sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FLAMENGO 1 X 1 CORINTHIANS por Bazílio Amaral


FOTO: LANCENET


Em um Estádio com pouco mais de 9 mil torcedores, Flamengo e Corinthians duelaram em busca de objetivos distintos. O Flamengo tentando se afastar de vez da zona da degola ( e para mim não cai mais), enquanto que o Corinthians segue na briga pelo título. Por tudo isto, o empate foi péssimo pra o time paulista, ainda mais com se Fluminense e Cruzeiro vencerem seus jogos. Mas a boa notícia é que o Timão voltou a praticar um futebol competitivo, porém, sofre muito com o desgaste físico na 2º etapa e com as ausências de Dentinho e Jorge Henrique.
O jogo foi muito fraco tecnicamente, com as 2 equipes errando muitos passes principalmente por não conseguirem se adaptar a marcação avançada feita pelo Corinthians no 1º tempo e pelo Flamengo na etapa final. Tite começou o jogo no 4-4-2 losangal, mas com os laterais flamenguistas tendo liberdade para girar o jogo e manter a posse de bola, logo alterou para o 4-2-3-1. Neste quesito que cito a importância tática de Iarley para equipe neste jogo, pois correu muito ajudando a compor o meio campo, porém a torcida não entendeu e as críticas foram pesadas. Com esta plataforma de jogo, as laterais flamenguistas foram bloqueadas e o Corinthians se fechou bem , mas não tinha força e velocidade para sair de trás com rapidez, como consequência foi dominado no 2 tempo. Já o Flamengo teve 2 momentos distintos: primeiro entrou muito mal armado por Luxemburgo no 4-4-2 losangal, que tinha como ponto positivo a velocidade e ofensividade dos homens de frente, porém sem qualidade de passe no meio, a equipe perdeu o domínio da partida. Mas no intervalo, Luxemburgo voltou a ser o que era ao sacar David para entrada de Marquinhos ( ex Vitória e Palmeiras). Esta alteração propiciou ao treinador alterar a plataforma de jogo para uma das minhas favoritas, porém de alto grau de dificuldade para ser executada por exigir velocidade e concentração dos atletas. O 4-1-3-2 surpreendeu o Corinthians na segunda etapa ao pressionar a saída de bola com 5 ou 6 atletas fechando os lados e o corredor central, como não tinha velocidade para a bola longa, o Corinthians se viu acuado.


FLAMENGO - BELO SEGUNDO TEMPO COM MUITA DISCIPLINA TÁTICA!!!!


Apesar de muitos lerem como 4-3-3, Luxemburgo armou sua equipe no 4-4-2 losangal para encaixar na plataforma de Tite utilizada contra o Palmeiras. Assim a marcação do meio campo se encaixava e o s laterais tinham liberdade até o meio campo, com isto a manutenção da posse de bola era feita através de viradas de bola feitas pelos laterais e o Corinthians teve dificuldade para quebrar isto até adotar o 4-2-3-1. O goleiro Marcelo Lomba teve Léo Moura na direita e Juan pela esquerda mostrando evolução na marcação neste Brasileiro com Ronaldo Angelim e Wellington centralizados na marcação de Ronaldo. Maldonado centralizado teve Willian ( errou muitos passes) pela direita e Renato Abreu pela esquerda formando um tripé no meio campo com Diogo como atacante recuado ( diferente de um meia que faz a mesma função), Diego Maurício caindo pelos lados com Deivid ( ainda longe de sua melhor forma) completando o ataque, Como dito acima, a falta de qualidade no passe prejudicou e muito a organização ofensiva do Flamengo, principalmente quando os laterais foram marcados.


