quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CORINTHIANS 1 X 0 PALMEIRAS por Bazílio Amaral



FOTO: LANCENET


O clássico Corinthians e Palmeiras foi marcado pela estréia de Tite no comando do Timão e pela divisão de atenção do Palmeiras entre Brasileiro e Copa Sul Americana. Mas foi decidido pela bela finalização do meia Bruno César que voltou a equipe, Tite organizou a equipe no 4-4-2 losangal e deu de volta a consistência da linha defensiva, com laterais compactado, que a equipe havia perdido com Adilson Batista. Já o time de Luis Felipe Scolari jogou pelo empate e armou um bom sistema defensivo para isto, mas como saiu atrás do placar não teve qualidade nem disposição para reverter a vantagem corintiana.


CORINTHIANS - BOM POSICIONAMENTO TÁTICO E INTERVENÇÃO DO TÉCNICO DURANTE JOGO FORAM FUNDAMENTAIS PARA A VITÓRIA!!!


Tite chegou e já deu sua cara ao Corinthians ao adotar o 4-4-2 losangal e fazer com que os laterais formassem uma consistente linha com os zagueiros. O goleiro Julio Cesar teve Alessandro pela direita, Chicão e Willian centralizados e Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Ralf centralizado, Jucilei pela esquerda ( dando cobertura para as subidas de Roberto) e Elias pela direita formaram o tripé de volantes com Bruno César fazendo a ligação com os atacantes Ronaldo e Iarley. Esta formação propiciou a subida de Elias e Jucilei para o ataque sem desguarnecer o sistema defensivo, que vinha sendo o grande problema anteriormente. Pena que Ronaldo está muito fora de forma o que prejudica a velocidade das ações ofensivas, apesar que o talento dele por vezes compensa balnça.


Na segunda etapa, Tite viu o Palmeiras dominar o meio campo e ter espaços pelas laterais para fazer a transição ofensiva, com isto ele sacou Bruno César ( cansado) e Iarley ( muito criticado pela torcida) para entradas de Danilo e Willian Moraes, sendo que o último entrou muito mal no jogo. Com isto o sistema de jogo foi alteraod para o 4-2-3-1 com Elias e Willian Moraes fechando os lados e Ronaldo tendo que se movimentar em uma área menor, assim o tim ficou bem equilibrado e conseguiu manter o resultado até o fim do jogo sem tomar uma pressão muito grande do adversário.





PALMEIRAS - CABEÇA NO GALO E SISTEMA DEFENSIVO COMPACTO, PORÉM SOFREU 1 GOL!!!!


O Palmeiras está nitidamente priorizando a Copa Sul Americana e mesmo com seus principais jogadores, não se esforçou tanto assim no clássico contra o Corinthians. Sabendo que isto iria acontecer, Felipão armou um 4-2-3-1 mais defensivo com sua linha de 3 marcando para trás do meio campo e apenas Kléber isolado no ataque. Isto dificultou as ações corintianas, mas fez com que o time pouco criasse. O goleiro Deola teve Luis Felipe pela direita ( muito fraco na marcação), Danilo e Fabrício centralizados e Rivaldo pela esquerda formando a linha defensiva, porém com uma certa fragilidade nas laterais que o Corinthians não explorava. Edinho e Marcos Assunção como volantes e o trio de meio campo formado por Luan pela esquerda, Tinga pela direita e Lincoln centralizado com apenas Kléber na frente.




Veja no encaixe do jogo como que o Palmeiras se armou para defender, poré,, em uma boa movimentação de Ronaldo entre o lateral, o zagueiro e o volante, o Corinthians conseguiu o espaço que precisava para fazer o gol da vitória. O Palmeiras com 9 atletas compactados tinha facilitado a utilização dos caixotes de marcação, porém. com pouca pegada o time se posicionou atrás mas não apertava para roubar a bola, deixando o jogo de certa forma confortável para o adversário.






Na volta do intervalo o time veio com Valdívia e Patrik, nos lugares de Lincoln e Luis Felipe. O time melhorou um pouco, mas com o chileno sentindo ainda uma contusão muscular ele logo teve que sair para entrada do atacante Dinei. Com esta alteração, Felipão centralizou Tinga, adiantou 2 atacantes e liberou o lateral Patrik para apoiar, deu certo até Tite fechar as laterais de sua equipe.






Com a melhora do Palmeiras na segunda etapa, Tite adotou o 4-2-3-1 e conseguiu fechar as laterais e aumentar também a sua possibilidade de caixotes, mas seu time estava muito mais empenhado do que o adversário.
Com a saída de Valdívia e a adoção do 4-2-2-2, o Palmeiras passou a ter Luan pela esquerda e Patrik pela direita para fazer jogadas pelos lados, mas a boa consistência corintiana impediram a conclusão das jogadas. Por isto tudo que digo que Tite fez uma boa estréia e participou ativamente da vitória.



Veja os melhores momentos :




Um Abraço,

Um comentário:

  1. Ouso dizer que se Adílson não tivesse mexido tanto com sua mania de professor Pardal... o Corinthians estaria hoje pelo menos 6 pontos na frente!

    Tite é um técnico conservador... e voltou o time a forma mais parecida com o esquema do Mano... menos mal!

    ResponderExcluir