quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Brasil Colônia!



Estamos iniciando a décima sétima rodada do campeonato brasileiro, e justamento após término de Libertadores e Copa do Brasil, quando estava esquentando a disputa entramos na temida janela. O que isso quer dizer?

É o mês onde os países desenvolvidos tiram a matéria-prima daqui, servimos de colônia para o tão pomposo futebol mundial, como Liga Inglesa, Italiana, Espanhola e UEFA. Aliás temos que incluir nessa lista Ucrânia, Emirados Arabes, Rússia etc.

Não preciso citar que os times que iniciaram a disputa não existem mais, e agora inacreditavelmente os clubes brasileiros estão remontando seus times nas rodadas finais do 1º turno do brasileirão. Ou vocês acham que o Flamengo sem o Ibson é o mesmo? Cruzeiro sem Ramirez? Internacional sem Nilmar? Corinthians sem Cristian, André Santos e Douglas?

Dois personagens importantes da cartolagem do nosso futebol deram as caras hoje. O primeiro foi nosso presidente da confederação nacional Ricardo Teixeira, que normalmente não costuma ligar para os clubes e sim pensa apenas na seleção brasileira e seus grandes contratos, que se pronunciou a respeito da necessidade de se inciar um debate a respeito da adaptação do nosso calendário ao europeu.

Antes tarde do que nunca não é? Não resolve totalmente o problema, mas pelo menos não viveriamos momentos ridículos como esse pois a grande debandada de jogadores seria nas férias.
O outro personagem do dia foi o presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, o intelectual Luiz Gonzaga Beluzzo. Ele convocou uma coletiva juntamente com o sr J.Hawilla (presidente da Trafic) para declarar que não vende ninguém de seu time até o final do ano.

Num primeiro momento podemos dizer que foi uma atitude digna e corajosa, que deve ter agradado muito a torcida palmeirense que não conquista um brasileiro tem 15 anos. No entanto, só espero que o respeitável dirigente não tenha feito papel de palhaço caso seus jogadores recebam ótimas propostas e forcem sua saída do clube.

Enfim, no futebol somos ainda mais um país colônia, atrasado no tempo, e que precisa seriamente buscar saídas para que ele seja auto-sustentável. O maior combustível para isso já temos, a infinita paixão do brasileiro pelo futebol!

Bom campeonato para todos e que o bicho-papão da janela não destrua com seu time, por enquanto só resta aos torcedores rezar...
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário