sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A história do Brasileirão 2009!

Como contar essa história?

Primeiro, não tem como começar a responder essa questão sem já mencionar a palavra equilíbrio. Foi tão repetida pela mídia esportiva nesse campeonato que virou “clichê” – “o campeonato mais equilibrado da era dos pontos corridos”!

O pior é que foi mesmo... Desde o início tivemos uma grande lista de favoritos para conquista do Nacional: Corinthians; Cruzeiro; Grêmio; Internacional; São Paulo; e Palmeiras.

Com o decorrer da competição ainda apareceram mais candidatos, como: Atlético-MG, Goiás e o próprio Flamengo.

Tudo bem que a “barriga cheia” de títulos tirou o Corinthians da disputa (campeão paulista e da copa do brasil de 2009), e a síndrome do “bom marido” (não faz nada fora de casa) também tirou o Grêmio da lista.

O campeão do primeiro turno da competição foi o time do Internacional, que, aliás, chegou a ser campeão brasileiro por mais de 30 minutos enquanto o Fla não vencia seu jogo no Maracanã. Entretanto, o time gaúcho como já havia feito em anos anteriores vacilou demais, ficou no G4 em todo o campeonato e na reta final caiu para a quinta posição.

Por mais essa “amarelada”, a reação final dos colorados não foi suficiente para a conquista do Brasileirão que não vem desde 1979. Não foi esse ano que o time do Inter conseguiu perder a fama de time de bons jogadores mas não jogadores de decisão!

De qualquer forma, o troféu pipoca do ano vai é para o time do Palmeiras! Se no ano passado muitos falaram que o Grêmio teve o título na mão, em 2009 ninguém teve mais perto da conquista do que o time palmeirense.

Líder em 19 rodadas, muitos hoje avaliam a ansiedade e o ambiente conturbado como causa da queda do time alvi-verde da 1ª para a 5ª colocação. Lembrando que o time demitiu Luxemburgo no meio da competição, teve briga pública de jogadores no meio de um jogo, e declarações descontroladas do seu presidente “intelectual” Belluzo.

São Paulo e Cruzeiro viveram a história do cobertor curto, o início ruim devido a atenção especial a Libertadores custou caro no final. Mesmo assim, ambos acabaram felizes com nova chance de disputa da competição mais importante do continente em 2010.

O time do Goiás teve um momento bom, mas ficou provado que não tinha força para chegar a brigar realmente pela 1ª posição. Curiosamente a queda do time coincidiu com chegada do Fernandão à equipe.

Já o Atlético-MG fez um bom primeiro turno, com o mesmo comandante que tinha tido uma boa arrancada com o Grêmio em 2008 (Celso Roth), mas o fôlego não foi suficiente e com 5 derrotas nos últimos 5 jogos ficou de fora até das vagas para Libertadores.

O que aconteceu foi que a carência de títulos trouxe uma esperança aos torcedores do Galo maior do que o próprio elenco poderia realizar. E mesmo o reforço com Ricardinho e Correa ao longo da competição não foi suficiente para chegar entre os 4 primeiros.

Restou o Flamengo, que foi o campeão brasileiro de 2009! Como puderam notar o time carioca não era citado como favorito no início da competição. E no final do primeiro turno vivia uma crise com saída do Cuca do time, queda de diretores e briga entre jogadores.

No entanto, um dos seguedos do time flamenguista foi a rápida reestruturação e ações tomadas na janela do meio de ano. Deram chance a Andrade que já conhecia o clube há tempos, e fizeram contratações cirurgicas para o que o time precisava, um zagueiro como Álvaro; um volante como Maldonado e o outro grande segredo do título... a recuperação de jogadores!

Andrade tem que receber os méritos, pois os "encostados" Petkovic e Zé Roberto foram "recuperados" e renderam muito pro Fla! E no meio dessa briga super equilibrada caímos em outro clichê: "se deixar um time de massa chegar ele atropela"!

Quantas vezes ouvimos dos torcedores, "deixaram o Mengão chegar agora aguenta"... E realmente o Flamengo foi o que menos titubeou (apesar do empate em casa para o Goiás) e, por essa arrancada, mereceu o título.

Estavamos acostumados em nossa curta era de pontos corridos com os campeões de regularidade, mas a história desse tipo de competição em todo mundo nos mostra que existe outro time de campeão, como foi o Flamengo em 2009, o campeão da arrancada!

2 comentários:

  1. Urubu azarão

    O título do Flamengo foi provavelmente a melhor solução, dentre as possíveis, para o Campeonato Brasileiro. A crônica futebolista terminou desmoralizada, após defender favoritismos enganadores durante o ano todo. O fracasso de treinadores célebres e supervalorizados, como Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho, demonstrou que a descortesia e a arrogância não ganham jogos.
    Agora, como sempre, tudo parece comprovar o sucesso dos pontos corridos, esta enorme falácia do podre mundo ludopédico. Poucos admitem, porém, que o triunfo rubro-negro (penta, insisto) contraria toda a cartilha da “regularidade” e da “competência” que parece associada ao modelo.
    Venceu um time fraco, montado às pressas, dirigido por técnico inexperiente, numa campanha irregular, com o clube em permanente crise, cercado de problemas financeiros e administrativos. Até outro dia, os comentaristas das capitais diziam que esse era um exemplo típico das injustiças do sistema com jogos eliminatórios e finais.

    ResponderExcluir
  2. Como disse no texto, em pontos corridos não existe apenas campeão da regularidade... podemos ter outros tipos de campeão, e na minha opinião, isso abrilhanta ainda mais a competição. Ainda mais no Brasil que você sempre começa com 7, 8 favoritos...

    Sobre sistema de disputa acho que demoramos tanto para chegar em um calendário equilibrado... estaduais mais enxutos, uma copa e um campeonato...

    Não vejo sentido em desequilibrar novamente... e voltar ao tempo de Euricão 2000, Teixeirão 87, e por aí vai...

    ResponderExcluir