FOTO: LANCENET
No duelo entre Adriano x Ronaldo o Flamengo se deu melhor por ter se adaptado ao temporal que saiu na noite de ontem no Maracanã. Rogério Lourenço, treinador interino após a demissão de Andrade, modificou a estrutura tática da equipe voltando a jogar no 3-5-2. A velocidade dos alas e a ligação direita para a dupla de ataque foi a forma que o Mengo achopu para se adaptar ao terreno. Já o Corinthians teve em campo um time muito lento e com característica de tocar a bola no chão, além de um Ronaldo irreconhecível. Vou dar minha opinião sobre ele, acho que a Comissão Técnica do time paulista se equivocou ao sacá-lo dos últimos jogos para perder peso, ele precisa estar bem tecnicamente e mostrou estar muito fora do ritmo de jogo mínimo para se jogar. Será que não estaria melhor se tivesse jogado mais??
Na realidade o Corinthians se complicou e a esperança recai sobre um campo seco no Pacaembú, mas o Flamengo tem um time muito rápido pelos lados e se fizer um gol fora de casa poderá enervar o Corinthians e sua torcida. Os números do Scout Online mostraram um Corinthians com muito mais posse de bola 61, 1 % contra 38,9% do Fla, refletindo no número de passes: foram 120 certos ( Juan foi o maior passador) e 17 errados para o Flamengo e 269 certos ( Jucilei) e 38 errados. O gramado encharcado fizeram os erros de passe serem altos, mas aumentou também o número de lançamentos: foram 42 para o Fla ( com 17 certos) e 56 para o Corinthians ( 23 certos). Todo este volume deu ao Flamengo 8 finalizações, sendo 6 certas ( Adriano se destacou), enquanto o Corinthians teve 12 ( sendo 5 certos). Mas gostaria de ressaltar a bela partida de Ronaldo Angelim pelo lado do Flamengo e Chicão pelo Corinthians, ambos dominaram os quesitos desarmes e interceptações da partida.
FLAMENGO - EQUIPE SE SUPERA E VAI BUSCAR CLASSIFICAÇÃO EM SÃO PAULO!!!

O Flamengo assusta quando chega nestas fases derradeiras de campeonato por crescer demais, foi assim na reta final do Brasileirão 2009 e 2007 ( quando ia cair). Rogério Lourenço contribuiu ao adotar o 3-5-2, esquecido desde que Andrade descobriu o 4-2-3-1 no ano passado. Se na época foi bom porque o apoio dos alas estva muito manjado pelos adversários, desta vez serviu para surpreender o Corinthians que não esperava sua utilização. Muitos dizem que o campo encharcado prejudicou o time paulista, mas acho que o Flamengo mais perdeu por ter um time mais leve e veloz. O goleiro Bruno teve Rômulo na direita, David centralizado e Ronaldo Angelim formaram o trio defensivo. Maldonado como volante, Willians fazendo dupla função de volante e meia apoiador pela direita com Michael fazendo a mesma função do outro lado. Léo Moura como ala direita e Juan pela esquerda com Vagner Love e Adriano formando a linha de frente.

Com a expulsão infantil de Michael, o Flamengo passou a ter Vagner Love completando o meio campo. Porém, o estilo de jogo foi alterado pela ausência de apoio para Juan. Com isso o time passou a noa base da ligação direita sobre Adriano ( que cresceu no jogo) e aproximação dos alas e de Vagner Love.


Na volta do intervalo, Rogério "copiou " mourinho e sua Internazionale contra o Barcelona que jogaram a tarde, e lançou mão de 2 linhas de 4 com Vagner Love mostrando uma consciência tática surpreendente.
Para compensar o desgaste físico, Rogério sacou Maldonado para a entrada de Toró, Vagner Love deu lugar a Vinicius Pacheco e Fierro entrou no lugar de Willians e o time ainda teve chance de ampliar o placar com Adriano.
CORINTHIANS - APESAR DA CHUVA E DE RONALDO, OS PROBLEMAS FORAM OS MESMOS: BUROCRACIA E LENTIDÃO!!!!

O Corinthians não soube se adaptar ao tipo de jogo apresentado e insistiu no toque de bola. Este ero estratégico pode custar caro pois é complicado enfrentar o Flamengo sem poder tomar gols. Além disso, mano terá que deixar o time mais ofensivo e tirar um pouco dos volantes. O goleiro Julio César teve Moacir pela direita, Chicão e Willian centralizados com Roberto Carlos pela esquerda formando a linha defensiva. Ralf centralizado, Elias e Jucilei como volantes laterais. Danilo pela esquerda e Dentinho pela direita com Ronaldo no ataque. Com excesso de volantes ( Elias não conseguia fazer a infiltração porque a bola não chegava ou parava no ataque), o time teve poucos atletas no ataque e seus laterais apoiavam até a intermediaria, ao contrário do Flamengo.

Veja no encaixe de marcação que o Flamengo tinha os alas com muita liberdade e Michael e Willians fazendo dobradinhas em velocidade com estes alas, enquanto que o Corinthians não apresentava nenhuma outra jogada já que Elias estava anulado pela chuva.

Na volta do intervalo o Corinthians esbarrou em 2 paredões a frente da área de Bruno e teve muita dificuldade para furar, além de sofrer com os contra ataques adversários, por sorte Chicão e Julio César foram bem.

Já com o campo mais seco, Mano tentou mexer no ataque e sacou Dentinho e Danilo para entrada de Jorge Henrique e Iarley e logo depois Ronaldo deu lugar a Souza, porém , faltou a famosa circulação rápida de bola e aproximação pelas laterais, além das ultrapassagens de Roberto Carlos e Moacir para ludibriar as 2 linhas de 4 flamenguista.
Vejam os melhores momentos da partida:
Um Abraço,