!!!


Os mais desatentos não perceberam que desde o 2º tempo do Maracanã, Rogério Lourenço adotou o 4-4-2 com 2 linhas como plataforma ideal para enfrentar o Corinthians. esta alteração desequilibrou o trabalho de Mano Menezes que havia se estruturado para enfrentar o adversário no 3-5-2. O goleiro Bruno teve Willians na direita, Rômulo e David centralizados e Angelim na esquerda formando a 1º linha. Léo Moura na direita, Maldonado e Vinicius Pacheco centralizados e Juan na esquerda formando a 2º linha. Vagner Love marcando o s volantes e Adriano para segurar a bola na frente. Porém, o erro do treinador foi escalar Vinicius Pacheco nesta função, centralizado na 2º linha o meia atacante não conseguiu fazer uma função de volante e deu espaços para Elias -Danilo no 1º tempo sobrecarregando Maldonado.

Veja no encaixe de marcação como o Flamengo individualizou sua marcação. Willians em Dentinho, Angelim em Jorge Henrique, Rômulo e David em Ronaldo. A brecha estava realmente na marcação sobre Elias e Danilo. A saída rápida para o contra ataque estava armada com Juan e Léo Moura pelos lados e Vagner Love pelo meio, mas não aconteceu pelo excesso de erros de passe e posicionamento no meio de campo da primeira etapa. Perceba que o Corinthians não dependeu dos laterais para chegar aos 2 gols por causa do espaço sobre seus meias.





Na volta do intervalo, Rogério mexeu na equipe e conseguiu ter o contra ataque a seu favor. Léo Moura passou para o lado direito da 1º linha, Willians ajudou Maldonado a ganhar o meio campo e Vagner Love fez o lado direito da 2º linha. O meia / volante Kléberson entrou no lugar de Vinicius Pacheco e jogou como nº 1 revezando de posição com Vagner Love.







Com esta mudança o time ganhou os contra ataques e o meio campo e como o Corinthians não possuia ataque pelas 2 laterais,apenas Roberto tentava, o controle do jogo passou a ser rubro negro até o Cointhians partir para o abafa no final.
Nesta hora Rogério sacou Vagner Love para a entrada de Fierro pela direita e Toró no lugar de Maldonado e o time se segurou como pode no final.





Veja os melhores do jogão:


Um Abraço,

Um comentário:

  1. Se o Corinthians tivesse jogado o 2º tempo como jogou o 1º o gol do Fla não teria sido problema... daria pra ter feito 3,4 gols...

    Além desse apagão, a partida ruim no Maracanã (mesmo com o campo daquele jeito!) eliminou o Corinthians da Libertadores 2010!

    ResponderExcluir