domingo, 4 de outubro de 2009

Button já pode ser campeão mundial no próximo GP!

VETTEL VENCE SEU PRIMEIRO GP EM SUZUKA

*Post do Blog F-1, de Felipe Maciel

Sebastian Vettel largou na pole e não permitiu a ninguém mais sonhar com a vitória no tradicional autódromo de Suzuka. Só faltou fazer a melhor volta da corrida, mas deixou o feito para Mark Webber, que viveu um péssimo final de semana. O australiano largou dos boxes e realizou três pit stops nas cinco primeiras voltas. Portanto não teve como aproveitar o incontestável rendimento da Red Bull no Japão.

Jarno Trulli largou em 2º, foi superado pelo KERS de Lewis Hamilton, mas fez uma grande corrida sem deixar a McLaren se distanciar em momento algum. Na última rodada de reabastecimento, o italiano pisou fundo após a parada do atual campeão para reassumir o posto de largada, para a felicidade dos japoneses. Estava definido o pódio da corrida.

Kimi Raikkonen trouxe a Ferrari como pôde, conquistando uma boa 4ª posição, suficiente para manter a equipe em 3ª no Mundial de Construtores. Ao menos por enquanto. Nico Rosberg largou de 7º e tirou bom proveito da estratégia para avançar no grid e faturar o 5º lugar. Nick Heidfeld não teve uma corrida tão tranquila, terminando em 6º após largar de 4º lugar.


Um dos grandes destaques do GP ficou por conta do duelo entre Adrian Sutil e Heikki Kovalainen, que se posicionavam à frente de Jenson Button. O alemão, mais leve, pressionava o finlandês, até que resolveu atacar na chicane. Completaria a ultrapassagem quando foi tocado na traseira pela McLaren e rodou, enquanto Heikki espalhou para a grama. Melhor para o líder do Mundial, que deixou ambos para trás.

Rubens Barrichello perdeu velocidade na segunda perna do GP, para não perder o costume. Button foi se aproximando, sobretudo após o pit final, quando a diferença já era no visual, mas a entrada do safety car ajudou a manter a posição.

A interferência foi provocada pela batida de Jaime Alguersuari. O espanhol perdeu o controle na 130-R e atingiu fortemente a barreira de pneus. Num fim de semana em que o carro da Toro tinha um potencial acima da própria média, tudo o que se viu foi seus pilotos batendo, batendo e batendo.


O grande vencedor dessa prova foi Jenson Button, que tem 14 pontos de sobra em cima de Rubens Barrichello nas duas corridas que restam. O inglês está sendo burocrático, mas voltou a mostrar arrojo quando descreveu um X na freada da variante para ultrapassar Robert Kubica e recuperar uma posição perdida na largada.

Outra passagem curiosa da prova foi a saída do pit lane. Giancarllo Fisichella dormiu no ponto e deixou Heikki Kovalainen fazer ultrapassagem num local um tanto fora do comum. Mesmo que o italiano tenha esquecido de usar o KERS, é difícil compreender. Parece que tomou a linha de fora como se quisesse abrir passagem. E depois ainda tentou fechar na marra, quase provocando um acidente.

A Fórmula 1 se despede de Suzuka com Jenson Button-85, Rubens Barrichello-71 e Sebastian Vettel-69. Pelo andar da carruagem, a vice-liderança do Rubinho está mais ameaçada que a liderança da companheiro.

Muito provavelmente, a Brawn será campeã de construtores na próxima corrida. A única forma de a RBR ficar com o título será fazer duas dobradinhas e a Brawn GP não pontuar. Superaria o time marca-texto em 0,5 ponto. Já a Ferrari tende a cair na tabela, já que Fisichella não ajuda.
Dois pontos separam Maranello de Woking.

Duas semanas, e é GP do Brasil. Se Button marcar 4 pontos a menos que Rubens, se sagra campeão. Um pódio basta para o britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário