segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Button campeão mundial de F1!

INTERLAGOS DA TÍTULO A INGLÊS MAIS UMA VEZ
*texto do Blog F1 de Felipe Maciel

Corrida quente em Interlagos. A chuva não caiu, mas duelos na pista não faltaram.

A prova começou bem conturbada, com um toque entre Fisichella e Kovalainen no S do Senna. Raikkonen foi fechado por Webber na reta oposta, perdendo o bico no toque.

O finlandês fez a curva 4 por fora, enquanto Sutil teve de vir mais por dentro para superá-lo, abrindo espaço para Trulli tentar a ultrapassagem. Logo em seguida, o italiano perde o controle em cima da zebra e cruza a pista atingindo o muro fortemente, não sem antes bater no alemão da Force India, que perdeu o controle do carro, cruzou o gramado e pegou Alonso na subida do Laranjinha.

Jarno reclamou um monte, parecia que viveria seu momento Piquet, fazendo Adrian de Salazar, mas a revolta felizmente ficou só na verborragia. Para ser sincero, gostaria de ver a câmera on board da Toyota antes do acidente, porque as poucas imagens disponibilizadas não justificaram a
chuva de palavrões.

Enquanto o safety car estava na pista, Kovalainen saiu dos boxes com a mangueira grudada, jorrando gasolina sobre a Ferrari de Raikkonen que havia terminado os reparos. Não bastasse o surgimento das chamas, algumas gotas de combustível atingiram os olhos do finlandês. "Até agora meus olhos estão ardendo", disse depois da corrida.

Lewis Hamilton aproveitou para alterar a estratégia e deixar para voltar aos boxes apenas no meio da prova. Vitantonio Liuzzi também teve de parar.

Dada a relargada, Romain Grosjean levou ultrapassagem atrás de ultrapassagem, a começar por Jenson Button, que já estava ficando bem na fita, considerando seu posto de largada. Ele só não contava com a competitividade do jovem Kamui Kobayashi, que vendeu caro a posição, chegando a lhe aplicar um belo X no S do Senna.

Jenson reclamou por rádio e reafirmou a crítica em entrevista após o GP: "Esse cara é louco! Suponho que seja apenas pela inexperiência, mas ele se move muito nas zonas de frenagem, o que torna muito difícil, como Nakajima pôde descobrir". Falou referindo-se à batida do Kazuki no instante em que forçava a ultrapassagem sobre o conterrâneo, levando uma fechada que o levou direto à barreira de pneus.

Ao menos as críticas recebidas foram causadas por sua combatividade, não por um ataque kamikaze. Sem sombra de dúvidas, Kamui é o melhor estreante do ano. Mostrou em uma corrida mais do que o Kazuki fez em dois anos. Kobayashi é bom, rápido, valente, inabalável, guerreiro, determinado. E ainda fez uma ultrapassagem no Fisichella que ele nem viu, deve estar procurando até agora.

Mas o ponto alto do Kamui na prova foi na devolução da ultrapassagem sobre o Nakajima, superando o rival - podemos dizer assim? - por fora na entrada do S do Senna, completando a manobra na curva do Sol. Sensacional...


Já a corrida do Rubinho perdeu o brilho a partir do 1º pit stop. Nesse ano, corrida sim, corrida não, o brasileiro perdia rendimento na segunda perna da corrida. E olha que em Suzuka havia acontecido. Sinal de que já está virando corrida sim, corrida sim.

Mas foi o pneu furado que definitivamente decretou o fim da linha para ele no campeonato. Fez 1 pontinho e ainda perdeu a vice-liderança para Vettel, que veio do fundão para o 4º lugar.

Mark Webber tomou a ponta após o 1º pit e não perdeu mais. Conquistou sua segunda vitória na carreira, chegando à frente de Kubica, com Hamilton fechando o pódio. Jenson Button cruzou em 5º, seguido por Raikkonen e Buemi.
Button faturou o merecido título. Com antecedência ou com atraso? Fica a critério de cada um. E ainda ganhou uma viagem no avião do Barrichello para a Inglaterra. Oi, não entendeu?

Explica-se: a aeronave da British Airways teve problemas técnicos e não pôde decolar na noite desse domingo. O campeão parte nesta manhã de segunda, graças a Rubens que gentilmente emprestou seu avião particular. Irá participar de um evento do patrocinador agendado para terça-feira no Shopping Bluewater.

Mais uma linha da tabela dos campeões da F-1 é preenchida. Jenson Button guiou com ferocidade neste domingo, deixando a apatia de lado para voltar a se arriscar, nas desafiadoras curvas de Interlagos.

Próxima parada é em Abu Dhabi. O britânico cumprirá tabela por diversão, correndo sem compromisso. A menos que o Rubens cobre a passagem do avião com uma forcinha extra na briga pelo vice-campeonato. Vettel tem dois pontos a mais que Barrichello, mas talvez precise de um nono motor.

Daqui a duas semanas, seremos apresentados ao mais novo tilkódromo da série, onde mais um Mundial da F-1 irá se encerrar. Dizemos que a temporada nao foi tão boa, mas lamentamos ainda mais quando vem chegando o seu fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário