sexta-feira, 30 de abril de 2010

FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS por BAZÍLIO AMARAL



FOTO: LANCENET



No duelo entre Adriano x Ronaldo o Flamengo se deu melhor por ter se adaptado ao temporal que saiu na noite de ontem no Maracanã. Rogério Lourenço, treinador interino após a demissão de Andrade, modificou a estrutura tática da equipe voltando a jogar no 3-5-2. A velocidade dos alas e a ligação direita para a dupla de ataque foi a forma que o Mengo achopu para se adaptar ao terreno. Já o Corinthians teve em campo um time muito lento e com característica de tocar a bola no chão, além de um Ronaldo irreconhecível. Vou dar minha opinião sobre ele, acho que a Comissão Técnica do time paulista se equivocou ao sacá-lo dos últimos jogos para perder peso, ele precisa estar bem tecnicamente e mostrou estar muito fora do ritmo de jogo mínimo para se jogar. Será que não estaria melhor se tivesse jogado mais??
Na realidade o Corinthians se complicou e a esperança recai sobre um campo seco no Pacaembú, mas o Flamengo tem um time muito rápido pelos lados e se fizer um gol fora de casa poderá enervar o Corinthians e sua torcida. Os números do Scout Online mostraram um Corinthians com muito mais posse de bola 61, 1 % contra 38,9% do Fla, refletindo no número de passes: foram 120 certos ( Juan foi o maior passador) e 17 errados para o Flamengo e 269 certos ( Jucilei) e 38 errados. O gramado encharcado fizeram os erros de passe serem altos, mas aumentou também o número de lançamentos: foram 42 para o Fla ( com 17 certos) e 56 para o Corinthians ( 23 certos). Todo este volume deu ao Flamengo 8 finalizações, sendo 6 certas ( Adriano se destacou), enquanto o Corinthians teve 12 ( sendo 5 certos). Mas gostaria de ressaltar a bela partida de Ronaldo Angelim pelo lado do Flamengo e Chicão pelo Corinthians, ambos dominaram os quesitos desarmes e interceptações da partida.


FLAMENGO - EQUIPE SE SUPERA E VAI BUSCAR CLASSIFICAÇÃO EM SÃO PAULO!!!


O Flamengo assusta quando chega nestas fases derradeiras de campeonato por crescer demais, foi assim na reta final do Brasileirão 2009 e 2007 ( quando ia cair). Rogério Lourenço contribuiu ao adotar o 3-5-2, esquecido desde que Andrade descobriu o 4-2-3-1 no ano passado. Se na época foi bom porque o apoio dos alas estva muito manjado pelos adversários, desta vez serviu para surpreender o Corinthians que não esperava sua utilização. Muitos dizem que o campo encharcado prejudicou o time paulista, mas acho que o Flamengo mais perdeu por ter um time mais leve e veloz. O goleiro Bruno teve Rômulo na direita, David centralizado e Ronaldo Angelim formaram o trio defensivo. Maldonado como volante, Willians fazendo dupla função de volante e meia apoiador pela direita com Michael fazendo a mesma função do outro lado. Léo Moura como ala direita e Juan pela esquerda com Vagner Love e Adriano formando a linha de frente.

Com a expulsão infantil de Michael, o Flamengo passou a ter Vagner Love completando o meio campo. Porém, o estilo de jogo foi alterado pela ausência de apoio para Juan. Com isso o time passou a noa base da ligação direita sobre Adriano ( que cresceu no jogo) e aproximação dos alas e de Vagner Love.







Na volta do intervalo, Rogério "copiou " mourinho e sua Internazionale contra o Barcelona que jogaram a tarde, e lançou mão de 2 linhas de 4 com Vagner Love mostrando uma consciência tática surpreendente.
Para compensar o desgaste físico, Rogério sacou Maldonado para a entrada de Toró, Vagner Love deu lugar a Vinicius Pacheco e Fierro entrou no lugar de Willians e o time ainda teve chance de ampliar o placar com Adriano.




CORINTHIANS - APESAR DA CHUVA E DE RONALDO, OS PROBLEMAS FORAM OS MESMOS: BUROCRACIA E LENTIDÃO!!!!


O Corinthians não soube se adaptar ao tipo de jogo apresentado e insistiu no toque de bola. Este ero estratégico pode custar caro pois é complicado enfrentar o Flamengo sem poder tomar gols. Além disso, mano terá que deixar o time mais ofensivo e tirar um pouco dos volantes. O goleiro Julio César teve Moacir pela direita, Chicão e Willian centralizados com Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Ralf centralizado, Elias e Jucilei como volantes laterais. Danilo pela esquerda e Dentinho pela direita com Ronaldo no ataque. Com excesso de volantes ( Elias não conseguia fazer a infiltração porque a bola não chegava ou parava no ataque), o time teve poucos atletas no ataque e seus laterais apoiavam até a intermediaria, ao contrário do Flamengo.


Veja no encaixe de marcação que o Flamengo tinha os alas com muita liberdade e Michael e Willians fazendo dobradinhas em velocidade com estes alas, enquanto que o Corinthians não apresentava nenhuma outra jogada já que Elias estava anulado pela chuva.









Na volta do intervalo o Corinthians esbarrou em 2 paredões a frente da área de Bruno e teve muita dificuldade para furar, além de sofrer com os contra ataques adversários, por sorte Chicão e Julio César foram bem.










Já com o campo mais seco, Mano tentou mexer no ataque e sacou Dentinho e Danilo para entrada de Jorge Henrique e Iarley e logo depois Ronaldo deu lugar a Souza, porém , faltou a famosa circulação rápida de bola e aproximação pelas laterais, além das ultrapassagens de Roberto Carlos e Moacir para ludibriar as 2 linhas de 4 flamenguista.









Vejam os melhores momentos da partida:



Um Abraço,

5 comentários:

  1. O problema maior foi que o Corinthians jogou pra empatar, mesmo com um homem a mais.

    Dessa forma correu muito risco e acabou sendo penalizado pela ignorância do Moacir em dar uma pernada daquela dentro da área. Culpa também do Mano que tinha Alessandro no banco.

    Concordo com você, Ronaldo tinha que estar jogando... e outra mesmo ele na fase que está nunca tiraria ele pra por Souza!

    Aliás, não entendi também a saída do Dentinho... com um jogador a mais.

    Resta torcer por uma postura diferente no Pacambu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sei não... O Corinthians vai acabar reabilitando o Flamengo, o que não vai ser pena nenhuma, afinal o time paulista entregou o jogo para que o Flamengo fosse campeão e não o São Paulo...

    Ações trazem reações e conseqüências...

    Nunca tinha visto um post de futebol tão rico em arte e detalhes. Fiquei impressionado.

    ResponderExcluir
  3. São Paulo perdeu o Brasileirão, assim como o Palmeiras, por incompetência própria...

    Engraçado não vejo ninguém comentando de 2007, quando os jogadores do Inter entragaram o jogo contra o Goiás para o Corinthians cair...

    VAI CORINTHIANS!

    VAMO JOGAR MUITO QUARTA!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, nunca fui coma cara do Luxa, mas mordi a língua, graças a deus! Fez uma grande diferença no Galo! Cumpadi, fala com a Mi que mandei um abraço, tentei falar com ela pelo twitter mas acho que ela não viu. Inté

    ResponderExcluir
  5. Já estou com taquicardia desde hoje! Quem vai me fazer companhia amanhã para assistir o jogo? rsrs
    Acho que vou voltar!!! Tchau.

    ResponderExcluir