segunda-feira, 24 de maio de 2010

CORINTHIANS 1 X 0 FLUMINENSE por Bazilio Amaral




FOTO: LANCENET


O Fluminense praticou um futebol dinâmico e ofensivo na tarde de ontem no Pacaembú, mas foi ineficiente nas finalizações e acabou sendo derrotado pelo Corinthians que mantém o 100% no Brasileirão com um gol de falta de Chicão. Nitidamente sentindo o desgaste físico dos treinamentos que o elenco tem passado com o novo preparador físico, o time do Parque São Jorge baseou seu jogo na consistência defensiva para sair com a vitória, mas a falta do controle do jogo e poderio ofensivos, apesar de jogar com 3 atacantes, chamou a atenção. Ficou claro que a equipe sentiu falta de maior qualidade na armação da equipe pelo meio, Elias nesta função não rende bem e se perde o volante que sai.
Vendo os números do Scout Online, chamou atenção o alto número de passes errados ( quase 30%) do Fluminense, assim como o número de cruzamentos ( 29 sendo 22 errados). Com isto o Corinthians conseguiu finalizar mais com 13 ( sendo 6 certas), contra 11 do Fluminense ( sendo apenas 3 certas. Contudo, as chances do Flu foram mais nítidas para desespero de Muricy Ramalho. No setor defensivo, chama a atenção o alto número de interceptaões do Corinthians ( 100 contra 80 do Flu) em detrimento do número de desarmes ( 19 contra 27 do Flu). este talvez tenha sido um motivo para o Flu ter mais a posse da bola.


CORINTHIANS - PLATAFORMA DE JOGO SIMILAR A DA INTER DE MILÃO ALTERNA MARCAÇÃO ALTA E BAIXA!!!


O Corinthians foi um antes do seu gol e outro principalmente no 2º tempo quando perdeu o controle do jogo. O time começou o jogo no 4-3-3 com marcação alta em alguns momentos do jogo, mas com a subida dos laterais simultânamente, o Fluminense conseguiu anular a ação dos "pontas" corintianos. O goleiro Felipe teve Moacir pela direita, Chicão e Willian centralizados e Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Ralf Jucilei como volantes e Elias mais avançado como meia de criaão sem ter um bom rendimento. Dentinho aberto na direta, Jorge Henrique pela esquerda e Souza centralizado formaram o ataque alvinegro.




Ganhando o jogo mas sem o controle do mesmo, Mano prefere fechar um pouco mais o meio campo. Para isto saca Dentinho e Jucilei para entrada de Tcheco e Defederico. Com isto o time passa a ter uma linha de 3 volantes no meio, sendo que 2 saiam para o jogo e Defederico como armador. Aliás , o argentino entrou bem e mostrou que poderá ser útil ao treinador.
Quando Muricy colocou uma linha de 4 atacantes, Mano respondeu imediatamente com a entrada de Paulo André no lugar de Souza e formou uma linha de 5 atrás com o miolo de zaga mais alto para combater o jogo aéreo. Neste final o jogo se tornou um ataque contra defesa.


FLUMINENSE - EQUIPE PERDE JOGO MAS DEMONSTRA FUTEBOL E POTENCIAL PARA CRESCER NO CAMPEONATO!!!


Muricy largou mão do 3-5-2 da época de Cuca e com as novas contratações armou a equipe no 4-2-2-2. Com 2 laterais fortes no ataque e contando com a cobertura dos volantes, o time chegava no ataque até com 7 atletas. O goleiro Rafael teve Mariano pela direita, Gum e Leandro Euzébio centralizados e Carlinhos ( ex Santo André) na esquerda formaram a linha defensiva. Diguinho ( que errou ao conduzir demais a bola) e Diogo como volantes tiveram Marquinho e Conca como meias. O ataque teve Rodriguinho ( ex Santo André) e Fred (que perdeu gols incríveis).




Veja no encaixe de marcação que os laterais do Fluminense empurraram Dentinho e Jorge para trás e estes não conseguiram explorar as costas da defesa por não serem acionados. O posicionamento dos volantes também foi muito eficiente e encaixou bem contra o Corinthians.
Com isto, o Corinthians passava a jogar com 2 linhas de 4 sem a intenção de fazê-lo.





No 2º tempo, Muricy começou a fazer suas alterações para deixar time mais ofensivo na tentativa de desequilibrar o advesário. Para isto sacou Carlinhos e colocou Alan no ataque formando uma linha de 3 atacantes e Marquinho pasou a jogar na ala esquerda. Aliás, os laterais eram verdadeiros alas neste momento do jogo e o Corinthians não conseguia encaixar nenhum contra ataque.
Neste momento se destacou a performance muito boa da linha defensiva corintiana.


Nos últimos minutos, Muricy sacou Diguinho e colocou André Lima. Com isto o time passou a jogar com uma linha de 4 atacantes para deixar o Timão sem sobra.
Ai entrou a alteração de Mano que colocou mais um zagueiro e formou uma linha de 5 atrás.

Mas o jogo teria ficado muito melhor se Fred tivese feito o gol de empate.




Veja os melhores momentos:



Um Abraço,

2 comentários:

  1. "Mas o jogo teria ficado muito melhor se Fred tivese feito o gol de empate".
    Quê que é isso? Como pode uma frase assim num blog corinthiano?
    O jogo ficou bom demais, porque não teve gol de empate. rsrs. Bj

    ResponderExcluir
  2. Faltou criação para o Corinthians nesse jogo... Mano vai partir para Defederico e Bruno Cesar, Elias não pode jogar nesse setor.

    ResponderExcluir