terça-feira, 9 de novembro de 2010

SÃO PAULO 0 X 2 CORINTHIANS por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET


O Corinthians apostou no bom posicionamento para vencer o rápido e ofensivo São Paulo no Morumbi, explorando justamente o lado esquerdo da defesa tricolor. Na preparação para o jogo, Carpegiani mostrou preocupação com as ausências de Richarlyson e Carlinhos Paraíba e elas se mostraram fundamentadas, principalmente porque Diogo é muito ofensivo e deu espaço para o gol de Elias. Vale ressaltar a bela performance de Tite, que mais uma vez, jogou junto e soube mexer bem suas peças para explorar as deficiências adversárias e também soube fechar a equipe sem recuar muito quando estava a frente do placar.
Já o São Paulo não pode dizer que jogou mal, fez uma boa partida mas teve o seu sistema ofensivo bem marcado pela defesa corintiana. Quando conseguiu levar vantagem pela técnica de seus atletas, parou na boa tarde do goleiro Julio César que pegou tudo. Carpegiani também tentou mexer a equipe taticamente, mas suas peças não estavam em boa tarde. Agora, além de aguentar as gozações corintianas, o Tricolor terá que decidir se ainda tenta brigar pelas poucas chances que ainda restam para a vaga na Libertadores e ajudar seu rival na disputa ao título, ou já dá férias para seu tme titular e pensa no ano que vem.


SÃO PAULO - EQUIPE NÃO ENCONTROU OS ESPAÇOS QUE O CRUZEIRO OFERECEU NA QUARTA!!!


O São Paulo foi a campo com a mesma proposta do jogo contra o Cruzeiro, ou seja, postado no 4-2-3-1 e buscando as infiltrações de Dagoberto e Lucas. Contudo, as ausências de Carlinhos Paraíba e Richarlyson deixaram o lado esquerdo da defesa vulnerável e sem a mesma velocidade de cobertura. Diogo na lateral não tem bom poder de marcação e não fecha a linha defensiva como o titular, assim como Casemiro não possui a velocidade de cobertura que Carlinhos Paraíba, apesar de ser um belo jogador. O goleiro Rogério Ceni, que falhou no 1º gol corintiano não por ter ajoelhado, mas por estar muito perto da trave, teve Jean pela direita, Alex Silva e Miranda centralizados e Diogo pela esquerda formaram a linha defensiva. Rodrigo Souto e Casemiro como volantes com Lucas pela direita, Dagoberto centralizado e Fernandão pela esquerda com Ricardo Oliveira no ataque. Contudo, os quatro homens de frente estiveram muito bem marcados pela linha defensiva e os volantes corintianos.


Para conseguir desequilibrar a defesa corintiana, Carpegiani sacou Diogo e Casemiro para entradas de Jorge Wagner e Ilsinho no intervalo, com isso o time passou a jogar no 4-2-2-2 e liberou os 2 laterais. Deu certo parcialmente, pois o time não conseguiu chegar ao empate, mas Jean deu velocidade nas coberturas defensivas e os corredores laterais foram bem explorados, contudo, me pareceu que o time cansou na metade final pois correu muito no 1º tempo, enquanto que o Corinthians guardou posicionamento. Como consequência, o Corinthians começou a manter a posse de bola e em um destes lances fez o 2º gol e jogou uma pá de cal no jogo. Carpegiani sacou Fernandão para entrada de Marlos, mas o time perdeu força física na frente e deixou de reter a bola no ataque.



CORINTHIANS - SISTEMA DEFENSIVO GARANTE BRIGA PELO TÍTULO!!!!


Tite estudou o jogo São Paulo x Cruzeiro e armou sua equipe de forma muito inteligente, tirando os espaços do fundo do campo e congestionou o meio campo, com isto freou o ímpeto tricolor e explorou o contra ataque. O 4-2-2-2 teve Alessandro, Chicão, Willian e Roberto Carlos formando a linha defensiva. Ralf e Jucilei como volantes em uma partida perfeita, Elias ( com dupla função de meia e volante) e Bruno César no setor de criação completaram o quadrado. Ronaldo em frente a área teve como companheiro de ataque o rápido Dentinho que teve uma função tática fundamental para o clássico. Ele começou atuando aberto na direita, fazendo a marcação sobre Diogo.



Veja no encaixe de marcação que o duelo dos treinadores começou muito marcado, o Corinthians apostava na linha defensiva que não deu espaços nas costas dos laterais e na dupla de volantes que faziam dobras de marcação sobre Dagoberto e Lucas. Com Dentinho aberto em cima de Diogo, o lateral ficou preso e Miranda próximo na cobertura, assim o São Paulo tinha espaço para jogar com Jean, que constantemente fazia a transição.






Mas a sacada de Tite foi a mudança de lado de Dentinho, com isto Jean foi marcado e Diogo ficou livre. Com espaço Diogo passou a desguarnecer a linha defensiva e Miranda estava mais preocupado em cobrir o meio da área. Quem aproveitou o espaço foi Elias e este foi o desenho do 1º gol corintiano.






Quando o São Paulo fez sua alteração tática e colocou 2 meias liberando os laterais,cresceu no jogo pois sobrecarregou os volantes corintianos. Tite agiu rápido e alterou o jogo para o 4-2-3-1 com Dentinho, Elias e Danilo , que hgavia entrado no lugar de Bruno César, formando o trio do meio campo que marcou a saída de bola tricolor. Paulinho e Iarley entraram nos lugares de Elias e Dentinho apenas para oxigenarem a marcação e manter a posse de bola.



Veja os melhore momentos do jogo:


Um Abraço,

Um comentário:

  1. Pois é Bazilio... se o Tite chega duas rodadas antes do estrago do Professor Adílson Pardal Pança quantos pontos o Corinthians teria hoje???

    Que estrago esse cara fez viu...

    ResponderExcluir