segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VITÓRIA 1 X 1 CORINTHIANS por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET


O Corinthians sabia que nestas últimas 3 partidas, o título só viria se vencesse todos. Isto porque o Fluminense teria São Paulo ( imagina se entregou), Palmeiras ( que vai fazer o mesmo) e o Guarani ( sem chance) e provavelmente vencerá seus jogos, mas o empate na Bahia deixou a equipe esperando um milagre. Isto me faz pensar sobre a discussão pontos corridos x sistema eliminatório, sempre declarei que prefiro o sistema de pontos corridos por ser teoricamente o mais justo, contudo, vemos nos últimos anos que esta " verdade " está deturbada pois vários times influenciam no resultado do campeonato escalando times mistos e "tirando o pé" em nome da rivalidade. Será que Mata - Mata se fosse hoje com Flux Inter, Corinthians x Santos, Cruzeiro x Botafogo e Grêmio x Atlético PR não seria mais emocionante e mais justo pois cada time dependeria apenas de si, será que alguém entregaria o ouro???
O jogo no Barradão foi sob muito calor como era esperado, o Vitória tentava explorar as jogadas em velocidade enquanto o Timão tinha nas infiltrações do trio de meio campo sua maior arma. Ronaldo era fundamental para fazer o pivô e colocou Jorge Henrique ( Viáfara salvou) e Danilo ( fez o gol), porém, o craque sentiu uma contusão e saiu e 90% do sistema ofensivo corintiano saiu junto. O jogo mudou de lado e o Vitória passou a pressionar mais, já que não tinha que se preocupar tanto assim com sua defesa.
Sabendo que precisava vencer, Tite mexeu na equipe mas não alterou a estratégia ofensiva, o que era o mais indicado. Acho que o treinador, e só ele sabe disto, não confia nos seus outros atacantes, enquanto que o Flu tem Emerson, Fred, Washington, Rodriguinho e Tartá como opções, o Corinthians pecou neste quesito em seu planejamento.


VITÓRIA - EMPATE IMPORTANTE PARA ESCAPAR DA DEGOLA, MAS TEVE UM PENALTY SEMELHANTE AO MARCADO CONTRA O CORINTHIANS!!!


Antonio Lopes armou sua equipe do modo como costuma fazer em casa, ou seja , com os dois laterais jogando como alas. Para isto o time jogou no 4-2-3-1 mas atacava no 3-4-3 com Neto Coruja compondo a linha de zaga. O goleiro Viáfara teve Nino Paraíba pela direita, Gabriel Paulista e Anderson Martins centralizados e Egídio pela esquerda formando a linha defensiva. Neto Coruja e Wellington como volantes com Elkerson pela esquerda, Ramón centralizado e Adaílton pela direita e Junior como referência no ataque. Estas mudanças deram muito trabalho para o Corinthians encaixar a marcação sobre os alas, mas o Vitória enfrentava a mesma dificuldades para marcar a infiltração dos homens de meio até a saída de Ronaldo.


Antonio Lopes teve que sacar Ramón para entrada de Fernando e Henrique entrou muito bem no lugar de Elkerson. Neto Coruja sentiu uma lesão e deu lugar a Bida, a partir daí, deixou de fazer a linha de 3 na defesa, mas sem Ronaldo não era necessário.










CORINTHIANS - FALTOU ALTERNATIVA OFENSIVA PARA BUSCAR A VITÓRIA!!!


A saída de Ronaldo foi mais prejudicial do que o técnico Tite e os corintianos poderiam esperar. Mesmo fora de forma, sua técnica e inteligência permite uma variedade enorme de jogadas. O 4-2-3-1 teve Julio Cesar no gol com Alessandro pela direita, Chicão e Willian centralizados e Roberto Carlos formaram a linha defensiva. Ralf e Jucilei como volantes tiveram Elias, Danilo e Jorge Henrique formando o trio de meio campo com Ronaldo a frente.






Veja o encaixe de marcação como o Corinthians conseguia explorar as infiltrações pelo meio até a saída de Ronaldo e se defendia com a consistente linha defensiva, porém a variação do Vitória propiciava muita liberdade para os alas, quando a linha defensiva passou a subir para tirar os espaços destes alas, permitiu as jogadas em profundidades nas costas da zaga.





Além de Iarley no lugar de Ronaldo, Tite sacou Jorge Henrique para entrada de Paulinho, que não é mais volante na equipe. Porém, não houve uma modificação mais precisa na linha de frente e faltou força para chegar a vitória.










Veja os melhores momentos do jogo:



Um Abraço,

3 comentários:

  1. E tem gente apostando que o São Paulo nem abriu as pernas para o Fluminense!!! kkk
    Só rindo. Pra tirar o título do Corinthians todo mundo faz qualquer coisa!
    Mas ainda temos chance! Prá frente Timão!

    ResponderExcluir
  2. A imprensa brasileira é tão anti-corintiana que ninguém contesta as expulsões esquisitíssimas do Heber... enquanto por outro lado, acabaram com a carreira do Sandro Meira Ricci!!!

    ResponderExcluir
  3. ...o choro é livre!!! Centernada....ah não, teve muita festa, kkkkkkkk

    ResponderExcluir