Perdendo por 1 x 0 e sem domínio da partida, Luxemburgo ousou no intervalo e deu muito certo. Deivid deu lugar ao rápido Marquinhos e o time passou a atuar no 4-1-3-2 ( a próxima evolução tática, na minha opinião), sistema que carce de muita disciplina tática, noção de cobertura e um adversário sem velocidade como o Corinthians. A linha defensiva permaneceu a mesma, mas Léo Moura e Juan tiveram a importante função de cobertura do volante quando a bola estava pelo outro lado. Maldonado carregou o piano já sem a mesma pegada de outrora, mas com muita experiência e Marquinhos, Reanto e Willian formaram uma linha no meio campo que encostava na dupla Diogo e Diego Maurício para atacar e marcar a saída de bola corintiana no campo de ataque.


Apesar do gol de empate ter saído no início da segunda etapa e de bola parada, o volume de jogo proporcionado pelo 4-1-3-2 deu ao Flamengo a sensação de que poderia ter virado, e não foi exagero. Luxemburgo sacou Willian que estava mal na distribuição de jogadas, apesar de bem na marcação pressionante, para entrada de Correa e com o volume de ataque optou por sacar Diogo para entrada de Val Baiano, mas não deu certo e o placar permaneceu inalterado.






CORINTHIANS - SEM VELOCIDADE NA ETAPA FINAL, EQUIPE É ENVOLVIDA E SAI COM EMPATE RUIM!!!


Tite teve o privilégio de escalara mesma equipe que derrotou o Palmeiras no domingo e por isto o 4-4-2 losangal teve Julio Cesar ( cada vez mais firme no gol corintiano) no gol, Alessandro pela direita, Chicão e Willian centralizados e Roberto carlos pela esquerda formando a linha defensiva que foi constantemente pressionada pela movimentação de Deivid, Diego Maurício e de Diogo que vinha de trás. Ralf como volante principal na marcação teve Elias pela direita e Jucilei pela esquerda formando o tripé de volantes com Bruno César ( é muita qualidade não é??) fazendo a ligação para Iarley e Ronaldo, que fez um bom primeiro tempo quando foi acionado, depois só assistiu.



Porém, nesta etapa do jogo o Flamengo dominou a posse de bola, principalmente porque o Corinthians não conseguia encaixar a marcação nos laterais adversários, com isto o Flamengo girava a bola na intermediária e este balanço preocupou Tite pois poderia abrir espaços para os rápidos atletas de frente flamenguistas, contudo, como errava muitos passes quando jogava verticalmente, o Flamengo acabou não criando tantas chances assim.






O jogo mudou de figura quando Tite armou, ainda no primeiro tempo, o 4-2-3-1 com Elias e Iarley em cima dos laterais adversários. Iso quebrou a posse de bola flameguista e o Corinthians passou roubá-la no campo de ataque, sendo premiado com 1 gol.
Veja no encaixe como que a virada de jogo já não seria mais possível e como os passes verticais da equipe carioca estavam muito ruins, o Timão passou a dominar o confronto.




Mas foi ai que a intervenção de Luxemburgo foi feliz, peceba na figura ao lado que a linha de 3 do meio campo carioca impedia que a bola chegasse para os meias corintianos. Sem velocidade na frente ( Dentinho e Jorge Henrique) par fazerem a bola em profundidade, o Corinthians perdeu o domínio do jogo e por pouco não é derrotado.
Sem muitas opções de mudança, Tite mexeu sacando Bruno César ( só pode ter saído por problemas físicos) para entrada de Paulinho com Elias indo para o meio e Danilo entrando no lugar de Iarley ( cansado), deixando o time ainda mais lento. Mais tarde Elias saiu para entrada de Defederico que não acrescentou nada e deixa dúvidas de quando deixará de ser apenas um promessa cara.


Veja os melhores momentos do jogo:



Um Abraço,

2 comentários:

  1. Bela análise! Não acha que Tite foi muito covarde no segundo tempo? Principalmente ao tirar Bruno César?

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi mais falta de opção no banco. Bruno César está voltando de lesão e deve estar jogando no limite, só pode ser esta a explicação.

    ResponderExcluir